Sínodo Papal 2022: tema "Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão". A palavra "Sínodo", que costuma ser utilizada para denominar assembleias...

QUESTIONÁRIO – SÍNODO 2021-2023

pastoral@arquidiocesedebrasilia.org.br

ou

pelo telefone (61) 3213-3341

O Santo Padre, o Papa Francisco, deseja te escutar. Por isso, convocou o Sínodo 2021-2023 sobre a sinodalidade. O Questionário ao lado é para você:

1. Que participa das celebrações;

2. Que tem algum relacionamento com a Igreja (famílias atendidas pela Ação Social, dependentes químicos, migrantes, moradores em situação de rua);

3. Que não é da Igreja.

Suas respostas estarão seguras e serão tabuladas pela Coordenação Arquidiocesana de Pastoral.

Compartilhe com os membros de sua pastoral, movimento, serviço, comunidade para que a voz de todos possa chegar as conclusões do Sínodo em 2023.

Caso você tenha alguma dúvida sobre o questionário, sobre o processo de escuta da etapa arquidiocesana do Sínodo entre em contato com a Coordenação Arquidiocesana de Pastoral pelo e-mail

Questionário amplo:

https://arqbrasilia.com.br/questionario-sinodo-2021-2023-todo-povo-de-deus/

1) O que você acha da Igreja Católica? Possui alguma crítica ou sugestão?

+++ Amo a Jesus e a Igreja de Jesus, anuncio Jesus a muitos, corajosamente. ---É a Igreja de Pedro em Mt 16,16-19, de todos os católicos, como eu que nasci e quero morrer em lar católico e na Igreja Católica. A Igreja tem rica diversidade cultural, ministerial e litúrgica maravilhosa. As diferentes mentalidades internas não me inquietam. O que me inquieta é que é preciso os padres e bispos estarem junto e mais próximos do povo. Visitar os pobres, os doentes, deixar as sacristias e igrejas: ir aonde o povo vai e onde o povo está. Há uns 10 anos, ainda vi os padres de batina e alguns na rua. Mas, hoje, não os vejo mais. Só na Igreja. E as seitas e igrejas evangélicas aumentaram muito. A Igreja está omitindo muito, mesmo com o pedido do Papa Francisco de sermos uma Igreja Em Saída e mais do povo e com o Povo de Deus. O pastor Rodolfo da Batista em Piracicaba me disse que admira o Papa pela sua compaixão e atualização com os problemas do mundo. Ser o papa uma voz abalizada no mundo entre guerras e doenças. É coerente e próximo das pessoas e dos povos todos. Corajoso, por defender a tolerância religiosa e defender a ecologia. Eu procuro pregar Jesus em todo lugar nas filas de loterias, supermercados. Na rua e nos postos de gasolina. E como professor, procuro com muita dificuldade falar de Jesus na minha escola. Mas, os próprios alunos rejeitam, pois muitos são evangélicos e alguns espíritas e religiões africanas. A escola leiga é sinônimo de não ter profissão de nenhuma religião, garantia de lei. +++ Amo a Jesus e a Igreja de Jesus, anuncio Jesus a muitos, corajosamente. Grato! É a Igreja de Pedro ! Fico contente de responder este questionário de nossa linda e santa Igreja.

Ir às ruas, às praças, às escolas, aos hospitais e no mundo jovem etc. Anunciar Jesus entre os pobres e desempregados.

Alguns padres concorrem às vezes com os leigos; Alguns leigos que não ouvem os padres; muitos padres são mais administrativos e não homens de orações e da vida pastoral. Os padres colocam os leigos para fazerem atividades e não fazem ou pouco fazem. Vivem no luxo e apegados ao "status quo".

As mídias e tevês católicas melhoraram na evangelização; precisam de parcerias e, por isso, a oferta de objetos católicos. O dízimo ainda pode ser melhor. Algumas igrejas já têm boas estruturas para recepção do dízimos. Mas, há igreja pobres e abandonadas: sem padres, sem leigos atuando nos ministérios extraordinários, na pastoral pouquíssimos, pois não há dízimos e padres nas comunidades pobres.

O grande desafio é o tato ou cuidado com os leigos para serem convocados e valorizados pelos vigários e padres para liturgia, canto e leituras.

