O PREFEITO E O VERBO, de José Antônio: "O doutor Paulo Pontes era conhecido como exigente e pragmático." "Uma crônica para vocês, minhas amigas e meus amigos..."
Lindo! Parabéns, suas produções nos fazem diferença e nos remete à qualidade de axiologia e à literaturas impares.
J B Pereira
O que se proíbe vem com força (in)consciente!? - O texto satiriza Paulo Pontes - PP - prefeito que rechaça o uso do gerúndio. Contudo, no fim, ele se fez com dores de cabeça com medo de perder o cargo da prefeitura. Tudo em gerúndio: " Doutor PP está gastando com mais de um advogado, todos cobrando caro... está escrevendo mil justificativas para os jornais... dormindo mal... comendo pouco... temendo ameaças...
Tudo no gerúndio."
---- Apreciado o Texto, vou apreciando até ver mais a profundidade... Sair a superfície... Há uma crítica política atual...
Viva o escritor que está escrevendo e não por já ter escrito ( sim!) ou escrevido (não?)... Não escrevido!, não adotado na língua adulto, embora os infantes insistam a dizer como se fosse o escrever tão regular... Sabemos que nem todos leem, nem todos escrevem, nem todos interpretam... Mas, fica aqui o gosto literário, esteticamente deferido, leia mais nosso professor e acadêmico e amigo fiel, cujo humor nos leva a ver a pragmática, a semântica e a prosódica da Língua portuguesa em José Antônio Oliveira de Resende, quem não conhece está perdendo... Perdido, jamais! Tem sempre a chance de ler e conhecer, se não for pessoalmente, pelo menos nosso Leitor e Escritor exímio, exitoso, excelente, elegante, ético, estético... Jamais efêmero, sim: etéreo, sublime...
Escritor com boa sátira e bom humor vence, por meio da escrita sútil.
Em latim: "Scriptor satura ad bonum et bonum humor adipiscitur, per scripturam subtilis."
____ Parabéns, escritor José Antônio O. Resende!
___________
Isso é verdade: sobre a Pessoa do amigo escritor José Antônio Oliveira de Resende, de São João del-Rei, MG
J B Pereira
01/04/2021. (Dia da verdade, porque é Bênção de Deus cada cada um que tem fé e esperança na vida.)
Lindo como pessoa e cultura viva desta cidade, Gentleman da Academia de Letras de nossa Barroca "freguesia" e a Luz/ o Sal "in persona Christi" (O Cristão é alter Christus est!) na UFSJ ! Fino demais! Elegante e homem das letras e de vida de fé e oração..., José Antônio Oliveira de Resende, você merece, pela sua nobreza de caráter, bondade interior, cultura sempre mais aprimorada na estética e na literatura e línguas em geral, como professor amoroso e competente - sempre amado e inesquecido/inesquecível pelos seus amigos e quantos de que de sua pessoa aproximam. Não é hipérbole enaltecer sua dignidade de escritor, amigo, professor, acadêmico, católico exemplar... Basta conhecer e ficar alguns segundo perto de sua pessoa, para se encantar e abismar com sua cultura e raízes mineiras, de filho sãojoanense e de lar católico inconfundível. Amo a sua escrita, sua pessoa queridíssima de meu lar, "ab eterno" porque, conosco, é cidadão do céu na travessia/pascoa nesta dimensão planetária ou terrenal. E é o que o mundo tanto precisa ter e ser!, aliás, já o tem: estamos diante do digníssimo escritor e amigo
J B Pereira
01/04/2021.
_________________
José Antônio Oliveira de Resende
"José João Bosco Pereira, meu amigo, não mereço suas palavras.
No entanto, não posso deixar de lhe confessar algo: seu retorno foi uma verdadeira crônica, com excelente jogo de palavras. Vou copiar e guardar como um verdadeiro prêmio que recebi... importante e emocionante presente! Obrigado, de coração! Abraço grande e repleto de saudades, meu bom amigo!"
José Antônio Oliveira de Resende
____
TEXTO ABAIXO DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO E ACADÊMICO:
José Antônio Oliveira de Resende
2n5n deSu uhmdallorfsçstSio pdohuoàsm 1g1:nns4horlhmem3d
José Antônio Oliveira de Resende
"Uma crônica para vocês, minhas amigas e meus amigos. Estamos em um período de muita angústia, revolta e pranto. Porém, acredito que por trás da cortina das lágrimas é possível vislumbrar a possibilidade de algum sorriso, até mesmo para deixar a alma continuar a respirar. Espero que eu consiga isso com a minha crônica. Tomara que gostem! Obrigado pela leitura! Grande abraço!
