Jesus Côrtes de Brito

Por Nemilson Vieira de Morais (*)

“Alguém deve rever, escrever e assinar os autos do passado antes que o tempo passe tudo a raso”. — Cora Coralina

Da família de Marçal Martins Côrtes e Maria Salomé Brito Côrtes, o menino, Jesus Côrtes de Brito, dos 10 (dez) irmãos era o penúltimo deles.

De Alto Parnaíba (MA), onde nasceu, em catorze (14) de outubro (1928), viveu a infância e mocidade, rumou ao Centro Oeste do Brasil…

Teve uma bre passagem pelo povoado de São Luiz, Niquelândia (GO). — "Cidade conhecida no mundo inteiro pela grande reserva de níquel que possue". Por lá, Jesus vocacionado ao garimpo, pensava em aprofundar suas raízes…

Na afinidade familiar e social, e atividades de garimpagens (em profundas lavras), ganhava e perdia riquezas …

Não demorou tanto e a política saltou-lhe aos olhos, e pôde deixar a sua marca, no exercício de vereador que exercera nesse grande e antigo município goiano (Niquelândia).

Não foi revelado publicamente o que, o levou a se mudar desse boa terra; por certo, nela, algo deixou de ter o seu encanto...

E Jesus o nordestino sonhador, na busca de novos horizontes, para si, e sua nova família, seguiu resoluto e cheio de sonhos para o Nordeste de Goiás, vindo a residir por um tempo, na 'Cidade das Colinas' (Arraias-TO).

Posteriormente, em meados de 1963, transferiu-se para Campos Belos (GO), — um promissor município brasileiro, com fama de gente hospitaleira.

Casou-se com Helena Alves do Nascimento, natural de Santa Maria da Vitória (BA), filha de seu Elpídio e de dona Zumira, isso por volta de 1955. — Nesse eterno amor tiveram sete filhos…

Com espírito empreendedor tornou-se um dos primeiros empresários do ramo de prestação de serviços automotivos da cidade.

A sua oficina mecânica localizava-se às margens do Rio Ferreirinha, na Rua do Comércio.

Com a esperança e entusiasmo de garimpeiro que aventurou-se o quanto pôde, pelas cercanias do lugar, na busca e extração de pedras preciosas: cristais, casseterita, ouro...

Foi na política, com honradez, fé e determinação que encontrou seu maior tesouro: a missão de servir à comunidade que optou a viver, ter amigos, criar raízes e ser feliz.

Jesus engajou na política partidária de Campos Belos, e na presidência do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), militou por 10 (dez) anos consecutivos.

Se tornou vereador por duas legislaturas e atuou com denodo, na presidência dessa Casa de Leis da cidade.

Exerceu o cargo de vice-prefeito na administração de Ranulfo Cordeiro, um dos primeiros gestores municipal da cidade.

E Jesus ainda quis mais…

Após uma eleição bastante concorrida, com fortes candidatos à cadeira mais cobiçada do município, Jesus obteve uma expressiva votação ao cargo majoritário de Chefe do Poder Executivo de Campos Belos, se projetando à frente da Gestão Pública Municipal no período de (1973 a 1977).

Veja o que diz, um filho de coração de Campos Belos, sobre Jesus Côrtes de Brito e sua administração...

"Fez uma das mais brilhantes administrações, e até hoje as suas realizações contemplam a comunidade local e região...

Homem do bem, honesto e muito honrado, pegou um tempo de imensas demandas. O município tinha uma população de cerca de três mil pessoas, com muitas dificuldades de abastecimento de água, luz.

Faltava emprego, escolas de qualidade e uma absurda deficiência na área da saúde. Os casos mais graves eram encaminhados para Taguatinga, hoje Tocantins, e principalmente acesso aos grandes centros.

Ele governou em uma das piores épocas, quando o Nordeste de Goiás era denominado de 'corredor da miséria'...

Era um período de muitas dificuldades e ainda concorria com Arraias, que tinha a maior representação política. 

As obras necessárias ao desenvolvimento prioritariamente, eram direcionadas ao município de Arraias, mas por questão de localização estratégica, importantes obras foram implantadas em Campos Belos, sob a sua administração...

Em 1973, veio o Consórcio Rodoviário Intermunicipal (CRISA), órgão de suma importância para toda região.

