HOMILIA DO MONSENHOR JORGE – MATRIZ IMACULADA CONCEIÇÃO – PIRACICABA, SP.

Monsenhor Jorge, de Piracicaba, dedicado a Matriz Igrejas Imaculada Conceição da Vila Rezende, tem mais de 80 anos e mais de 50 anos de sacerdote.

J B Pereira

__________

Parte do Sermão do Padre Jorge

P. 7

Eu tomo alimento material para a vida do corpo.

Devo, também, tomar o alimento espiritual para a vida da Alma.

Quero alimentar-me, de Vós, Senhor, e assim, terei forças para continuar a caminhar para a Vida Eterna.

Assim seja, Senhor!

Monsenhor Jorge, pároco emérito da Igreja Matriz Nossa Senhora Imaculada Conceição, Vila Rezende, Piracicaba, SP.

___________

OUTRA HOMILIA

Monsenhor Jorge Simão Miguel - Igreja Matriz Imaculada de Piracicaba, SP. 20/3/20126 - EVANGELIZAR É PRECISO: DOMINGO DE RAMOS - HOMILIA 2019

https://www.recantodasletras.com.br/discursos/6625167

____________

DE J B PEREIRA

Digitei a pregação acima.

01/05/2019.

1. Interessante que o Monsenhor Jorge Simão Miguel - Diocese de Piracicaba - se vale de expressões populares em sua homilia.

2. Ele usa uma linguagem fortemente emocional e exortativa, digna do contexto da pregação sacerdotal.

3. A Homilia direta, objetiva sem ser enfadonha, flui com a experiência de um sábio Sacerdote do povo de Deus ainda em atividade com seus mais de 80 anos.

J B Pereira

prof. e evangelizador católico.

__________

Monsenhor Jorge Simão Miguel

Diocese de Piracicaba

http://www.diocesedepiracicaba.org.br/capa.asp?clero=29

Natural de Capivari (SP)

Filiação – Simão Miguel e Adélia Simão

Nascimento – 7 de maio de 1928

Ordenação diaconal – 20 de fevereiro de 1955

Ordenação presbiteral – 8 de dezembro de 1955

É pároco emérito da Paróquia Imaculada Conceição, em Piracicaba, onde continua exercendo seu ministério como vigário-paroquial.

Monsenhor Jorge é um dos padres mais antigos da diocese. Nasceu em Capivari, em 7 de maio de 1928, filho de Simão Miguel e Adélia Miguel, e foi batizado no dia 15 de novembro na Matriz de São João Batista. Também nessa igreja recebeu a Primeira Eucaristia, foi crismado e foi coroinha por seis anos.

Em 25 de fevereiro de 1943, ingressou no Seminário Diocesano de Campinas, onde fez os primeiros estudos da formação sacerdotal. Em 1949 transferiu-se para o Seminário Central do Ipiranga, em São Paulo, onde cursou Filosofia e Teologia. Foi ordenado diácono em 20 de fevereiro de 1955 por Dom Antônio Siqueira, em São Paulo.

Em 8 de dezembro de 1955, foi ordenado sacerdote por Dom Ernesto de Paula, primeiro bispo diocesano de Piracicaba, na Catedral de Santo Antônio. No domingo seguinte, dia 11, celebrou a primeira missa solene em Capivari, na Matriz de São João Batista.

MONSENHOR - Como Vigário Geral passou a ser chamado de monsenhor. Mas o título oficial veio em dezembro de 1980, como homenagem a seu Jubileu de Prata Sacerdotal: o Papa João Paulo II, atendendo pedido de Dom Eduardo Koaik, nomeou-o “Monsenhor Prelado de Honra de Sua Santidade”. O documento pontifício lhe foi entregue em 22 de janeiro de 1981.

Depois, em 2002, também a pedido de Dom Eduardo, o papa lhe concedeu o terceiro grau dos monsenhores, nomeando-o “Monsenhor Protonotário Apostólico Supra-numerário”, no dia 2 de dezembro. Ele é o único da diocese distinguido com essa alta honraria. O título foi entregue oficialmente no dia 16 de março, durante missa festiva presidida por Dom Eduardo.

_________

MISSA DO 18º DOMINGO DO TEMPO COMUM – 01 DE AGOSTO DE 2021

EVANGELHO DO DIA: SÃO JOÃO 6, 24-35

MEUS IRMAOS, MINHAS IRMÃS!

