A doação para apoiar essas famílias no mobiliza Campinas, SP. __ASSISTA AO FILME UM HOMEM ENTRE GIGANTES "Na trama, o Doutor Bennet Omalu (Will Smith) ___HOMENAGENS AOS INVENTORES E CIENTSTAS.

Tenhamos paciência, solidariedade, perdão, partilha, respeito a todos acima das ideologias e partidos e crenças ou grupos religiosos ...

Tudo passa, Deus sempre permanece onde há amor e paciência.

++++++

https://www.feac.org.br/mobilizacampinas/

Mas você pode fazer a diferença!

Contamos com a sua doação para apoiar essas famílias.

METAS:

Atender 8 mil famílias

Arrecadar R$ 4 milhões

Atendimento continuado por no mínimo 4 meses

Benefício mensal de R$ 120 em cartão alimentação

Parabéns! Agradecemos quem nos ajudar...

https://www.feac.org.br/mobilizacampinas/

Comitê Executivo Mobiliza Campinas agradece.

______________

D. Bosco e a família salesiana pela causa da igreja e dos menores...

J B Pereira

https://www.recantodasletras.com.br/juvenil/7211642

___

Amor à Biblia na Igreja Apostólica...: a formação e cuidado com a Bíblia ... Plano de aula: Criando um personagem.

https://www.recantodasletras.com.br/juvenil/7209304

____________

Um Homem Entre Gigantes - Filme 2015 - AdoroCinema

SINOPSE

Não recomendado para menores de 12 anos

"Dr. Bennet Omalu (Will Smith), neuropatologista forense, diagnostica um severo trauma cerebral em um jogador de futebol americano e, investigando o assunto, descobre se tratar de um mal comum entre os profissionais do esporte. Determinado a reverter o quadro e expôr para o mundo a grave situação, ele trava uma guerra contra a poderosa NFL."

ASSISTA AO FILME

UM HOMEM ENTRE GIGANTES

"Na trama, o Doutor Bennet Omalu (Will Smith) é uma representação da minoria por excelência: ele é negro em meio a vários médicos brancos, é estrangeiro entre americanos..."

SVOD / STREAMING

netflix

http://www.adorocinema.com/filmes/filme-225176/#:~:text=Bennet%20Omalu%20(Will%20Smith)%2C,entre%20os%20profissionais%20do%20esporte.

)))))))))))))))))))))

Os 17 maiores cientistas do mundo e suas descobertas mais impressionantes

Atualizado em 9 março 2021

"Você já imaginou como seria o mundo sem as contribuições teóricas de Galileu Galilei, Marie Curie e Albert Einstein? É por causa deles e de outros grandes cientistas da história que vivemos em um mundo mais tecnológico, mais confortável e com uma expectativa de vida muito maior do que a de pessoas de alguns séculos atrás."

https://www.maioresemelhores.com/maiores-cientistas-do-mundo-e-suas-descobertas/

))))))))))))))

TECNOLOGIA

"Os maiores inventores e inovadores da história, segundo MIT

Pesquisa realizada com jovens americanos apontou quem eles consideram os maiores inventores e inovadores de todos os tempos"

Por Gabriela Ruic

Publicado em: 30/01/2012 às 09h03

access_time

Tempo de leitura: 3 min

Steve Jobs

"O fundador da Apple, Steve Jobs, ficou com o segundo lugar entre os eleitos do grupo. Jobs foi um dos primeiros a enxergar o potencial que computadores pessoais tinham de revolucionar a maneira como nos relacionamos com a tecnologia. E ele estava certo."

Alexander Graham Bell

"Na terceira posição da lista de inventores mais importantes escolhidos pelo grupo está o escocês Graham Bell. Membro de uma família de especialistas na comunicação com deficientes auditivos, o cientista e inventor foi o primeiro nome a ser associado à invenção do telefone, atualmente atribuída ao italiano Antonio Meucci."

Marie Curie

"A polonesa foi a primeira pessoa a ser contemplada duas vezes com um Nobel. O primeiro foi no ramo da física, por suas descobertas do campo da radioatividade. O outro, na química, justificou-se pelo encontro de dois novos elementos até então desconhecidos, o rádio e o polônio."

Mark Zuckerberg

"O fundador do Facebook ficou com a quinta colocação entre os grandes inventores da história, de acordo com os jovens ouvidos pelo Lemelson-MIT Invention Index. A rede social lançada por ele em 2004 é frequentada por mais de 750 milhões de usuários ativos e é considerada a maior do mundo."

