Aos ÍNDIOS, mais que Homenagens

Mais que pinturas e cocares
Mais que vãs palavras
É preciso agir

Dar a nossa voz
Em defesa dos índios
E de tudo que representam

O indígena não é um bibelô nem peça de museu

É a viva raiz dessa terra






 
História do Dia do Índio
Em 19 de abril de 1940 foi realizado o "1.º Congresso Indigenista Interamericano", no município de Pátzcuaro, no estado de Michoacán, no México. E, para celebrar este acontecimento, o dia 19 de abril foi a data foi escolhida durante o governo de Getúlio Vargas (1883-1954), através do Decreto-Lei n.º 5.540, de 1943.



(Pataxos)


Existem no Brasil 896 919 índios de 305 etnias, que falam 274 idiomas e vivem espalhados no país.
 
Palavras de origem indígena
Maracanã
Ipanema
Itamaracá
Itu
pororoca
tucunaré
uirapuru
caju
pitanga
Jaci
Iara




 
Tribos indígenas no Brasil - 10 principais
1 - Guarani: originários do tronco da família linguística tupi-guarani, os guaranis somam cerca de 85 mil habitantes no país. Eles vivem em diversos estados do Brasil e estão divididos em três grupos: kaiowá, mbya e ñadevaesse.

2 -
Ticuna: pertencente à família linguística ticuna, apresenta cerca de 50 mil habitantes - que estão na Amazônia, sobretudo às margens do rio Solimões. Eles são considerados o maior grupo indígena que vive na região.

3 - Caingangue: proveniente do tronco da família linguística macro-jê, os caingangues reúnem cerca de 45 mil pessoas. Estão em quatro estados do Brasil: São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

4 - Macuxi: da família linguística Karib, os macuxis encontram-se, em grande parte, no estado de Roraima. Cerca de 30 mil indígenas vivem em aldeias e pequenas habitações isoladas pelo estado.

5 -  
Guajajara: oriundos do tronco da família tupi-guarani, os 27 mil guajajaras existentes moram no estado do Maranhão.

6 -
Terena: da família linguística aruak, há cerca de 26 mil pessoas dessa etnia no território brasileiro. Encontram-se nos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo.

7 -
Yanomami: da família linguística yanomami, esse grupo reúne cerca de 26 mil pessoas nos estados do Amazonas e Roraima.

8 -
Xavante: originários do tronco da família linguística macro-jê, os xavantes têm uma população de 18 mil habitantes, que estão concentrados em reservas indígenas no estado do Mato Grosso.

9 -
Potiguara: pertencem ao tronco da família linguística tupi-guarani. Os potiguaras somam cerca de 18 mil pessoas nos estados da Paraíba, Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

10 -
Pataxó: da família linguística pataxó, esse grupo reúne cerca de 12 mil pessoas nos estados da Bahia e Minas Gerais.
(Dados do Instituto Socioambiental (ISA))




Lembra das LENDAS abaixo ? (Click  aqui e saiba mais ou nos links abaixo)

 1. Lenda da Iara





2. Lenda do Curupira





 3. Lenda do Guaraná








Música Guarani (ouça)







Ñande Reko Arandu - (2000) Memória Viva Guarani (ouça)














 
Reflexão apos ler - 
ACRÓSTICO AO DIA DO ÍNDIO
Altamiro Fernandes da Cruz



***               ***                ***
Imagens
Fonte: Juliana Bezerra - Professora de História (https://www.todamateria.com.br/indios-brasileiros/)