Morre Alfredo Bosi, crítico literário e professor, aos 84 anos , faleceu de Covid-19.

Paz de Jesus!: busca a oração e a serenidade, coragem de viver bem o amor de Jesus e o perdão a cada dia. Jesus é o maior Tesouro para a vida da alma.

J B Pereira

____________

Alfredo Bosi: faleceu no dia 7 de abril de 2021, em São Paulo, aos 84 anos.

____________

Meus votos de pesar e sensível luto! Deus o tenha na Glória Celestial!

Meus sentimentos e minhas preces como católico, junto-me aos outros, que o conheceram e o leram.

Agora estou emocionado e sensibilizado pelo passamento do nosso querido Alfredo Bosi: à dor da família Bosi, dos amigos acadêmicos da ABL, de intelectuais das universidades e do Povo Brasileiro nesta hora tão amarga, fatídica e funesta de vidas ceifadas pelo Covid-19, inclusive de nosso amável e incansável Alfredo Bosi (1936- 2021)

J B Pereira

Homenagem em recanto das letras

07/04/2021

A toda à família de coração, nossa oração!

Crédito da imagem do cartão enviada à família:

https://www.mensagens.inf.br/mensagens-de-pesames-e-luto/

Par erudito e que fez história e literatura O Casal Bosi. ___ Agora parte para a Eternidade, continua imortal entre nós pelo seu colossal e ítalo-brasileiríssimo legado.

____ Em memória a Alfredo Bosi, minha gratidão como cidadão brasileiro, professor mineiro, escritor em São Paulo, longe de São João del-Rei e Alfenas, MG, faço convosco a prece e enaltecimento à sua alma e sua inteligência criadora para que jamais o Brasil esqueça sua vida e obra e que devemos continuar a acreditar na vida.

_____ Sem ainda saber de sua envergadura intelectual, acadêmica de escritor, de tradutor, etc. li em Juiz de Fora entre 1981-83, no seminário Santo Antônio sua magnânima e volumosa obra: Nicola Abbagnano – Dicionário de Filosofia. São Paulo: Mestre Jou, 1970.

____ Depois, nos cursos de Letras (1991-1995) e Mestrado na UFSJ (2009-2011) alguma não menos famosas obras: François Wahl – Filosofia e Estruturalismo (com Adélia B. de Meneses). São Paulo: Cultrix, 1971; História Concisa da Literatura Brasileira. São Paulo: Ed. Cultrix, 1970; O Ser e o Tempo da Poesia. São Paulo: Ed. Cultrix, 1977; Machado de Assis. Em colaboração com J.C. Garbuglio (org.), Mário Curvelo e Valentim Facioli. São Paulo: Ed. Ática, 1982 etc.

_______________

"Bosi foi o sétimo ocupante da Cadeira 12 da Academia Brasileira de Letras (ABL) e foi um dos maiores críticos literários do país. O presidente da ABL, Marco Lucchesi, lamentou a perda. "

“A tanta dor...

Leia mais em: https://vejasp.abril.com.br/cidades/alfredo-bosi-morre-84-anos/

____________

https://www.facebook.com/

Maria Ângela Araújo Resende Drª - UFSJ

tShproc4nsores hd ·

Um mestre de todos nós. Quanta tristeza!

Leonardo Tonus

tShproc5nsores hd ·

Um de meus mestres se foi levado por esta pandemia que nos assola. sem palavras para descrever o que sinto.

https://www.facebook.com/

__________

"O professor titular aposentado do curso de Letras da USP contraiu Covid-19 e não resistiu à gravidade da doença

Por Redação VEJA São Paulo 7 abr 2021, 12h12

Leia mais em: https://vejasp.abril.com.br/cidades/alfredo-bosi-morre-84-anos/

________________

Perfil do Acadêmico

Sétimo ocupante da Cadeira nº 12, eleito em 20 de março de 2003, na sucessão de Dom Lucas Moreira Neves e recebido em 30 de setembro de 2003 pelo acadêmico Eduardo Portella.

