OS MOTIVOS DA MINHA TRISTEZA

Para: F.

Com subida e sincera desejada felicidade e alegria (Nota do Autor).

Observação: Bati uma foto para lhe enviar via WhatsApp, mas vi na foto olhos castanho-claros tristes. Desisti. Quando eu estiver alegre farei outra foto sorridente e enviarei para você com uma dedicatória especial.

O DIA DE HOJE – (28/03/2021)

E por aqui amanheceu um dia chuvoso. Chuva fina e, às vezes, forte; fria e gostosa para fazer amor; ouvir músicas, ler, ver filmes, pesquisar, estudar, aprender, escrever e ensinar.

Gosto de cultivar a semente do amor-próprio e assim poderei mandar a tristeza embora para bem longe, de preferência ao encontro do sol, para se purificar pelo fogo e voltar trazendo paz, alegria, esperança e amor.

Sinto tristeza pelos que sofrem pelas perdas irreparáveis, tristeza pelos violentos homicidas, alguns encarcerados, outros não pelas interpretações esconsas dos que podem julgar e leis fracas em detrimento da sociedade abandonada à própria sorte.

Sinto tristeza pelos que desrespeitam, vilipendiam e maltratam mulheres, idosos, crianças e animais; tristeza pelos desempregados e doentes físicos, deformados e mentais.

Sinto tristeza pelos néscios e desequilibrados; pelos infelizes desidiosos, acomodados e desqualificados quase sempre por falta de interesse ou oportunidade; pelos que não pelejam pelo progresso pessoal e coletivo de seus familiares, não se valorizando, sem honrarem seus compromissos econômico-sociais.

Estou triste pelos ingratos, que não sabem ou não querem dizer um simples obrigado; não enxergam o melhor caminho para a conquista dos seus nirvanas apenas fantasiados; temo pelo futuro nigérrimo dos que não valorizam o estudo; pela falta de siso na coexistência pacífica com seus pais, semelhantes e demais familiares.

CONCLUSÃO

Tristeza é uma emoção e um sentimento muito típico dos seres humanos, caracterizado pela falta da alegria, ânimo, disposição e outras emoções de insatisfação. A tristeza pode se apresentar em diferentes graus de intensidade, variando desde a tristeza passageira, que normalmente dura alguns minutos ou horas, à tristeza profunda, que pode persistir por vários dias ou semanas, além de ser um sinal de problemas mais complexos, é o prenuncio da depressão.

Não é o meu caso. Sou sensitivo. Acredito que a vida não é triste. Há, igual a felicidade, momentos tristes. Sinto pela proximidade dos que sofrem a dor aguda do espírito em agonia. Sinto o choro plangente de quem não pode ao menos sussurrar uma prece... Estou triste, mas minha tristeza é passageira!

Não perco a fé nem a esperança. Tudo passará! Assim creio, quero e faço minha parte ajudando a quem merece e honra a unicidade familiar. É dessa forma que supero minha tristeza. Você F. querida é meu melhor exemplo que sublima minha motivação. Gosto disso!