Ontem bateu saudades do tempo em que fui professora de Educação Infantil, especialmente, das turminhas de alunos cegos, baixa-visão e deficiênica múltipla (autismo, entre outros, assossiado à deficiência visual). Eu tenho tantas histórias lindas que daria para escrever um livro.

 

Tempos de muitos desafios, aprendizagem, generosidade, partilhas, comunhão!

 

 

 

No livro a gente lê,

com a criança a gente aprende.

 

 

Aos queridos alunos que passaram por mim - todo meu amor e gratidão!!

*a imagem, uma ideia minha para brincar com o "Braille ampliado" (leitura)🥰

 

...e publiquei a imagem numa rede social, para minha surpresa e alegria, a mãe de um querido meu, deixou a mensagem abaixo:

 

**

Vc é inesquecível, Regina, vamos te amar pra sempre 🥰!
Quem foi sua melhor professora Hugo?
- Aaah mãe, foi aquela que me ensinou que carambolas cortadas tem o formato das estrela no céu.
Vc marcou a vida do meu filho para sempre!
Que Deus te abençoe, ilumine e guie.
Feliz dia do professor
📚❤️

**

 

...e me lembrei daquela aulinha, foi sobre frutas, e eu levei várias para eles explorá-las, aprender a descascar, cortar, saborear... Ao cortar a carambola falei sobre as estrelas (coisa de poeta!). Foi uma aula muito gostosa!

Na hora da saída, lembro-me bem, o Hugo falou: "hoje eu tive a aula mais gostosa da minha vida, além de tudo ainda pude sentir uma estrela na minha mão!

 

*Havia sido o primeiro ano de Hugo na escola, na Educação Infantil, ele é muito sabido! Logo na primeira semana de aula me contou sobre sua história, me disse que teve um dodói nos olhos, que um médico muito bom teve que retirá-los, mas que Deus era tão seu amigo que lhe presenteou com dois olhos mais lindos, da cor azul!

(Hugo nasceu com retinoblastoma, câncer ocular, em ambos os olhos)

Hoje ele está cursando o ensino médio no Colégio Pedro II (instiuição de ensino renomada aqui no RJ).

 

 

 

Braille escrito com punção e reglete.

(cego não fura, escreve)😉

...transcrito para o português. 

(não é tradução, é transcrição)😉

 

 

 

Geraldo Azevedo - Dia Branco 

https://www.youtube.com/watch?v=sm6v1atqAjc

 

 

Regina Ninna
Enviado por Regina Ninna em 16/10/2022
Reeditado em 16/10/2022
Código do texto: T7628755
Classificação de conteúdo: seguro