Eletiva no Ar 2021. Síntese em pesquisa e cenário escolar

Somos os estudantes dos OITAVO E

Sou Gabriel, Elloá, Gabrielle ...

ELETIVA:

VIAJANDO ATRAVÉS DO TUNEL DO TEMPO

NAS OLIMPÍADAS:

HISTÓRIA e EVOLUÇÃO DAS MODALIDADE ESPORTIVAS COM MULHERES E DEFICIENTES

PROFESSORES RESPONSÁVEIS PELA ELETIVA

PROF. BENEDITO MOREIRA – PROF. DE EDUCAÇÃO FÍSICA

PROF. JOÃO BOSCO – LINGUA PORTUGUESA

A). HISTÓRIA

Os jogos ocorriam em Olímpia, daí o nome “Olimpíadas”. Tudo em homenagem a Zeus, os jogos foram iniciados pelo herói Hércules, filho de Zeus com mulher mortal. Hércules foi obrigado por Hera a realizar doze trabalhos tidos impossíveis.

Era costume, o atleta grego correr 190 m com a sua armadura e as armas.

Havia as corridas de bigas e quadrigas ou carruagem de combate com 2 ou 4 cavalos.

O péntatlhon possuia cinco esportes: 1) salto, 2) lançamento de disco, 3) lançamento de dardo,

4) corrida, 5) lutas greco-romanas: com ou sem socos, pontapés, cotoveladas etc.

Na Grécia e na Antiguidade Clássica, esses Jogos Olímpicos começaram em 776 a.C.

Os Jogos Olímpicos, como vemos hoje, teve sua edição moderna pela primeira vez em 1896, em Atenas, GRÉCIA. Atenas acolheu 285 atletas de 13 países, que disputaram: salto em distância, luta livre, ginástica, natação, tênis etc.

As MULHERES NAS OLIMPÍADAS

Na Grécia, porque as mulheres não tinham vida pública e econômica, eram proibidas de assistir ou participar dos Jogos. Ficavam sujeitas à pena de morte conforme os regulamentos.

Mas, as sacerdotisas como as mensageiras dos deuses participavam dos jogos ao entregar a coroa de oliveiras aos atletas.

A primeira mulher que venceu Jogos Olímpicos foi a princesa espartana Kyniska, famosa por seus cavalos. Era filha do rei Archidamus II, e meia-irmã do rei Agis II. Seus cavalos ganharam nas 96ª e 97ª Olimpíadas em 369 e 392 antes de Cristo.

No século XVII, a mulher era subjugada ao marido, e, se solteira, dominada pelo parente. Assim, mulheres eram excluídas das atividades de lazer e esportiva.

No século XVIII e XIX, as mulheres da Inglaterra praticam boliche, cricket, bilhar, arco flecha, jogos de futebol e atividades na neve.

A presença feminina recente só aconteceu nos Jogos de Londres, em 2012.

Maria Lenk Ziger foi a primeira nadadora brasileira a estabelecer record mundial. Começou a nadar no rio Tietê (não poluído em 1925).

Aída dos Santos é a outra brasileira em Tóquio 1964, com o inédito quarto lugar no salto em altura, ainda que tenha ido sem uniforme, tênis ou técnico.

No século XXI, as mulheres têm participação maior e quase igualando-se às equipes masculinas nos Jogos Olímpicos.

Parolimpíadas

As primeiras disputas entre deficientes datam de 1888. Elas aconteceram em Berlim, Alemanha, onde clubes com participação de surdos nos esportes.

Mais tarde, lá pelos anos 1920, nos Estados Unidos, tiveram início atividades como natação e atletismo para atletas com deficiência visual.

Mas foi somente depois da Segunda Guerra Mundial (1939‒1945) que as competições ganharam força.

Os primeiros Jogos Paraolímpicos em Roma, Itália, em 1960, teve 400 inscritos, de 23 países.

PARTICULARIDADES SOBRE:

- NATAÇÃO

- SKITE

GOLFE — Rede do Esporte. Uma das novidades nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016, o golfe volta a ser um esporte olímpico depois de mais de um século de ausência. As primeiras e únicas participações da modalidade nos Jogos ocorreram em Paris-1900 e St. Louis-1904.

II. PRÁTICA DAS MODALIDADES OLIMPICAS

A). INICIANDO A PRÁTICA

1) Lançamento de dardos

2) Lançamento do martelo

3) Lançamento de disco

B). Corridas de:

- revezamento

- marcha

C). Salto

- em distância

- Triplo

D). Jogos de quadra através de filmes na sala de aula por causa da pandemia, vimos:

- Futsal

- Vôlei

- Basquete

- Handebol

F). Modalidades individuais:

- Boxe

- Esgrima

REFERÊNCIA

EDUCAÇÃO FÍSICA – Badminton. Disponível em:<https://www.todamateria.com.br/badminton/ > . Acesso em: 05/02/2021.

Golfe: História. Disponível em:<http://rededoesporte.gov.br/pt-br/megaeventos/olimpiadas>. Acesso em: 05/02/2021.

PRIMEIRA AULA DE QUIMBOL FOI REALIZADA NO CCP - ATIVIDADE MISTURA TÉCNICAS DO VÔLEI, TÊNIS E FUTEBOL - PUBLICADO EM TERÇA-FEIRA, 30 DE JANEIRO DE 2018. Disponível em:<https://www.ccpnet.com.br/noticias

J B Pereira e Benedito Moreira professor

Enviado por J B Pereira em 10/02/2021

Código do texto: T7181416

Classificação de conteúdo: seguro

J B Pereira
Enviado por J B Pereira em 02/07/2021
Reeditado em 05/07/2021
Código do texto: T7291448
Classificação de conteúdo: seguro