Faleceu no dia 7 de abril de 2021, em São Paulo, aos 84 anos.

Cadeira:

12

Posição:

Atual

Antecedido por:

Lucas Moreira Neves, Dom

Data de nascimento:

26 de agosto de 1936

Naturalidade:

São Paulo - SP

Brasil

Data de eleição:

20 de março de 2003

Data de posse:

30 de setembro de 2003

Acadêmico que o recebeu:

Eduardo Portela

Data de falecimento:

7 de abril de 2021

Local de falecimento:

São Paulo

https://www.academia.org.br/academicos/alfredo-bosi

___________

"ALFREDO BOSI nasceu em São Paulo (SP), em 26 de agosto de 1936. É casado com a psicóloga social, escritora e professora do Instituto de Psicologia da USP, Ecléa Bosi, com quem tem dois filhos: Viviana e José Alfredo. Faleceu no dia 7 de abril de 2021, em São Paulo, aos 84 anos.

Descendente de italianos, logo depois de se formar em Letras pela Universidade de São Paulo (USP), em 1960, recebeu uma bolsa de estudos na Itália e ficou um ano letivo em Florença. De volta ao Brasil, assumiu os cursos de língua e literatura italiana na USP. Embora professor de literatura italiana, Alfredo Bosi sempre teve grande interesse pela literatura brasileira, o que o levou a escrever os livros Pré-Modernismo (1966) e História Concisa da Literatura Brasileira (1970).

Em 1970, decidiu-se pelo ensino de literatura brasileira no Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, da qual é professor titular de Literatura Brasileira. Ocupou a Cátedra Brasileira de Ciências Sociais Sérgio Buarque de Holanda da Maison des Sciences de l’Homme (Paris)...

Foi vice-diretor do Instituto de Estudos Avançados da USP de 1987 a 1997. Nesse último ano, em dezembro, passou a ocupar o cargo de diretor. Entre outras atividades no IEA, coordenou o

Educação para a Cidadania (1991-96), integrou a comissão coordenadora da Cátedra Simón Bolívar (convênio entre a USP e a Fundação Memorial da América Latina) e coordenou a Comissão de Defesa da Universidade Pública (1998).

Desde 1989 é editor da revista Estudos Avançados.

Formação escolar

Licenciado em Letras Neolatinas – Português, Italiano, Francês e Espanhol. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (1955-1958).

Curso de Especialização em Filologia Românica e em Literatura Italiana na mesma Faculdade (1959-1960).

Bolsa de Estudos na Faculdade de Letras da Universidade de Florença – Cursos de Filosofia da Renascença (E. Garin), Linguística indoeuropéia (G. Devoto), Literatura Italiana (W. Binni), História da Língua Italiana (Migliorini), Filosofia Geral (C. Luporini) e Estética (Pesce) (1961-1962).

Teses e concursos

Doutorado – Itinerario della Narrativa Pirandelliana. Universidade de São Paulo, 1964. Tese inédita.

Livre-Docência – Mito e Poesia em Leopardi. Universidade de São Paulo, 1970. Tese inédita.

Adjunto à disciplina de Literatura Brasileira, Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (1975).

Titular da disciplina de Literatura Brasileira, Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (1985).

Professor Emérito de Literatura Brasileira da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (2009).

https://www.academia.org.br/academicos/alfredo-bosi/biografia

___________

Bibliografia

José Bonifácio, o Moço – Poesias (texto organizado e apresentado por A. Bosi e N. Scalzo). São Paulo: Conselho Estadual de Cultura, 1962.

O pré-Modernismo. São Paulo: Ed. Cultrix, 1966. 5.a ed., 1979.

História Concisa da Literatura Brasileira. São Paulo: Ed. Cultrix, 1970. 50ª. Edição, 2015.. Edição em língua espanhola: Historia Concisa de la Literatura Brasileña. México: Ed. Fondo de Cultura Económica, 1983; 2.ª edição, 2001.

A Palavra e a Vida (em colaboração com o Prof. Rodolfo Ilari). São Paulo: Ed. Loyola, 1976.