Amelia Earhart

"Amelia foi a primeira mulher a voar sozinha sobre o Atlântico e também a cruzar os EUA em um avião, de costa a costa. Além de aviadora, foi uma importante militante pelos direitos das mulheres na aviação. Sua morte ainda é alvo de mistérios. Ela desapareceu em 1937, enquanto sobrevoava o Pacífico para dar a volta ao mundo."

Temple Grandin

"Engenheira, escritora, cientista e...autista. Temple Grandin inventou uma série de instrumentos que revolucionaram a pecuária e também a “máquina do abraço”. O aparelho, que pressiona um indíviduo simulando contato físico, é usado até hoje em pacientes autistas. Temple é considerada uma das maiores especialistas em autismo e escreveu vários livros importantes sobre o assunto."

https://exame.com/tecnologia/os-maiores-inventores-da-historia-segundo-mit/

______________

É coisa nossa: conheça 6 grandes invenções criadas por brasileiros:

Rádio - Padre Roberto Landell de Moura. ...

Balão - Padre Bartolomeu de Gusmão. ...

Transmissão automática - José Braz Araripe e Fernando Lehly Lemos. ...

Identificador de chamadas - Nélio José Nicolai. ...

Reprodutor de áudio portátil - Andreas Pavel.

Mais itens...•23 de dez. de 2017

https://pt.wikipedia.org/wiki/Categoria:Inventores

++++++++++

As 20 maiores invenções feitas no Brasil ou por brasileiros

1. O rádio

"Roberto Landell de Moura foi um padre católico e inventor brasileiro. Foi pioneiro na transmissão da voz humana sem fio (radio emissão e telefonia por radio) antes mesmo que outros inventores, como o canadense Reginald Fessenden (dezembro de 1900). Marconi se notabilizou por transmitir sinais de telegrafia por rádio; e só transmitiu a voz humana em 1914."

2. Urna eletrônica

"A invenção da urna eletrônica ocorreu em 1989, na cidade de Brusque, Santa Catarina, por Carlos Prudêncio. Mas, na ativa só entrou em 1996, em teste em 57 municípios."

3. Radiografia

"As radiografias foram inventadas por um brasileiro. O médico Manuel de Abreu pesquisou durante muitos anos uma forma de radiografar órgãos do corpo humano. Suas pesquisas deram resultado em 1936, quando criou o sistema que permitia ?fotografar?, por meio de chapas radiográficas, os pulmões. Isso propiciou que o diagnóstico de doenças como a tuberculose fosse muito mais rápido. A técnica foi batizada como abreugrafia."

4. Escorredor de arroz

A dona de casa Therezinha Beatriz Alves de Andrade cansada de ver sua pia entupida toda vez que lavava arroz, criou o utensílio em 1959. Três anos depois, o escorredor era exibido em feiras de utilidades domésticas e comercializado massivamente.

5. Identificador de chamadas

O eletrotécnico Nélio José Nicolai, em 1980, criou um aparelho que permitia identificar de onde vinha a ligação. Ele batizou o invento de Bina (sigla para B identifica número de A), que em pouco tempo se espalhou pelo mundo.

6. Walkman

O aparelho foi inventado por um alemão naturalizado brasileiro. A família de Andreas Pavel mudou-se para São Paulo quando ele tinha apenas seis anos e aos 27 anos, em 1972, ele criou o aparelho de som portátil, a que batizou de stereobelt. Após anos de brigas judiciais, o inventor e a Sony acabaram entraram em um acordo e a empresa reconheceu a autoria do invento.

7. Fotografia

Em 1833 a fotografia pode ter sido inventada no Brasil, com um método diferente, por Antoine Hercule Florence, um francês que viveu aqui por muitos anos. Após vários experimentos – que incluíram até o uso de urina para fixar imagens -, Antoine desenvolveu uma chapa de vidro tratada quimicamente que capturava a imagem e depois podia passá-la para o papel. Esse feito permaneceu pouco reconhecido por décadas até que o historiador Boris Kossoy, da Universidade de São Paulo (USP), revelou a façanha no livro 1833: A descoberta isolada da fotografia no Brasil.

