AS NAIRIS

 

Os amigos que me concedem a honra de visitar a minha página – lerem os meus textos e abençoá-los com as sapientes críticas – certamente haverão de lembrar-se que teço loas (merecidas loas) a este bravo ESGG – Exército de Serviços Gerais e Garis! Esses essenciais e valentes personagens exercem uma das mais (Ou por que não, a mais?) nobres das profissões: a de manter limpo e saudável o nosso ambiente de trabalho, hospitais e – ou mesmo – os nossos lares! Infelizmente – diga-se de passagem – a eles não são dados os devidos reconhecimentos a que têm por direito. A ‘grã fina de nariz de cadáver’ (Personagem do meu ídolo, e ínclito dramaturgo Nelson Rodrigues.) torce o cadavérico nariz ao passar por estes bravos Soldados do ESGG.

 

Vi recentemente uma cena que me fizera refletir: - Lá vinha pelo corredor do hospital uma equipe de consagrados médicos. Eles, por mim, passam. Eles – por uma Soldada do ESGG – passam. Não há sequer um cumprimento, um mero ‘Oi!’, (não a mim), mas à valente Soldada do ESGG. Impolutos, seguem. Impoluta ela segue na sua incansável luta contra todos os vírus (inclusive o letal Covid-19), fungos e bactérias.

 

A minha mente – voando mais rápida que a velocidade da luz – teceu-me elucubrações drásticas. Penso: -De que valeriam todos os conhecimentos científicos, todos os “Doutorados e Pós-doutorados” conseguidos por aquela equipe médica se – ao adentrarem o Bloco Cirúrgico para uma cirurgia de altíssimo risco – não houvesse, antes, a batalha empreendida pela valente Soldada do ESGG – na sua incansável luta contra os vírus e bactérias – destruindo todos os perigos a que estaria exposto o paciente ao ser operado? – elucubrei! Não será preciso divagar muito para se chegar à óbvia conclusão de que os conhecimentos dos Doutorados e Pós-doutorados de nada valeriam: o paciente teria o seu CPF desconectado do sistema! Estaria fatalmente morto.

 

Mas, e mesmo assim, são pouquíssimos os que valoram esta nobilíssima e necessária profissão exercida pelo ESGG – Exército dos Serviços Gerais e Garis! Daí, estar o motivo do meu tecer a eles todos os loas! A importância deste ESGG é tamanha que me leva a imaginar que “Se todos os componentes dos Três Poderes desta nação brasileira pertencessem ao ESGG, os  nossos problemas estariam resolvidos”. Seria feita uma faxina total nesta súcia predatória que infesta – com as suas sujeiras – a nação brasileira. Se em todas as Câmaras dos Vereadores, Assembleias Legislativas (Estaduais ou mesmo Distrital), e em todo Senado, bem como o nefasto $TF (um dos mais luxuosos escritórios de advocacia), local onde estão sendo tomadas as mais horripilantes decisões que “inocenta ladrões” tornando-os honestos e ilibados cidadãos quando, no momento, todos nós sabemos que não são. Libertam os grandões traficantes estribados nos autos das esdrúxulas leis criadas por bandidos, para aos bandidos (que são seus pares) protegerem.

 

Chega a ser vergonhosa a atuação desta ilibada (pelo menos deveria ser) Corte Suprema de uma supremacia(Sic!) que deixa muito a desejar e que tanto nos enojam e nos envergonham perante o mundo por sermos brasileiros!

 

As eleições estão aí – batendo nas nossas portas! Agora, é chegada a hora de batermos as nossas portas na cara destes corruptos. É chegada a hora de deixarmos de ser pusilânimes. É chegada a hora de fazermos uso da mais poderosa arma que temos: o voto!  Penso que precisamos eleger – para todos os cargos eletivos desta imunda república brasileira – os valentes e nobres componentes do ESGG – Exército dos Serviços Gerais e Garis – pois somente assim – teríamos um país limpo e sem os gritantes atos das corrupções, desmandos e desvios do nosso suado erário!

 

Epílogo:

 

Acabamos de passar por uma das mais importantes efemérides da humanidade: a Páscoa! Data na qual prestamos a réquiem ao Filho de Deus, que – covardemente, diga-se – assassinamos. A comemoração prestada é à ressurreição Dele.

 

Adentro numa loja especializada  e noto que os Ovos de Páscoa – feitos com chocolates – têm preços como se fossem confeccionados em ouro. Como faz a maioria, também resolvi homenagear a equipe médica que cuida de mim, e que é composta pela Dra. Mariana (ortopedista especializada em mãos), Dra. Camila e Dra. Júlia, as fisioterapeutas que me atendem no HPM/PMMG. Para tanto, comprei alguns Ovos de Páscoa com os quais – em agradecimentos ao bom tratamento recebido – presenteei àquelas que, carinhosamente, têm-me ajudado a vencer a terrível Tendinite que fez morada em meu pulso direito e não quer se mudar de jeito nenhum – mas vai sim!... Ah, se vai!..

 

Na Clínica de Fisioterapia existe, também, a presença constante do ESGG. É uma excelente Tropa de Choque na sua incansável batalha contra os vilões vírus e bactérias que adoram pulularem pelos ambientes – principalmente nos hospitalares.

 

Tenho que homenagear esta Tropa de Choque – pensei! Então – e assim pensando – anexei à sesta de compras mais um ovinho de páscoa a ser dado a uma das Soldadas do ESGG, como prova do meu agradecimento ao seu nobre e essencial trabalho.

 

Chegando à Clínica, faço as doações às Doutoras e saio em busca da Soldada cujo nome, até então, não sabia. Encontro-a e faço a entrega dizendo-lhe do meu desejo que ela tivesse uma Feliz Páscoa. Ela, demonstrando temor (Muito comum à classe destes nobres profissionais de limpeza por serem menosprezadas por todos.), abraçou-me emocionada, agradeceu-me dizendo: -“O senhor é muito bom!” (Confesso-lhes: não sou! Posso ser justo.) Muito obrigada! Para o nosso trabalho ninguém dá o devido valor. Agora, entre as lágrimas e tímidos sorrisos repetiu: -“Muito obrigada!”

 

Emocionado, agora, estava eu! Nair – é esse o seu nome – representava naquele momento todas as demais Marias, Anas, Manoelas, Joaquinas e Evas. Representava, também, os Manoeis, Pedros, Joaquins e Joãos, componentes daquele ESGG – Exército de Serviços Gerais e Garis, tão necessário na incansável luta pelas nossas vidas!

-Obrigado Nair! Você representa, neste momento, todas As NAIRIS!

*********

 

Imagem Google  

Altamiro Fernandes da Cruz
Enviado por Altamiro Fernandes da Cruz em 06/06/2022
Reeditado em 06/06/2022
Código do texto: T7532042
Classificação de conteúdo: seguro