O Ser e o Tempo da Poesia. São Paulo: Ed. Cultrix, 1977. 8ª. Edição revista e aumentada. São Paulo: Cia. Das Letras, 2010.

Reflexões sobre a Arte. São Paulo: Ed. Ática, 1985. 7.ª edição, 2002.

Céu, Inferno. Ensaios de Crítica Literária e Ideológica. São Paulo: Ed. Ática, 1988. Nova edição revista e acrescida. São Paulo: Duas Cidades/Editora 34, 2003. 3ª. Edição, revista. S.Paulo: Editora 34, 2010.

Dialética da Colonização. São Paulo: Companhia das Letras, 1992. 4.a ed., 1996.

Leitura de Poesia. São Paulo: Ed. Ática, 1996.

Os Sertões de Euclides da Cunha. Edição didática. Texto estabelecido por Hercílio Ângelo. São Paulo: Ed. Cultrix, 1973.

O Conto Brasileiro Contemporâneo. São Paulo: Ed. Cultrix, 1975. 16a. edição revista, 2015. A introdução à antologia foi vertida para o alemão sob o título de Situation und Formender zeitgenoessischen brasilianischen Kurzgeschichte, em Brasilianische Literatur, org. por Mechtild Strausfeld. Frankfurt: Suhrkamp, 1984.

Araripe Jr. – Teoria, Crítica e História Literária (org.). Rio de Janeiro: LTC/Edusp, 1978.

Cuentos de Machado de Assis. Seleção e apresentação. Caracas: Ed. Ayacucho, 1978.

Machado de Assis. Em colaboração com J.C. Garbuglio (org.), Mário Curvelo e Valentim Facioli. São Paulo: Ed. Ática, 1982.

Graciliano Ramos. Em colaboração com J.C. Garbuglio, Mário Curvelo e Valentim Facioli. São Paulo: Ed. Ática, 1987.

As Melhores Poesias de Ferreira Gullar. Seleção e apresentação. São Paulo: Ed. Global, 1983. 7.ª edição, 2004.

Cultura Brasileira. Temas e Situações (org.). São Paulo: Ed. Ática, 1987. 4.ª edição, 2003.

Hélio Lopes. Letras de Minas e outros ensaios (org.). São Paulo: Edusp, 1997.

Machado de Assis. O Enigma do Olhar. São Paulo: Ed. Ática, 1999. 3.ª ed., 2003.

Literatura e Resistência. São Paulo: Cia. das Letras, 2002.

Machado de Assis. São Paulo: Publifolha, 2002.

Brás Cubas em três versões. São Paulo, Cia.das Letras, 2006.

Machado de Assis. Coleção “Os Essenciais”. Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Letras, 2010.

Ideologia e contraideologia. São Paulo: Cia. das Letras, 2010.

Padre Antônio Vieira - Essencial. Apresentação e organização. S.Paulo: Penguin Clásscos, Cia. das Letras, 2011.

Entre a Literatura e a História. S.Paulo: Ed. 34, 2013.

Dialética da Colonização. Prefacio de Graça Capinha. Lisboa: Glaciar Editora; Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Letras, 2014.

Catálogo das obras publicadas pela Academia Brasleira de Letras (apresentação e organização). Rio de Janeiro: ABL e Contracapa, 2015.

___

Traduções

Nicola Abbagnano – Dicionário de Filosofia. São Paulo: Mestre Jou, 1970.

François Wahl – Filosofia e Estruturalismo (com Adélia B. de Meneses). São Paulo: Cultrix, 1971.

Simone Weil – “A Ilíada ou o poema da força”. Em Ecléa Bosi (org.), Simone Weil: a condição operária e outros estudos sobre a opressão. 2.ª edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

https://www.academia.org.br/academicos/alfredo-bosi/bibliografia

______________

J B Pereira e https://www.academia.org.br/academicos/alfredo-bosi/bibliografia
Enviado por J B Pereira em 07/04/2021
Reeditado em 13/04/2021
Código do texto: T7226342
Classificação de conteúdo: seguro