AVIAMENTO DE BAIXA GRANDE 1972-1992
● A ideia do Aviamento surgiu de uma conversa na casa do Sr. José Antônio Rodrigues, então gestor da Cooperativa Agrícola de Cachoeira dos Índios, na época.
● Entre os prosadores, estavam presentes: Antônio Rodrigues da Silva, José Antônio Rodrigues e José Torquato de Sousa (Zé Calango). A certa altura da conversa, Zé Antônio comentou que só não ia conseguir um Aviamento (casa de farinha) para a Baixa Grande porque não havia terreno disponível. Quando ouviu isso, Zé Calango, tratou de conseguir o terreno. Falou com Zezinho Xavier, e por meio de troca, conseguiu o local para a construção da obra.
● Antes da construção, Zé Calango e Antônio Rodrigues, saíram da Baixa Grande e percorreram regiões circunvizinhas, como sítio Cocos e Terra Molhada, observando os modelos de Casas de Farinha, sua estrutura, engenharia e disposição.
● Em 1972, foi construída a tão sonhada Casa de Farinha, depois de 83 dias de trabalho: do desmatamento do terreno ao acabamento da construção.
● A prensa foi construída por João de Marota. Na época ele estava no sítio Cocos. Zé Calango foi buscá-lo para realizar o trabalho.
● As pedras do forno foram arranjadas nas proximidades de São João do Rio do Peixe.
● O Aviamento foi inaugurado em 1972, em três momentos: 1) foi celebrada uma missa seguida da bênção do local pelo reverendíssimo padre Mauro Carli. Após a missa, foi servido um jantar; 2) houve uma festa dançante com o sanfoneiro Chico Amaro e um jantar; 3) a primeira farinhada: Zé Calango pediu que arrancassem 4 cargas de mandioca para fazer beiju para todos os participantes.
● Entre os torradores de farinha, se destacam: Zé Calango, Lúcia de Eduardo, Vicente de Chain (Totinha), Manoel Calango, Zé Pinheiro, Pedro Francisco Dantas e Sinezio Emídio. Zé de Joaquina, geralmente, era o responsável por lavar e escorrer a massa da mandioca para fazer goma e beiju. Toda a comunidade se empenhava em descascar a mandioca, por isso, no final, cada um recebia uma porção de beiju.
● Entre os plantadores de mandioca, se destacam: Zé Calango, Lourival, Otacílio de Lino, Bosco Inácio, Antônio Inácio, Zé Pinheiro e Zé Pedro.
● Por ser do sindicato, o Aviamento era utilizado não só pelos moradores de Baixa Grande, mas também por produtores de mandioca de sítios circunvizinhos do município de Cachoeira dos Índios.
● Assim, o Aviamento esteve de pé de 1972 a 1992. As farinhadas aconteciam todos os anos durante os meses de julho e agosto. Nos anos de 1981 a 1984, não houve farinhada por causa da seca. Nos primeiros anos, a luz era fornecida através do candeeiro, nos dois últimos, já havia luz elétrica.
● A mandioca era plantada no serrote, onde hoje se localiza o ponto turístico do Cruzeiro.
● Vale ressaltar que esta não foi a única casa de farinha da Baixa Grande, mas com certeza foi a mais popular.