PALAVRAS DO PAI ZELOSO

Prólogo

Dedico este texto a minha filha Fabianne. Faço-o com todo o carinho e amor que fui capaz de fazer emergir de meu mais puro íntimo. – (N. do Autor).

Em todos os seus empreendimentos e propósitos edificantes.... Eu a ajudarei de forma incondicional. E quando as dúvidas vierem deixando-a insegura e temerosa.... Como uma barragem segura para proteção contra águas revoltas eu acalmarei sua mente e afugentarei seus medos.

E quando você não acreditar na possibilidade do progresso, nos seus valores morais e profissionais determinantes.... Eu lhe guiarei com meus bons exemplos comprovados não apenas pela experiência, mas sobretudo pelos feitos já realizados.

UMA VIDA ILUMINADA É DE QUEM SE ATREVE A VIVER

A vida é de quem se atreve a viver. De quem respeita às diferenças alheias. De quem respeita e protege: Mulheres, idosos, crianças e animais. De quem entende que somos todos turistas em provações terrenas. É de quem se determina viver sem culpas cultuando a informação, a qualificação e a comunicação. A vida é ser atrevida por determinação.

A vida não é colorida. A vida é para nós mesmos a colorirmos! Aí vem a imprevisível vida e te vira do avesso só para provar que a felicidade vem de dentro para fora. Quero com isso escrever que o importante é ser bom, não o contrário.

UMA CRENÇA DESMISTIFICADA

Eu acreditava que as pessoas decidiam suas próprias vidas. Eu acreditava que estávamos no controle, comandando ou prevendo nossos futuros, escolhendo qual curso superior fazer, qual faculdade frequentar e quais amigos e amigas cultuar.

Durante muito tempo acreditei nas vantagens da escolha das nossas profissões, quem namorar, noivar e casar; sendo por isso responsáveis por nossas escolhas e decisões que traçam ou determinam o curso das nossas vidas. Ledo engano!

Em pleno ano pandêmico de 2022 e anos anteriores enxerguei e descobri, com a luminosidade de um forte “insight”, que há uma força mais poderosa que o livre-arbítrio. Nosso inconsciente!

TENHO EXPERIÊNCIA PARA ACONSELHAR

Fuja da anarquia! Nosso Brasil, no momento e já há algum tempo, além dos horrores provocados pela danosa pandemia, está passando por forte e tumultuada transição político-social.

Portanto, não se aproxime de manifestações e até evite exercer o direito de se expressar sobre tais ou quais partidos políticos e/ou os caracteres dos seus representantes e apoiadores.

Não se esqueça: Política, futebol e religião não se discutem! E nesse caldeirão de temperos tão diversificados e que fazem emergir ilações, falsas denúncias, leviandades, rancores e ressentimentos cabe apenas duas palavras: DÚVIDA e RESPEITO!

Alguém lhe disse algo ruim sobre uma pessoa e a deixou em dúvida sobre o caráter dessa pessoa? Você acreditou? Cuidado! O princípio do contraditório é muito importante para dirimir dúvidas. Tente ouvir o suspeito (a) ou acusado (a)! Não acredite em quaisquer informes sem antes ouvir a pessoa de quem se disse algo bom ou ruim.

Toda forma de saber nasce de uma dúvida. Duvide. Duvide sempre! Não se esqueça do que já dizia Aristóteles: “A dúvida é o princípio da sabedoria”.

Portanto, sejamos convictos com nossas verdades, mas respeitando todas as opiniões contrárias. Esse é o segredo final para a verdadeira remissão, isto é, desistência da mentira para sublimar a verdade que enaltece a autoestima.

CONCLUSÃO

Não tenhamos dúvida: Uma sólida construção econômica, cultural e socioafetiva é muito mais segura quando feita com amor e respeito incondicionais! Ame-se como é e o mundo a respeitará! Jamais se sinta culpada pelos atos dos que se perdem nas revoltas águas e brumas da vida.... Por livre convencimento e/ou escolhas erradas. Cada ser humano tem sua própria provação.

Por nossas ostensivas ou veladas hipocrisias, egocentrismos e ilações; por nossas falaciosas argumentações em prol de defesas espúrias em favor de desidiosos e/ou criminosos contumazes, por nossos ressentimentos recrudescidos contra familiares e/ou supostos ociosos amigos, por não termos a necessária capacidade de dar a quem de direito a oportunidade de ganhar o próprio sustento.

Que Deus nos perdoe e abençoe as nossas famílias e demais familiares, amigos (as) fiéis e verdadeiros, hoje e sempre. Assim seja.