Muitos católicos fazem por obrigação e não por amor à Igreja de Jesus. Não se dedicam e não sentem pertencimento à Igreja, criticam os padres, tem uma visão racionalista e utilitarista da Igreja. Vão à Igreja quando precisam para batismo, casório, enterro etc.

Poucas e quase nenhuma ação conjunta com outras igrejas cristãs e religiões. Muitas dioceses não conhecem o CONIC e os Docs. da Igreja Católica etc. Em Juiz de Fora, os católicos tinham pastoral com os metodistas.

Na Semana Santa 2022, o Padre Evamir de Jaguariúna fez linda distribuição de cobertores aos pobres e entidades de idosos etc.

Obrigado por participar do Sínodo e responder o formulário. Em Jaguariúna, cidade do interior paulista, tem muitas igrejas evangélicas.

Com muita dificuldades, precisa a Igreja ter nas paróquias sede e centros de comunicação orientados para tais demandas.

Parece paradoxal sim e às vezes, pois, há momentos de intensa reciprocidade e em outros, não. Depende de carismas e padres e bons leigos para que a reciprocidade seja eficaz e em sincera atitude.

Diálogo difícil, exige prudência e caridade.

Ainda não, apenas está orando com o Jornal do Santuário que tem a oração e nos faz lembrar que existe o sínodo (como ideia vaga...) agora.

17) A Igreja fomenta entre seus membros o espírito sinodal nas decisões em comum?

Muito pouco, a Igreja diocesana e paroquial fala pouco da CNBB e das ações do Papa ou do Sínodo. Muitos falam do Bento XVI, apegam a ele. Até há gente que pensa ter dois papas. Até, na mídia e internet, muita gente está confusa com dois papas. Um é emérito e outro, na Ativa: Nosso Papa Francisco.

SÍNODO - QUESTIONÁRIO DO PROCESSO DE ESCUTA

Este formulário é destinado a todas as pessoas que desejam contribuir com o processo de escuta do Sínodo.

SÍNODO - QUESTIONÁRIO DO PROCESSO DE ESCUTA

Obrigado pela sua participação!

Edite a sua resposta

Enviar outra resposta

____________

Comunhão, participação e missão

A seguir, o Pontífice citou três palavras-chave do Sínodo: comunhão, participação e missão. "Comunhão e missão são expressões teológicas que designam o mistério da Igreja. Através destas duas palavras, a Igreja contempla e imita a vida da Santíssima Trindade, mistério de comunhão "ad intra" e fonte de missão "ad extra". A terceira palavra é "participação". "A participação é uma exigência da fé batismal", disse Francisco.

“Celebrar um Sínodo é sempre bom e importante, mas só é verdadeiramente fecundo se se tornar expressão viva do ser Igreja, de um agir marcado pela verdadeira participação. E isto, não por exigências de estilo, mas de fé.” Participarem todos: é um compromisso eclesial irrenunciável!

“Não é necessário criar outra Igreja, mas sim criar uma Igreja diferente”, declarou o Papa Francisco ...

“Todos os batizados são chamados a tomar parte na vida e na missão da Igreja.”

Escutar o Espírito na adoração e na oração...

"A primeira é encaminhar-nos, não ocasionalmente, mas estruturalmente para uma Igreja sinodal: um lugar aberto, onde todos se sintam em casa e possam participar. Depois, o Sínodo nos oferece a oportunidade de nos tornarmos uma Igreja da escuta: fazer uma pausa dos nossos ritmos, controlar as nossas ânsias pastorais para pararmos a escutar. Escutar o Espírito na adoração e na oração, escutar os irmãos e as irmãs sobre as esperanças e as crises da fé nas diversas áreas do mundo, sobre as urgências de renovação da vida pastoral, sobre os sinais que provêm das realidades locais. Por fim, temos a oportunidade de nos tornarmos uma Igreja da proximidade, que estabeleça, não só por palavras, mas com a presença, maiores laços de amizade com a sociedade e o mundo: uma Igreja que não se alheie da vida, mas cuide das fragilidades e pobrezas do nosso tempo, curando as feridas e sarando os corações dilacerados com o bálsamo de Deus." Papa Francisco

O Espírito Santo é Aquele que nos guia para onde Deus quer, e não para onde nos levariam as nossas ideias e gostos pessoais".

https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2021-10/papa-francisco-sinodo-igreja-viva-escutar-espirito-sinodalidade.html

Francisco: Sínodo, expressão viva do ser Igreja. Escutar o Espírito e os irmãos

O Papa convidou a viver "este Sínodo no espírito da ardente oração que Jesus dirigiu ao Pai pelos seus:

«Para que todos sejam um». É a isto que somos chamados: à unidade, à comunhão, à fraternidade que nasce de nos sentirmos abraçados pelo único amor de Deus".