“No evangelho deste domingo, nós notamos que a multidão do povo procurava sempre Jesus, onde ele estivesse. Quando percebeu o sumiço de Jesus com seus apóstolos em Cafarnaum e lhe perguntaram:

- Mestre, nós estamos à sua procura, porque sentimos sua falta. Quando foi que o Senhor chegou aqui?

Jesus respondeu:

- Vocês estão me procurando não para ouvir a minha palavra e presenciar os milagres que eu realizo. Vocês estão me procurando, porque eu multipliquei os pães e os peixes. Vocês comeram e ficaram satisfeitos. E agora então vocês querem novamente que eu sacie a sua fome.

p. 2

É claro que vocês devem trabalhar sempre para ter o alimento espiritual que sacia a fome do corpo. Mas, o mais importante é o Alimento que gera Vida Eterna, o Alimento da Alma que eu lhes darei e isto Jesus fez na Quinta-feira Santa, quando instituíram a Divina Eucaristia.

O acesso a esse Alimento é a fé no Enviado do Pai! Esse Alimento, a Eucaristia, e que darei a vocês é meu Pai, que é Deus me dá plena autorização e confirmação para lhes dar esse Alimento.

Os judeus perguntaram a Jesus:

- Que devemos fazer para agradar a Deus?

Se vocês querem agradar a Deus, é preciso que tenham fé em mim, que sou o ENVIADO do Pai, reconhecendo-me como Filho de Deus e Salvador.

p.3

Alguns ainda perguntaram:

- Que milagres o Senhor fará para provar a sua missão divina e para que possamos acreditar no Senhor como sendo o Messias, o Salvador Esperado?

Eles pedem um milagre como o de Moisés, que fez descer Pão do Céu. E o Maná no deserto, o verdadeiro PÃO DO CÉU, disse Jesus, é o Pão que o Pai lhes dará.

O Pão de Deus é Aquele que desceu do céu para dar vida ao mundo, vida Sobrenatural, vida da Graça de Deus.

E todos que estavam ali e escutavam o diálogo de Jesus e o povo, disseram:

- Senhor, nós pedimos que nos dê sempre deste Pão do Céu.

p. 4

Jesus então, acrescentou:

- EU SOU O PÃO QUE DÁ VIDA. Quem vem a mim não terá mais fome, não terá mais sede.

Quem vem a mim não terá necessidade de procurar outro mestre ou outra religião, porque se sentirá plenamente satisfeito.

Meus irmãos e minhas irmãs!

Conforme os senhores perceberam, Jesus no Evangelho deste domingo, promete a partir da 5ª-feira Santa: a EUCARISTIA na expressão de Cristo seria o Verdadeiro Alimento da Alma. É o Princípio do Céu aqui na Terra.

Jesus continua a fazer o Milagre da Multiplicação dos

p. 5

pães em todos os dias no mundo inteiro para milhões de pessoas. É o Milagre da Eucaristia, que é o Pão da Alma, o Pão da Vida.

Através da Eucaristia, Jesus nos dá e conserva a Vida Espiritual.

A Eucaristia não é só para sair em procissão na Festa de Corpus Christi.

A Eucaristia não é só para fazer visita de amor a Jesus no Sacrário.

A Eucaristia não é só para se fazer a Hora Santa, mas a Eucaristia é, principalmente, para ser nosso Alimento Espiritual.

Jesus disse:

p. 6

“ - Aquele que come a minha carne e bebe o meu sangue”, isto é, aquele que comunga tem a vida em mim.

Vida em mim!

A melhor homenagem que posso prestar a Jesus é realizar em mim a finalidade da Eucaristia, isto é, comungar, porque Ele é o Pão da Vida, que nos faz viver bem, viver santamente.

A maior graça, que posso ter em minha vida, é receber Jesus dentro de mim, no meu coração, na minha alma, na minha vida.

Feliz a pessoa que comunga frequentemente, porque ela já tem o Céu dentro de si, conforme já disse.

P. 7

Eu tomo alimento material para a vida do corpo.

Devo, também, tomar o alimento espiritual para a vida da Alma.

Quero alimentar-me, de Vós, Senhor, e assim, terei forças para continuar a caminhar para a Vida Eterna.

Assim seja, Senhor!

Monsenhor Jorge, pároco emérito da Igreja Matriz Nossa Senhora Imaculada Conceição, Vila Rezende, Piracicaba, SP.

J B Pereira, https://www.recantodasletras.com.br/discursos/6625167Monsenhor Jorge e homilia em vida. 01 de agosto de 2021.
Enviado por J B Pereira em 02/08/2021
Reeditado em 16/08/2021
Código do texto: T7312228
Classificação de conteúdo: seguro