DOM CLÁUDIO HUMMES, UM FRANCISCANO

DOM CLÁUDIO HUMMES, UM FRANCISCANO

Autor: HERIBALDO DE ASSIS *

À despeito das loucuras dos fanáticos religiosos (infelizmente, tão em voga ultimamente no Brasil) Dom Cláudio Hummes , um homem extremamente religioso, demonstrou uma profunda lucidez que coadunava-se até com a Ciência (da qual ele era amigo e não inimigo) e também sempre esteve ao lado dos mais fracos, dos mais pobres – foi assim durante a Nefasta Ditadura Militar quando colocou-se ao lado dos trabalhadores que lutavam por melhores condições salariais, por direitos e pela Democracia, foi assim recentemente quando ajudou a liderar o Conselho da Amazônia em prol da preservação do meio ambiente e dos povos indígenas. “Não se esqueça dos Pobres’! Admoestou Dom Cláudio Hummes para Jorge Bergoglio logo depois que o argentino se tornou Papa – então foi assim que Jorge Bergoglio, escolheu o nome Francisco pois São Francisco de Assis jamais se esquecia dos pobres! O legado humano, político, ideológico e religioso de Cláudio Hummes é um belo tesouro que não pode e nem deve ser negligenciado e para os perversos fascistas que, comumente, acusam alguns religiosos de serem de esquerda eu respondo-lhes: se ser de esquerda é ficar ao lado dos mais fracos e não dos poderosos, se ser de esquerda é querer a melhoria financeira dos mais pobres e não dos mais ricos, se ser de esquerda é querer a preservação do meio ambiente e não a sua destruição, se ser de esquerda é basear-se no humanismo, na lógica e na Ciência e não na crueldade, na insensatez e no fanatismo então sim: Dom Cláudio Hummes era de esquerda assim como foram e são os melhores e maiores homens que passaram por este planeta. E ser de esquerda não é uma ideologia – é uma atitude: atitude contra o mal, contra a miséria, contra a injustiça, contra o desrespeito, contra o fascismo! A indiferença contra o mal, contra a injustiça, contra a miséria é um grave pecado que, certamente, Dom Cláudio Hummes não cometeu e, ao contrário de muitos, ele é um motivo de orgulho para nos brasileiros – e, quando Dom Cláudio Hummes faleceu, provavelmente, sua fronte deve ter (assim como Cristo após morrer na cruz) ter pendido para o lado esquerdo – o lado dos mais pobres, dos mais humildes: o lado correto!

*Escritor, filósofo, poeta, compositor, redator-publicitário, roteirista, Licenciado em Letras e autor do livro Redações Artísticas – a arte de escrever.