Há 55 Anos João Guimarães Rosa Nos Deixou

Por Nemilson Vieira de Morais (*)

Como o tempo passa...

Hoje faz 5 anos que estivemos na Câmara Federal (plenário Ulisses Guimarães), Brasília (DF).

Prestando homenagens ao escritor mineiro João Guimarães Rosa, por ocasião dos 50 anos do seu passamento.

Muita honra essa, que me fora dada nessa ocasião. Em poder ajudar prestar homenagem a um dos maiores escritores brasileiro.

Pelo singelo poema que produzi (em cima da hora) ao homenageado.

E, pelos pedidos de 2 presidentes de academias de letras do Estado de Minas Gerais à minha pessoa, a representá-los na Capital Federal (prof. Mauro de Morais e Ângelo Roberto).

O primeiro da Academia de letras do Brasil, MG, Região Metropolitana de Belo Horizonte (ALB/MG/RMBH).

O segundo da Academia de Letras de Matosinhos (AMALETRAS), MG.

Há um vídeo disponível no YouTube do momento solene do evento.

Da tribuna dessa casa de Leis, participei das homenagens com o poema "Rosa de Minas e do Mundo" de minha autoria.

Eu mesmo o li, em sessão solene na Câmara (emocionado, trêmulo), tropessei na leitura, ao tirar os olhos do texto por um instante; assim mesmo acertei o passo e fui ao final da leitura.

Esse poema fora publicado na revista (edição única) sobre a sessão solene do evento (nas versões impressa e e-book).

A primeira versão ainda guardo alguns exemplares e a virtual, é de domínio público: se encontra disponibilizada na Internet.

É só digitar: "Homenagens aos 50 Anos do Passamento de João Guimarães Rosa".

Boa leitura!

O evento foi transmitido ao vivo pela TV Câmara e há também um vídio no YouTube.

*Nemilson Vieira de Morais,

Gestor Ambiental/Acadêmico Literário.

(13:9:22)

Nemilson Vieira de Morais
Enviado por Nemilson Vieira de Morais em 13/09/2022
Reeditado em 14/09/2022
Código do texto: T7605127
Classificação de conteúdo: seguro