Madre Cecília - pérola neoceciliana e estrela neorritacassiana para nossos dias com amor e testemunho vigoroso

Madre Cecília de Piracicaba: coragem de ser coração ainda hoje como testemunho de fé

J B Pereira

Sabe-se que Madre Cecília do Coração de Maria vem firmando a fé local. Vejamos testemunhos de várias pessoas e grupos pedindo que Madre Cecília possa auxiliar e proteger suas vidas e alcançar graças e bênçãos diante de Deus e da santa Igreja.

Assim, procedi desde que conheci a devoção à Serva de Deus em 2017. Comecei a divulgar o amor à Serva de Deus com livros de sua vida e orações entregues de mão em mão. Claro, procurei conheci de coração os livros sobre a vida dela: Alegria de Viver – de Frei Patrício Sciadini, OCD, 7ª. edição em 2016; Madre Cecília – Fr. José Carlos Corrêa Pedroso OFMCap., Editora Filipel, 2021, alguns minijornais com a vida e testemunhos sobre Madre Cecília, os lindos folhetos de orações, novenas e orações com minibiografia.

Os primeiros sinais aconteceram com a perda total de meu carro em cruzamento de vias e colisão. Meu filho sobrevive sem dano algum. Também o outro carro, embora amassado lateralmente, a mulher e neta estavam nele. Deus me deu outro novinho.

E ganhei causa na justiça e mantive meu trabalho como professor, graças à oração na esperança em Deus sob a proteção de Nossa Senhora e Madre Cecília.

O tempo passou, novas provações. Minha esposa ficou deprimida por desemprego como nutricionista em 3 anos com a crise global e da política no Brasil. Todos nós sofremos com desempregos em todo país.

Mas, Deus e a Madre Cecília permitiram a minha esposa passar no concurso público. Recomeçar a vida como trabalhadora digna como sempre foi.

Penso humildemente, que essa certeza de Deus em meu lar e continuar a ser cidadão honesto faz toda diferença com a mirada da fé em Madre Cecília cujo coração nos abrilhanta como coragem na estrada desta vida rumo ao Paraíso, sem esmorecer e ser forte a cada dia, mesmo diante de tantas provações e tentações neste vale de lágrimas como oramos na Salve-Rainha.

Assim, Mamãe Cecília é e sempre será para mim, meu lar, meus amigos, seus devotos, as irmãs franciscanas do Coração de Maria: fina flor de virtudes heroicas do nascedouro da antiga vila perto da Rua do Porto onde residira ao romper de cada aurora piracicabana.

Sua longevidade e sofrimento purificaram-na no Chalé com sua filha, que gritava por ser deficiente mental, sem deixar de lado o amor à sua família ou congregação fraternal e fidelidade à santa Igreja na oração do terço e na visita ao santíssimo e Eucaristia em cada missa piamente participativa e contemplativa das cruzes dos Corações de Jesus, Maria, José, junto com seu lindo anjo custódio. Amem!

Há profunda e sincera aproximação se compararmos sua vida com outras santas da nossa Igreja, especialmente à vida de Santa Rita de Cássia. Ser casada, zelar-se pelo marido, amar e educar com fé os filhos, sensibilizar-se com a causa dos pobres, ficar isolada da comunidade em gruta/chalé, vida de oração diária, pureza e desapego total dos bens etc.

Assim, podemos sentir o Coração de Maria e de Jesus pulsar graças e louvores, dores e reparações no Coração da Madre Cecília, seja em oração pessoal, seja em atitude comunitária de suas irmãs franciscanas, desde os primeiros momentos da instituição da vida ativamente marcada de muitos sacrifícios, trabalhos, orações como Igreja viva em saída por ruas e praças de Piracicaba, SP, a favor dos missionários, dos moradores de rua, das meninas e meninos ou adolescentes abandonados no fim do século XIX e metade do século XX. Vivera entre 1852 e 1950, morrera com perfume suavíssimo de santidade aos 98 anos de idade.

Quero testemunhar meu amor para com Madre Cecília e às irmãs franciscanas de Piracicaba, às que vem de outros lugares, ampliando as filhas de tal bela e firme Mamãe Cecília, como forma de gratidão por conhecer, divulgar e recorrer sempre que necessário e ainda indicar como hissopo do Paraíso vermos o caminho de total dedicação da filha desta região tão capaz e exemplo para nós hoje. Ela é modelo de mãe, mãe de deficiente, esposa, religiosa, fundadora deste ramo do franciscanismo, suavidade de oração e intrépida mulher a desafiar-se e não se intimidar diante dos desafios da vida.

Mamãe Cecília é Sutilíssima Pérola Mariana no franciscanidade, atitude heroica de vivência do Evangelho atualmente no Brasil, amor intrépido e flexivelmente radical de opção pelos pobres, afrodescendentes, mulheres, idosos...

Coragem criativa de missionariedade a cada geração, alimentando gente que gosta de gente. Amor pelo bom exemplo de Evangelho por todos no corpo da mulher forte, de entrega frágil para o Senhor Jesus endossar ao serviço da igreja, entre as suas experiências de matrimônio e vida de religiosa consagrada integralmente, conquistadas palmo a palmo na santidade e docilização de seu forte temperamento. Desde criança, fora obrigada a ser forte e a aparecer forte para ajudar o pai e a mãe, a levar para casa rede e peixes em balaios pesados. Como Jesus conquistou os primeiros pescadores e suas esposas nas praias da Galileia, Madre Cecília fora desposada a cada momento pelo Senhor do Coração e da Vida: Jesus Esposo da Igreja, Povo de Deus, conforme o Vaticano II. Jesus nos conquista aqui e em qualquer lugar!

É a sincera maneira de amar Cecília é tão bela e nobre, fiel e atual, séria tanto quanto a da tradição saudável da piedade Católica em Santa Rita de Cássia e Santa Cecília. Diríamos que vivemos o espírito ou a mentalidade neoceciliana.

Detenhamo-nos nosso olhar no rosto, nas feições e no olhar da Madre Cecília e deixemos cativar por esse coração tão singelo de amor a Jesus e a Maria Santíssima, que nos abre o Paraíso a cada obra de caridade e as vias da interioridade para amar e perdoar mais. Pois, o Senhor nos conclama ainda hoje para sermos santos e santas e vermos sua presença em cada irmão e irmã, próximos e próximas como portas sem as quais não alcançamos o “Novo Céu e Nova Terra” (Apocalipse 21,4), sem lagrimas e sem medo de testemunhar Jesus e as lágrimas de Maria entre os seres humanos (Apocalipse 12. 1-11). Sermos apaixonados por Jesus e pela vida, isto é, pela compaixão e pela santidade, nas quais “Deus é tudo em todos” (1ª Coríntios 15,23-28).

FONTES:

Oração de Intercessão à Serva de Deus Madre Cecília - https://www.recantodasletras.com.br/oracoes/6413772

MADRE CECÍLIA, MÃE E RELIGIOSA, ROGAI POR NÓS A JESUS NA VIDA E NA MORTE. AMÉM! - https://www.recantodasletras.com.br/oracoes/5261572

J B Pereira
Enviado por J B Pereira em 19/10/2022
Reeditado em 20/10/2022
Código do texto: T7630988
Classificação de conteúdo: seguro