Prosa poética: experiência motivacional

Prosa poética: experiência motivacional

Olá pessoal! Retomando o tema da vida e dos sonhos que nos motivam, eu trago para vocês nesse início de tarde um pouquinho de história. Minha, pra não variar muito. Na verdade é um relato com o intuito de dar esclarecimentos, voluntariamente, claro, e atribuir os créditos ao verdadeiro autor do poema, do qual eu, sempre que preciso, me sirvo pra continuar a luta em busca dos sonhos.

Espero que vocês, assim como eu, gostem da obra e queiram conhecer um pouco mais desse poeta nordestino tão pouco lembrado pelos seus conterrâneos.

Relato de experiência motivacional

Então na última Live que eu participei eu citei um trecho de um poema que eu li quando era criança e é um trecho que ficou gravado na minha mente que diz mais ou menos assim a força que tem pele para a frente é a decisão firmada Em sua mente.

Pois é! Quero contar uma história sobre ele para vocês e em seguida colocar aqui o poema na íntegra em homenagem ao autor.

Quando eu era criança meus pais se separaram e minha mãe só encontrava alívio para o sofrimento que sentia quando fazia longas caminhadas. Então ela nos levava pelas redondezas da pequena cidade de Arauá, onde passamos a morar, em diferentes passeios.

Um dos percursos mais recorrentes era visitar uma fazenda no povoado Sapé onde morava sua tia- avó que chamávamos carinhosamente de Tia Tite e amávamos por sua bondade e paciência (que Deus a guarde em bom lugar pois, com certeza merece).

Numa dessas aventuras, no meio do caminho, eu encontrei um livro velho de pensamentos e poemas belíssimos. Já bem estragado pelo tempo e pelo descaso ( jogado fora)

Em uma das poucas páginas inteiras eu me deparei com essa relíquia, o poema. E o li com a alma apaixonada da poetisa que eu nem sabia que havia em mim, na época eu tinha entre 7 e 8 anos, mas já lia tudo que via pela frente. Sempre fui meio precoce nesse sentido e muito curiosa também.

Desde então esse poema me marcou e eu cresci com um trecho dele na cabeça, inclusive usei-o no meu perfil do WhatsAapp por muito tempo.

É o meu lema de vida e quem me conhece sabe. E o advento da internet é um feito humano maravilhoso. Graças a ele eu pude resgatar esta beleza de poema e trazer para vocês. Creio até que muitos já o conhecem. Ele foi escrito pelo poeta pernambucano Manoel de Bastos Tigre. (Mais um Manoel que influenciou na formação da minha personalidade corajosa e sonhadora.)

Vejam como é lindo o poema:

A vitória da vida

Pobre de ti se pensas ser vencido

Tua derrota é caso decidido

Queres vencer, mas como em ti não crês

Tua descrença esmaga-te de vez

Imagina-se perder, perdido estás

Quem não confia em si, marcha para trás.

A força que te impele para a frente

É a decisão firmada em tua mente

Muita empresa esboroa-se em fracasso

Ainda muito antes do primeiro passo

Muito covarde tem capitulado

Antes de haver a luta começado

Pensa em grande e os teus feitos crescerão

Pensa em pequeno irás depressa o chão

O querer e o poder arquipotente

É a decisão firmada Em sua mente.

Fraco é aquele que fraco se imagina,

Olha ao alto o que ao alto se destina

A confiança em si é a trajetória

Que leva aos altos cumes da Vitória

Nem sempre o que mais corre a meta alcança

Nem mais longe o mais forte o disco lança

Mas o que certo em se vai firme e em frente

Com a decisão firmada em sua mente

Homenagem ao grande poeta Manuel Bastos Tigre ( nasceu em Recife em 1882 morreu no Rio de Janeiro em 1957 )seus textos foram muito empregados em sala de aula. Escreveu poemas encantadores cujo conteúdo é de aplicação para a vida prática. Foi um homem de pensamento positivo e como tal muito útil para a educação da juventude pernambucana.

Adriribeiro
Enviado por Adriribeiro em 01/04/2021
Código do texto: T7221504
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.