Com ele, Campos Belos e municípios vizinhos puderam encascalhar suas ruas, as quais, antes, formavam enormes atoleiros pela cidade, a prejudicar a circulação dos poucos carros naquele tempo.

Além disso, passou a conservar as estradas da região, a dar socorro em trechos com atoleiros. Às vezes uma viagem a Brasília durava dias e, com a chegada do Crisa, essas viagens passaram a ter duração dentro duma normalidade.

Outra importante construção fora a unidade da CASEGO, Companhia de Armazéns e Cilos do Estado de Goiás, por Jesus que, permitiu que grandes produtores pudessem armazenar suas colheitas, e com isto houve um crescimento significativo da produção de grãos na região.

Implantou-se o Hospital Regional.

Naquele periodo, houve a liberação de um hospital regional, que seria implantado em São Domingos, mas, Jesus agiu rápido e com a ajuda do então deputado federal Resende Monteiro, e do então deputado estadual Coronel Pereira, conseguiu junto ao governo de Goiás, a transferência para o município de Campos Belos.

A ação levou a uma pequena crise e desconforto ao prefeito Rosendo, de São Domingos, que havia perdido o Consórcio e também essa importante obra.

O Colégio Polivalente, até hoje é um dos mais importantes da região, foi implantado na administração de Jesus. 

O prédio ficou pronto, porém sua inauguração aconteceu no governo do seu sucessor, Domingos Cardoso.

Uma unidade da A SANEAGO, Saneamento de Goiás, a merenda escolar, o atual Aeroporto também foram implantados em seu mandato.

Jesus fez uma administração humanizada, distribuiu lotes para as pessoas necessitadas, e isto causou alguns conflitos políticos, vez que pessoas com alto poder aquisitivo queriam ser contemplados. Mas, o fato de não serem atendidos rendeu alguns desafetos. Após a conclusão de seu mandato, o prefeito de Arraias, Rivalino Teixeira, ofereceu a Jesus uma casa mobiliada para que voltasse para Arraias, mas, ele preferiu continuar em Campos Belos, onde construiu sua vida e sua família".  — Jeferson Victor (ativista social).

Quanto à pista de pouso aeronáutico da cidade há um adendo...

"O aeroporto de Campos Belos, foi feito em suas terras (de Jesus), muito valorizadas. Ainda assim renunciou qualquer tipo de indenização. — Pelo desejo de ser este um presente seu, para os Campos-belenses, e assim fora. Os seus filhos sempre respeitaram os seus desejos...

Na época até um representante do Exército veio a  Campos Belos (por denúncias infundadas) para verificação dos fatos. Nada de irregularidades no que apuraram, o oficial das Forças Armadas acordou ser realmente da população local, esse Aeroporto...

O povo o chamava de o "Pai dos Menos Favorecidos " , via nele o prazer de servir muito maior do que ser servido; a palavra 'amor' naquele coração era muito grande!" — Mardem Brito (filho de Jesus Côrtes de Brito)

Mais para o final da vida, Jesus sofria grandemente, com problemas renais crônicos, tendo que se deslocar a centros mais avançados para submeter-se a penosas seções de hemodiálise (como uma boa leva de cidadãos de Campos Belos e região, ainda o faz). — Por enquanto não se viu a luz no fim do túnel no tocante à solução desta problemática da cidade.

Seu Jesus lutou muito pela vida, mas, em março de 2020, nos deixou em saudade eterna, aos 91 (noventa e um anos). — Fora sepultado com a presença reduzida de familiares e amigos, devido as restrições sanitárias vigentes na ocasião. Na cidade de Caldas  Nova (GO), onde passou a residir desde 2017, para cuidar da saúde e descansar no sono dos justos.

*Nemilson Vieira de Morais ,

Gestor Ambiental/ Acadêmico Literário.

(08:12:21)

Fontes:

— Cidadesdomeubrasil.com,

— Texto do Jeferson Victor (postado no Blog do

Dinomar Miranda),

— Campos Belos (sua história, sua gente),

— Informações extras, de Mardem Brito, filho do homenageado.

Nemilson Vieira de Morais
Enviado por Nemilson Vieira de Morais em 08/12/2021
Reeditado em 10/07/2024
Código do texto: T7402672
Classificação de conteúdo: seguro