PEQUENA BIOGRAFIA DE DENISE MENDONÇA - por Ione Barbieri
Denise Soares de Mendonça, para nós, Eternamente Denise Mendonça. Paulistana de nascimento, cananeense de coração. Mãe amorosa de Maria Carolina e João Gabriel.
Professora de História das melhores. Apaixonada pela vida, pelo saber e por compartilhar os seus conhecimentos. Mais do que fatos históricos, ensinou seus alunos, amigos e filhos a serem humanos. Aprendemos com ela a nos colocar no lugar do outro, a termos empatia pelo próximo, a lutar pelos nossos sonhos e sermos melhores a cada dia.
Dona de uma alegria de viver ímpar. Mulher guerreira, forte, sábia, que sabia reconhecer a dor do outro. Seus olhos falavam mais do que milhões de palavras e sua presença iluminava o mundo.
Denise era única e por isso a sua ausência continua sendo presença. Ela era calmaria e tempestade. Amava aprender e ensinar, amava a poesia, o espanhol, a natureza, o mar...
Amava Cananeia, sua cultura e o seu povo. Era uma mulher de fibra, engajada na defesa de suas crenças, sem contudo, perder a ternura.
Por mais que busquemos, não encontraremos palavras que possam definir Denise Mendonça. A certeza que temos é que em cada um de nós, que tivemos o privilégio de conviver com ela, ela permanece. Ela continua viva numa lembrança, numa frase, num ensinamento, numa música, numa atitude que ficou tatuada em nossos corações.
Denise, nós só temos a agradecer por cada momento vivido, por todo amor, amizade e verdade que transbordavam em você. Agradecer por todos os gestos e atitudes que nos ajudam a prosseguir, apesar da saudade infinita, nessa nossa caminhada chamada de existência.
Finalizando ficam duas frases que você usava e que são grandes ensinamentos:
- 1- As ideias brigam, as pessoas não.
- 2- A gente só dá o que tem no coração.
A saudade hoje tem um nome e é o seu... Inesquecível e amada, Denise Mendonça.
Ione Barbieri (Rubra Rosa) - 09/09/2021
Imagens pessoais