MULHER 2022 - DIA INTERNACIONAL DA MULHER - O QUE É SER MULHER HOJE?

DIA INTERNACIONAL DA MULHER 2022 - O QUE É SER MULHER HOJE?

Hoje em que comemoramos e o dia internacional das mulheres e lhes rendemos várias homenagens, aproveito para uma breve reflexão.

O que é ser mulher hoje?

Nós mulheres em que nos tornamos ao longo dos anos e o que somos hoje?

Vivemos tempos de muita confusão de identidade, mulheres que dizem ser homens, homens que dizem ser mulheres e cada vez isso vai ficando mais confuso.

Nasci mulher, sexo feminino, corpo de mulher, fala de mulher, sonhos de mulher. Aprendi a ser mulher com uma grande mulher, vivo como mulher, penso como mulher e ajo como mulher. Orgulho-me de ser mulher.

Aprendi a diferença entre homens e mulheres, diferenças que foram se estreitando ao logo dos anos.

Descobri que existiam mulheres que se prostituíam para sobreviverem e mulheres que se submetiam a tirania masculina dos tempos de outrora lutando pela mesma sobrevivência.

Mulheres honestas e desonestas, feias e bonitas, asseadas e sem asseio, alegres e tristes, trabalhadoras e usurpadoras, corajosas e covardes e estudiosas e preguiçosas, todo tipo de mulher que com todas as diferenças continuavam sendo mulheres.

A humanidade teve oportunidade de conhecer grandes mulheres, a primeira e maior delas a Virgem Maria, mãe do Salvador do mundo. Joana Darc, camponesa que lutou na guerra dos Cem Anos, acusada de bruxaria foi morta queimada viva numa fogueira em praça pública.

Maria Ortiz pelo ato de coragem de iniciar a expulsão dos invasores holandeses da Vila de Nossa Senhora da Vitória, hoje cidade de Vitória, em 1625 entrou para a História como uma das primeiras heroínas brasileiras. Princesa Izabel assinou a Lei Áurea em 1888, Bertha Von Suttner - Austríaca Nobel da Paz 1906. Marie Curie - Polonesa Nobel de Química 1911. Emmanuelle Charpentier e Jennifer A. Doudna, que ganharam juntas o Prêmio Nobel 2020 em Química, Madre Tereza de Caucutá, Ana Nery, Rainha Elizabeth, Maria da Penha, mulheres valorosas.

Glória Meneses, Regina Duarte, Suzana Vieira, grandes atrizes brasileiras. Cláudia Barroso, Elizete Cardoso, Vanusa, grandes cantoras brasileiras. Celine Dion, Olivia Newton John, Ângela Maria, Elza Soares, Clara Nunes, entre tantas mulheres maravilhosas.

Não nos faltam nomes de mulheres especiais e maravilhosas para serem honradas e homenageadas hoje e sempre. Temos no mundo inteiro mulheres que merecem todas as homenagens deste dia, mas que ficam esquecidas por causa da onda midiática de exaltar atributos de interesses comerciais, políticos e ideológicos.

É triste constatar que na luta pela igualdade de direitos as mulheres, perderam a identidade. O que seria motivo de valorização as desvalorizou. As mulheres que eram tratadas como sexo frágil e gozavam da proteção masculina, hoje são fragilizadas pela violência masculina contra elas. São dominadas, humilhadas e mortas. A violência contra a mulher sempre existiu, homens brutos agrediam suas mulheres, mas nos dias de hoje ainda se sentem donos e as matam.

Fica aqui o meu obrigado a todas as mulheres que fizeram parte da minha vida, que participaram da minha evolução como pessoa e como mulher, e os meus parabéns para todas as mulheres que são mulheres de verdade.

Marli Diniz

08/03/2022