Nhá Chica: Francisca de Paula de Jesus, Beata da Igreja Católica Romana.

EU SOU A LUZ DO MUNDO

SENHOR

Que esta vela que eu acabo de acender, seja luz e que me ilumine nas minhas dificuldades e decisões.

Que seja fogo para que queime, o egoísmo, orgulho e impurezas.

Que seja chama para que aqueças meu coração e me ensines a amar.

Eu não posso ficar muito tempo em Tua Igreja, mas deixando esta vela, um pouco de mim mesmo permanece aqui.

Me ajuda a prolongar minha prece nas atividades deste dia.

ASSIM SEJA

+++

Vela Nº: 824291 | Acesa em: 21/04/2022

Intenção:

Minha mimosa flor do perfume de Deus na Terra, Nhá Chica, suplicamos sua graça e presença no Brasil e no fim das guerras e da pandemia.

Pedimos pela cura de amigos e amigas.

Pela minha aposentadoria e de minha esposa, também.

Pela conversão nossa, do clero, dos pecadores, dos moribundos hoje. Pelas almas do Purgatório.

Assisti a todos os pobres, mendigos, doentes, migrantes, retirantes, refugiados etc.

Que os filhos de Deus evitem o pecado, voltem ao seio da Igreja Católica Romana e sejam fiéis a Jesus, Maria, José, ao Papa e orem e fujam das ocasiões de pecado.

Não nos deixe morrer em pecado algum. Amém.

J B Pereira

+++

Textos Homenagens

NHÁ CHICA, de J B PEREIRA

NHÁ CHICA

https://www.recantodasletras.com.br/homenagens/3640350

J B PEREIRA

A analfabeta beata, no Rio das Mortes, nasceu.

Ao rezar o terço, seu ofício sagrado, junta o ouro,

Alforriava negros sofridos, sangrados pelo couro.

Após isso, vai-se para Baependi, onde faleceu.

O povo tinha por ela admiração e alto conceito!

Fez a fraterna opção pelos pobres e marginalizados,

Viajava horas a fio, entre vilas, fazendas e roçados.

Peregrina, amada, apostou na vida sem preconceito.

Amou como Jesus e sabia que, diante de Deus,

Não há escravos, apenas filhos queridos e livres.

Invocava os santos pedindo preces nas crises.

Amando Maria e a todos como filhos seus.

Enviado por J B Pereira em 29/04/2012

Código do texto: T3640350

Classificação de conteúdo: seguro

___________________________________

VELA VIRTUAL

Já acendeu uma vela? Acompanhar minha vela

Acenda sua Vela Virtual para Nhá Chica usando o formulário abaixo. Após o preenchimento das suas informações, uma mensagem com o número da sua vela será enviada para o e-mail informado.

Para acompanhar sua vela diariamente, clique aqui e digite o número da vela. Esse número foi enviado para o seu e-mail.

https://www.nhachica.org.br/servicos-a-fe-acenda-uma-vela-virtual.php

________________________

DIVULGAR à BEATA NHÁ CHICA

J B PEREIRA

Procuremos amar a Deus sobre todas as coisas e tenhamos o olhar atento ao exemplo dos eleitos e santos de Deus que vivem o amor de Deus e a caridade para com todos.

Nhá Chica foi o exemplo vivo de simplicidade, oração, desapego aos bens, caridade, conselho e amor a Imaculada Conceição desde criança. Seguiu o exemplo de sua mãe.

Oração à Imaculada Conceição

Nhá Chica

Virgem da Conceição,

Vós fostes aquela Senhora

que entrastes no céu vestida de sol, calçada de lua,

coroada de estrelas e

cercada de anjos...

Vós prometestes ao Anjo Gabriel

que socorreríeis a todo aquele

que invocasse

Vosso Santo Nome.

Agora é a ocasião.

Valei-me, Senhora da Conceição! (3 vezes)

Salve Rainha, mãe de misericórdia...

+++

Oração a Nhá Chica

Nhá Chica

Deus nosso Pai, vós revelais as riquezas do vosso Reino aos pobres e simples. Assim agraciastes a Bem-Aventurada Francisca de Paula de Jesus, Nhá Chica, com inúmeros dons: Fé profunda, Amor ao próximo e grande Sabedoria. Amou a Igreja e manteve uma terna devoção à Imaculada Conceição.

Por sua intercessão, concedei-nos a graça de que precisamos (pedir a graça). Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

(+ Dom Fr. Diamantino Prata de Carvalho, OFM.

Bispo Diocesano de Campanha-MG)

https://www.nhachica.org.br/sobre-a-nha-chica-oracoes.php

___________________

Internet

https://www.nhachica.org.br/fale-conosco.php

"Ainda pequena Francisca de Paula de Jesus, que nasceu em Santo Antônio do Rio das Mortes, distrito de São João del-Rei (MG), chegou em Baependi (MG). Veio acompanhada por sua mãe e por seu irmão, Teotônio. Dentre os poucos pertences, trouxeram uma imagem de Nossa Senhora da Conceição.

