Brasil: 200 Anos de Independência

Por Nemilson Vieira de Morais (*)

Chegamos aos 200 anos de história da Independência Brasileira!

Convencionou-se o dia de hoje, para as magnas comemorações da nossa Independência.

... Pelo fato do Príncipe D. Pedro I, em 7 de setembro de 1822, às margens do Riacho Ipiranga, São Paulo, ter declarado o Brasil Independente de Portugal.

Das nossas memórias afetivas, essa é a que mais nos "faz brasileiros".

As comemorações deste (7:9:22), são muito especiais por se tratar de um "bicentenário" desse vitorioso acontecimento histórico, mundial.

... Tão importante que até o coração do Imperador deixou Portugal e se faz presente nelas (nas comemorações); pela primeira vez a relíquia vem ao Brasil.

Nesse dia festivo 7/9, um fato histórico em minha cidade de origem, Nordeste de Goiás, aconteceu e, me chamou a atenção; até por me sentir nas alturas, entre os homenageados.

Um grupo seleto de escritores (as) de Campos Belos (GO), e região, em espírito cívico participaram pela primeira vez, do desfile de 7 de setembro; com a comunidade escolar e outras instituições da sociedade civil.

Pelas imagens das comemorações, numa enorme faixa (quase a ocupar toda a largura da rua), onde se ler em bons dizeres o texto de homenagem aos literatos locais e regionais...

"A Biblioteca Municipal Professora Izaltina Batista Cordeiro, homenageia os escritores e escritoras de nossa terra, que são a VIVA EXPRESSÃO da CULTURA Campos-belense.

Descendentes da tradicional família Batista Cordeiro (no rol dos fundadores da cidade), familiares da professora que deu o nome à biblioteca local, vieram de outras regiões do Estado para prestigiar, abrilhantar o evento.

Arrisco a dizer que foi a maior comemoração do 7 de setembro por lá; foi muito lindo!

A Independência brasileira (como tantas outras pelo mundo) não aconteceu de mão beijada, nem da noite para o dia.

Foram muitos os atores que se empenharam, e marcharam resolutos nessa luta renhida por liberdade... e chegaram aos louros da Vitória; por nós brasileiros.

... Boa parte desses patrióticos (homens e mulheres) que se empenharam nesse ideário perderam suas próprias vidas por esses rincões brasileiro....

... Muitos fatos horrendos (com nossos heróis linha de frente e tantos outros inocentes) aconteceram ao decorrer da história para que ela (a nossa Independência) viesse a existir de fato e de Direito.

Claro que não somos ainda um país tão soberano assim, mas, a soltura das amarras impostas por nosso colonizador nos fez grande como Nação.

O dia de hoje é um grande momento cheio de significados, históricos, culturais e políticos, para ser realmente rememorado (festivamente).

Sem deixarmos de lembrar que, a luta por independência, a liberdade de uma nação, de país e pessoas nunca chegará ao fim.

Dispensemos o orgulho devido, aos nossos bravos heróis pátrios do passado que, fizeram nossa história acontecer com trunfos e galhardia...

Graças a essa tão grande conquista heróica podemos comemorar os 200 anos da Independência do Brasil, com muita honra, agradecidos a Deus por termos nascidos nessa terra amada.

Mesmo não sendo o Brasil, o país de Alice das maravilhas), ainda assim há motivos de sobra para ser comemorado por nós, nesse dia da sua Independência..

Essas comemorações sem dúvida servirão como reflexões no sentido de entendermos: "que país somos e qual país queremos" para nós, nossos filhos...

*Nemilson Vieira de Morais,

Gestor Ambiental/Acadêmico Literário.

(7:9:22)

Nemilson Vieira de Morais
Enviado por Nemilson Vieira de Morais em 06/09/2022
Reeditado em 12/09/2022
Código do texto: T7599960
Classificação de conteúdo: seguro