O PREFEITO E O VERBO
José Antônio *
O doutor Paulo Pontes era conhecido como exigente e pragmático. Quando venceu a eleição para prefeito, fez questão de levar essas duas características para o gabinete. Administração severa. Seu pragmatismo exigente e sua exigência pragmática faziam o fordismo parecer um projeto de preguiça. Paulo Pontes era fissurado em resultados.
– Os fins justificam os meios, doutor?
Que meios? O negócio do doutor Paulo Pontes era com o fim. No singular. Sem essa de fins diferentes, pois a sua exigência pragmática não admitia discussões sem fim.
Era o típico prefeito “coito de galo”: rápido e com resultado.
Como todo homem público, o doutor Paulo Pontes também tinha apelido: Doutor PP. E foi com esse apelido que ele emplacou a sua candidatura a prefeito:
PPPP – PAULO PONTES PREFEITO PRONTO
Rápido e com resultado.
O PP do Doutor PP foi ganhando significados novos, sempre elogiosos. Nas inaugurações das obras, lá estava o Doutor PP (Prefeito Proativo)... nas reuniões administrativas, via-se o assíduo e pontual Doutor PP (Prefeito Presente)... se convidado para culto evangélico, prontificava-se o Doutor PP (Prefeito Protestante)... se era convite era para evento de ateus, não se furtava o Doutor PP (Prefeito Pagão)... caso fosse ritual em igreja católica, olha lá o Doutor PP (Prefeito Pontifício)...
Um dia, o Doutor PP chamou todo mundo e lascou pragmaticamente:
– A partir de hoje, acabou o gerúndio aqui na prefeitura. Nada de fazendo... terminando... preparando... Quero tudo pronto. Agora é só verbo no particípio. Fez? Feito! Terminou? Terminado! Preparou? Preparado! Entenderam?
– Entendido! – responderam todos, agarrando-se ao emprego e à forma do verbo.
Não demorou muito e o prefeito já era o Doutor PP (Particípio Passado).
Um vereador dos mais entusiasmados tentou inovar a sigla: Doutor PQP (Prefeito Que Potencializa). No entanto, o entusiasta edil conteve o arrebatamento, pois PQP poderia ofender o alto escalão com uma sigla de baixo calão. Seria o seu definitivo adeus à câmara. Se o desrespeito se lhe imputa, o voto não se computa, logo é vã a disputa. PQP!
Enredo bom tem que ter complicação. E ela apareceu. Foi quando o Doutor PP recebeu o Secretário Estadual da Educação para a inauguração de uma escola. O prefeito já ficou destrambelhado com o nome do secretário:
– Armando? O nome dele tinha que está no gerúndio?
O segurança sugeriu:
– Chama ele pelo sobrenome, Doutor PP.
– E qual é o sobrenome do homem, Massa Grossa? – era o apelido do segurança.
– Venvindo.
– Armando Venvindo? – espinafrou o prefeito – Esse cara é uma eterna continuidade!!!
Não teve jeito. Chegou o dia. Banda de música, crianças com banderinhas na mão, fita pra ser cortada. O Secretário Estadual da Educação começou o seu discurso. Depois de saudar todos os presentes, pigarreou e iniciou a sua oratória:
– É com alegria que estou aqui discursando e inaugurando esta escola que estará funcionando e recebendo alunos e alunas que estarão estudando e se formando para estarem construindo este nosso país que está se desenvolvendo e...
De repente, um susto e todo mundo horrorizado. O Secretário caiu sentado, depois de um pescoção do Doutor PP. Era gerúndio demais.
Rolou processo na justiça. E tome prejuízo: escola não inaugurada, cidade mal falada, prefeito afastado... E o Doutor PP com medo de ter que engolir um amargo particípio: cassado!
O vereador entusiasta até pensou em voltar com a sigla PQP. Mas deixou pra lá.
Doutor PP está gastando com mais de um advogado, todos cobrando caro... está escrevendo mil justificativas para os jornais... dormindo mal... comendo pouco... temendo ameaças...
Tudo no gerúndio."
TEXTO ACIMA DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO E ACADÊMICO:
*JOSÉ ANTÔNIO OLIVEIRA DE RESENDE é professor de Prática de Ensino de Língua Portuguesa, do Departamento de Letras, Artes e Cultura da Universidade Federal de São João del-Rei.
Membro da Academia de Letras de São João del-Rei
e-mail: jresende@mgconecta.com.br jresende@ufsj.edu.br
José Antônio Oliveira de Resende
OUTRO CONTATO:
https://www.facebook.com/profile.php?id=100008763069696
___________