A Bíblia nome dado pela Igreja católica Romana aos textos vindos do judaísmo e da Igreja Apostólica, vistos e aprovados pela Patrística.

Será que todas as Bíblias são iguais ?

O que é preciso para ler e entender a Bíblia?

=====

Questão e como entender a Bíblia

Todas as bíblias no mundo todo tem suas diferenças... o que importa é o coração voltado para Deus Jesus Cristo é Espírito Santo...

Problematizando a questão acima e desvendando os contextos da Bíblia ao longo do tempo e da história da Igreja Católica e das outras versões da Bíblia em outras igrejas não católicas.

J B PEREIRA

Sim. Mas, mostra o efeito da história das mais de três mil igrejas evangélicas, após Lutero e os seus seguidores que retiraram livros da Bíblia e deixaram a livre iniciativa da interpretação livre. Sem a contextualização exegética e hermenêutica dos textos bíblicos ao longo dos dois mil anos de história do cristianismo.

Outro fator é as novas edições cujos formatos variaram entre linguagens diferentes entre os textos originais do hebraico, grego, latim e aramaico do tempo de Jesus.

E a Bíblia como tal é criação da Igreja Católica no bom sentido, porque reuniu a coleção de livros do hebraico e grego no século 2, porque Santo Irineu e outros formataram o códice ou cânone bíblico, antes denominado de Escrituras cujo centro era o Pentateuco, excluindo os livros de origem grega. Mas, a PATRÍSTICA considerou os livros gregos também inspirados pelo Espírito Santo.

Até Lutero, houve o cuidado de traduzir para o alemão a Bíblia

Mas, Calvino e Zuínglio não tiveram a mesma preocupação, retiraram os livros tidos apócrifos, aí começou a grande e forte diferença (antes conhecida por protestantes, agora evangelismos ou outras tendências díspares...).

Cada qual dos reformadores fundaram igrejas em cada pais tendo seus nomes: calvino ou calvinismo...

Melanchton, Zuínglio e Bucer etc., seguiram Lutero e mais de perto, Calvino na Suíça. Em 1559, a teologia calvinista se deteve em Genebra e, depois, se espalhou por toda Europa e América.

Escritura é Judaica, A Bíblia é o nome dado pela Igreja Católica Romana aos livros no consenso da Patrologia ou Patrologia, depois em consolidado pelo Tomismo e o Concílio de Trento e o Vaticano II.

_______________

Queria saber sobre o Salmo 119, que em algumas bíblias é o 118.

Outra dúvida apresentada frequentemente é com relação à numeração dos Salmos, pois há diferença nas duas Bíblias (Católica e Protestante).

https://www.recantodasletras.com.br/homenagens/7240443

J B Pereira
Enviado por J B Pereira em 24/04/2021
Reeditado em 24/04/2021
Código do texto: T7240539
Classificação de conteúdo: seguro