Em 1818, com apenas 10 anos de idade, a mãe de Nhá Chica faleceu deixando aos cuidados de Deus e da Virgem Maria as duas crianças, Francisca de Paula de Jesus, com 10 anos e seu irmão, com então 12 anos. Órfãos de mãe, sozinhos no mundo, Francisca de Paula e Teotônio, cresceram sob os cuidados e a proteção de Nossa Senhora, que pouco a pouco foi conquistando o coração de Nhá Chica. Esta, a chamava carinhosamente de "Minha Sinhá" que quer dizer: "Minha Senhora", e nada fazia sem primeiro consultá-la.

Nhá Chica soube administrar muito bem e fazer prosperar a herança espiritual que recebera da mãe. Nunca se casou. Rejeitou com liberdade todas as propostas de casamento que lhes apareceram. Foi toda do Senhor. Se dava bem com os pobres, ricos e com os mais necessitados. Atendia a todos os que a procuravam, sem discriminar ninguém e, para todos tinha uma palavra de conforto, um conselho ou uma promessa de oração. Ainda muito jovem, era procurada para dar conselhos, fazer orações e dar sugestões para pessoas que lidavam com negócio. Muitos, não tomavam decisões sem primeiro consultá-la, e para tantas pessoas, ela era considerada uma "santa", todavia em resposta para quem quis saber quem ela, realmente, era, respondeu com tranquilidade: "... É porque eu rezo com fé".

Sua fama de santidade foi se espalhando de tal modo que pessoas de muito longe começaram a visitar Baependi para conhecê-la, conversar com ela, falar-lhe de suas dores e necessidades e, sobretudo para pedir-lhe orações. A todos, atendia com a mesma paciência e dedicação, mas nas sextas feiras, não atendia a ninguém. Era o dia em que lavava as próprias roupas e se dedicava mais à oração e à penitência. Isso porque sexta-feira é o dia que se recorda a Paixão e a Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo para a salvação de todos nós. Às Três horas da tarde, intensificava suas orações e mantinha uma particular veneração à Virgem da Conceição, com a qual tratava familiarmente como a uma amiga.

Nhá Chica era analfabeta, pois não aprendeu a ler nem escrever, desejava somente ler as Escrituras Sagradas, mas alguém as lia para ela, e a fazia feliz. Compôs uma Novena à Nossa Senhora da Conceição e em Sua honra, construiu, ao lado de sua casa, uma Igrejinha, onde venerava uma pequena Imagem de Nossa Senhora da Conceição que era de sua mãe e, diante da qual, rezava piedosamente para todos aqueles que a ela se recomendavam. Essa Imagem, ainda hoje, se encontra na sala da casinha onde ela viveu, sobre o Altar da antiga Capela.

Em 1954, a Igreja de Nhá Chica foi confiada à Congregação das Irmãs Franciscanas do Senhor. Desde então teve início bem ao lado da Igreja, uma obra de assistência social para crianças necessitadas que vem sendo mantida por benfeitores devotos de Nhá Chica. Hoje o INC - Instituto Nhá Chica acolhe mais de 150 crianças entre meninas e meninos.

A "Igrejinha de Nhá Chica", depois de ter passado por algumas reformas, é hoje o "Santuário Nossa Senhora da Conceição" que acolhe peregrinos de todo o Brasil e de diversas partes do mundo. Muitos fiéis que visitam o lugar, pedem graças e oram com fé. Tantos voltam para agradecer e registram suas graças recebidas. Atualmente, no "Registro de graças do Santuário", podem-se ler aproximadamente 20.000 graças alcançadas por intercessão de Nhá Chica.

Nhá Chica morreu no dia 14 de junho de 1895, estando com 87 anos de idade, mas foi sepultada somente no dia 18, no interior da Capela por ela construída. As pessoas que ali estiveram sentiram exalar-se de seu corpo um misterioso perfume de rosas durante os quatro dias de seu velório. Tal perfume foi novamente sentido no dia 18 de junho de 1998, 103 anos depois, por Autoridades Eclesiásticas e por membros do Tribunal Eclesiástico pela Causa de Beatificação de Nhá Chica e, também, pelos pedreiros, por ocasião da exumação do seu corpo. Os restos Mortais da Venerável se encontram hoje no mesmo lugar, no interior do Santuário Nossa Senhora da Conceição em Baependi, protegidos por uma Urna de acrílico colocada no interior de uma outra de granito, onde são venerados pelos fiéis."

Envie esta página por e-mail

Faça seu pedido ou agradecimento e acenda agora mesmo sua Vela Virtual

Reze o Terço Virtual. Aqui você pode rezar a qualquer momento, o terço correto do dia da semana.

facebook.com/nhachicaoficial

Informativo nº 172

Abril de 2022

Informativo nº 172

INC - Instituto Nhá Chica

Rua da Conceição, 165, Centro

Baependi, MG - CEP 37.443-000

Caixa Postal 15Telefone: (35) 3343-1077 / Fax: (35) 3343-1661

E-mail: faleconosco@nhachica.org.br

J B Pereira e https://www.nhachica.org.br/sobre-a-nha-chica-historia.php
Enviado por J B Pereira em 21/04/2022
Reeditado em 21/04/2022
Código do texto: T7500173
Classificação de conteúdo: seguro