Mariangela Jaguraba - Vatican News

https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2021-10/papa-francisco-sinodo-igreja-viva-escutar-espirito-sinodalidade.html

____________________

Leia mais no texto original: (https://www.poder360.com.br/internacional/papa-francisco-abre-maior-consulta-democratica-da-historia-sobre-futuro-da-igreja/)

© 2022 Todos os direitos são reservados ao Poder360, conforme a Lei nº 9.610/98. A publicação, redistribuição, transmissão e reescrita sem autorização prévia são proibidas.

Leia mais no texto original: (https://www.poder360.com.br/internacional/papa-francisco-abre-maior-consulta-democratica-da-historia-sobre-futuro-da-igreja/)

© 2022 Todos os direitos são reservados ao Poder360, conforme a Lei nº 9.610/98. A publicação, redistribuição, transmissão e reescrita sem autorização prévia são proibidas.

Papa Francisco abre maior consulta democrática da história sobre futuro da Igreja Próximo Sínodo debaterá a própria Igreja e ouvirá nos próximos 2 anos o maior número possível de católicos...

Leia mais no texto original: (https://www.poder360.com.br/internacional/papa-francisco-abre-maior-consulta-democratica-da-historia-sobre-futuro-da-igreja/)

© 2022 Todos os direitos são reservados ao Poder360, conforme a Lei nº 9.610/98.

O tema do 16º Sínodo dos Bispos é: “Por uma Igreja Sinodal: Comunhão, Participação e Missão”. Esse será diferente de qualquer outro anterior.

A expectativa é de que o maior número de fiéis, dentre os 1,3 bilhão que se reconhecem adeptos do catolicismo, participem do processo e sejam ouvidos sobre o futuro da Igreja....

Leia mais no texto original: (https://www.poder360.com.br/internacional/papa-francisco-abre-maior-consulta-democratica-da-historia-sobre-futuro-da-igreja/)

© 2022 Todos os direitos são reservados ao Poder360, conforme a Lei nº 9.610/98. A publicação, redistribuição, transmissão e reescrita sem autorização prévia são proibidas.

________________

Sínodo convocado pelo Papa Francisco

terá processo local aberto pela Diocese de Caxias do Sul neste domingo

Em coletiva de imprensa, bispo Dom José Gislon falou sobre a atividade que é uma das maiores já realizadas pela Igreja Católica, com espaços de reflexão e debate abertos a fiéis do mundo inteiro

15/10/2021 - 16h17min

COMPARTILHE: em redes virtuais como face etc.

MILENA SCHÄFER

Enviar E-mail

O Sínodo 2021-2023 foi convocado pelo Papa Francisco e é considerado a maior atividade realizada pela instituição desde o o Concílio Vaticano II, que ocorreu no início da década de 1960, e promoveu transformações na forma de atuação da Igreja.

No formulário virtual (solicitar e responder):

Todos terão o direito de se manifestar — afirmou o bispo, que também explicou as etapas do processo local,

que resultará em uma síntese entregue à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil no dia 25 de março de 2022.

"Como é que este 'caminho em conjunto' está acontecendo na nossa Igreja local?

Que passos é que o Espírito nos convida a dar para crescermos no nosso 'caminhar juntos'?".

... o que é ser católico no mundo de hoje?

O que significa fazer parte de uma comunidade de fé?

São questionamentos que estão no coração de muitas pessoas e esperamos que o sínodo nos traga essas respostas — completou.

J B Pereira, https://gauchazh.clicrbs.com.br/pioneiro/geral/noticia/2021/10/sinodo-convocado-pelo-papa-francisco-tera-processo-local-aberto-pela-diocese-de-caxias-do-sul-neste-domingo-ckuskt508005a017fx2yf9nzu.html#:~:text=O%20S%C3%ADnodo%202021%2D2023%20foi e forma%20d
Enviado por J B Pereira em 13/07/2022
Reeditado em 13/07/2022
Código do texto: T7558797
Classificação de conteúdo: seguro