Homenagem a José Luiz da Silva (Pernambuco)

Por Nemilson Vieira de Morais (*)

José Luiz da Silva, muito conhecido por Pernambuco. É um cidadão campos-belense bastante conceituado em minha cidade de origem, Norte de Goiás.

Já foi assunto de uma crônica minha há um tempo não tão distante. Aqui discorro um pouco mais sobre ele...

Alguns relatos seu num áudio, nos informa algumas facetas da sua história...

— Conheceu Campos Belos com sessenta casas residenciais. Hoje têm mais de vinte mil habitantes; com jeitão duns 25.

— No começo de tudo, na cidade, ter uma condução veicular, ninguém podia e Pernambuco tinha o seu caminhão.

— Foi o primeiro motorista habilitado da cidade e região. Naquele tempo não se encontrava um, no lugar com a sua aptidão a dirigir e Pernambuco "salvava a pátria" nesse quesito e, ajudou moradores.

... Pela habilidade no volante, pelo conhecimento da máquina que trabalhava e por dirigir sempre com sua habilitação em mãos.

— Quando não havia oficinas mecânicas ou profissionais mecânicos de veículos automotores, ele mesmo fazia os consertos necessários que aparecesse. E se alguém recorre a ele nessas manutenções o socorria sem impor dificuldade a isso.

— Para animar as festas de aniversários, casamentos, bailes ele era o único sanfoneiro que se tinha notícia na região, a isso;

— Um dos primeiros atletas do lugar a atuar na primeira equipe (elite) do futebol amador do lugar, o Campos Belos Futebol Clube (C F C);

— Provavelmente Francisco (Chico) Xavier de Oliveira, primeiro prefeito da cidade, o influenciou a entrar para a política local e quando o fez brilhou: como representante da comunidade por quatro mandatos sendo um dos Vereadores mais votados em todos eles os pleitos que disputou...

Um dos primeiros Atores Sociais de primeira grandeza na cidade.

Se fez grande com a grandeza do povo da terra que preferiu viver (constituir uma família, ter amigos) na maior parte da sua existência terrena e que, aprendeu a amar de coração.

A HOMENAGEM

José Luiz da Silva, Pernambuco, foi homenageado no ar, pelo Radialista Ivan Almeida no programa “Cidade Em Foco” quando este acontecia na Rádio Comunitária Atividade FM, de Campos Belos, no dia dois 2 de Abril de 2016.

Se fez presente à programação da emissora, na homenagem, o escritor e poeta local, o prof. Manuel Neves de Souza, com dois textos da sua verve sobre Pernambuco. — Um biográfico, lido inicialmente por Ivan Almeida; e outro poético, lido pelo próprio autor.

Como ouvinte fiel à programação restou-me, entrar em contato e parabolizar a produção da Rádio pela condução das pautas em voga e pela brilhante ideia da justa homenagem.

As produções textuais do colega escritor, oportunamente apresentadas nas leituras feitas calharam muito bem ao momento da justa homenagem. Ajudam (como peças de um quebra cabeça) a contar, a preservar a nossa história (local, brasileira).

Plausível iniciativa esta de homenagear os guerreiros (as) que protagonizaram a história de Campos Belos (GO).

Enchem-nos de júbilo, orgulho saber o quanto estas pessoas que constroem um mundo melhor, são importantes para nós: do passado e do presente; que compomos, dependemos, e vivemos em sociedade.

*Nemilson Vieira de Morais,

Gestor Ambiental/Acadêmico Literário.

(2:4:16)

Nemilson Vieira de Morais
Enviado por Nemilson Vieira de Morais em 08/09/2022
Reeditado em 08/09/2022
Código do texto: T7601016
Classificação de conteúdo: seguro