Rita Pavone: 60 anos de atividade profissional

 

Em agosto de 1962 realizou-se na cidade turística italiana de Ariccia, perto de Roma, o primeiro Festival dos Desconhecidos, organizado pelo cantor, ator e empresário Ferrucio Ricordi, mais conhecido pelo nome artístico de Teddy Reno.

No dia 1 de setembro deu-se a grande final e sagrou-se vitoriosa, para grande surpresa, uma menina de 17 anos, natural de Turim, miudinha, sardenta e de cabelos curtos, dona de uma energia inacreditável que eletrizava a platéia: Rita Pavone.

Da noite para o dia ela se tornou conhecidíssima e logo também a nível internacional. Logo era a cantora italiana recordista em vendagem de discos e também a mais solicitada em excursões internacionais. Ficou conhecida nos Estados Unidos, onde permaneceu alguns meses e se encontrou com Brenda Lee e Elvis Presley. No Brasil foi a primeira em vendagem no ano de 1964, superando Roberto Carlos, Beatles, Rolling Stones, Altemar Dutra e Carlos Alberto.

Atuou em um bom número de filmes, nunca parou muito tempo. Apresentou programas de televisão, fez teatro, escreveu sua autobiografia. Em 1968 casou com Teddy Reno, seu descobridor, e está casada com ele até hoje. Gravou discos não só em italiano como em francês, espanhol, inglês, alemão, e até algumas canções em português, como "Insensatez", de Tom Jobim.

Entre suas inúmeras gravações podemos citar "Cuore" (seu carro-chefe mundial), "Scrivi!", "Che m'importa dell mondo", "La valigia", "La zanzara", "Notte nera", "La distance" (versão francesa de "A distância", de Roberto e Erasmo Carlos), "Bianco Natale", "La sai tropo lunga", "Lettera a Pinocchio", "Lui", "Volare", "Sei gia li", "Fortissimo", "Passione" etc

Não é qualquer cantora que atinge 60 anos de atividade profissional, fora que ela já cantava de forma amadora desde os 12 anos.

E ninguém tem uma voz e uma presença tão poderosas.

Pelo código abaixo, vejam uma pequena entrevista com Rita Pavone, neste mês de setembro de 2022. Sua grande inteligência continua aguçada.

Um grande viva para a maior cantora de todos os tempos!

 

https://youtu.be/jcdJ0xjCvcY