8. Máquina de escrever

O padre João Francisco de Azevedo teve a ideia de adaptar um piano de 24 teclas para que ele pudesse imprimir letras em um papel. Para mudar de linha era preciso pisar no pedal, localizado na parte de baixo do aparelho. Sem dúvida, a ideia era bastante promissora. Azevedo confiou a sua invenção ao negociante George Napoleon, que dizia ter possíveis interessados em fabricá-la nos Estados Unidos. Nunca mais teve notícias do vendedor, mas alguns anos depois um modelo quase igual foi apresentado em solo americano por Christofer Sholes. Em seguida, a empresa Remington comprou a ideia e passou a fabricá-las em escala comercial.

9. Coração artificial

O engenheiro mecânico Aron de Andrade, do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia (SP), elaborou essa salvação para os cardíacos em 2000, que é ligado ao coração natural e alimentado por um motor elétrico.

10. Painel eletrônico

Essa invenção é ideia de Carlos Eduardo Lamboglia, que criou o painel mais usado em todos os jogos de futebol televisionados. Em 1997 ele patenteou a criação e na Copa da França foi usada em todos os jogos do evento.

11. Balão a ar

Bartolomeu de Gusmão observou que o ar quente é mais leve que o ar exterior e que com essa informação seria possível criar um veículo que pudesse levitar tendo este conceito como princípio. Em 1709, criou a ?Passarola? e o exibiu para a corte portuguesa. O público, estupefato, viu o aparelho movido a ar quente subir a quatro metros de altura.

12. Câmbio automático

José Braz Araripe foi o engenheiro mecânico que inventou o câmbio automático, ele criou o protótipo e o projeto do câmbio em 1932, e vendeu para a General Motors (GM). Em 1938, a montadora produziu o primeiro carro hidramático.

13. Cinema 3D

Em 1934 um italiano chegado ao Brasil com seis meses de idade, chamado Sebastião Comparato, criou dois modelos de projetores 3D e os apresentou no Rio de Janeiro. O projeto consistia em um pequeno equipamento que podia ser adaptado a projetores comuns e a uma tela especial. A imagem projetada era refletida por um espelho e o processo criava a sensação de que a imagem estava passando em um espaço vazio, como uma espécie de palco de teatro.

14. Orelhão

O protetor de telefones públicos foi invenção da designer Chu Ming Silveira, que nasceu na China, mas foi naturalizada brasileira. Na época, 1970, ela chefiava a seção de projetos do Departamento de Engenharia da Companhia Telefônica Brasileira. Atualmente, a invenção de Chu Ming pode ser encontrada em países da América Latina, como Peru, Colômbia, Paraguai, e também em países da África, como Angola, e até mesmo na China.

15. Avião

Em 1906, Alberto Santos Dumont decolou com seu famoso 14-Bis em Paris, num voo de aproximadamente 220 metros. Foi a primeira exibição pública de uma aeronave voando a essa distância de forma autônoma, o que tornou o inventor conhecido por toda a Europa como o inventor do avião, apesar das contestações dos irmãos Wright.

16. Relógio de pulso

Mas se a invenção do avião é contestada, Santos Dumont pode ganhar o mérito por outra engenhoca: o relógio de pulso. O ?pai da aviação? pretendia cronometrar o tempo de voo dos seus aviões durante as experiências. Naquele tempo, os relógios ficavam nos bolsos, presos a uma corrente. Como ele tinha dificuldades em tirar constantemente o relógio do bolso, encomendou ao joalheiro Cartier um modelo que ficasse fixo no braço e facilitasse o controle das horas.

17. Soro antiofídico

Um soro concebido para combater os efeitos causados por venenos de diferentes tipos, o soro antiofídico deve ser administrado tão rapidamente quanto possível após o diagnóstico que identifica a fonte do veneno. Vital Brasil, um imunologista brasileiro de renome internacional o antídoto em 1903, bem como soros para picadas de escorpião em 1908 e soros para veneno de aranha em 1925.

18. Interfaces cérebro-máquina

A interface cérebro-máquina é uma via de comunicação direta entre o cérebro e um dispositivo externo. Eles são freqüentemente direcionados a ajudar, aumentando, ou reparar funções cognitivas ou sensório-motoras em humanos. Um grupo de 150 cientistas liderados pelo brasileiro Miguel Nicolelis trabalhou em um projeto que ficou mais conhecido por ter sido apresentado na Copa do Mundo do Brasil, com o pontapé inicial da bola da Copa dado por um paraplégico com o exoesqueleto, uma estrutura metálica que dá sustentação ao corpo e reage a comandos do cérebro, como andar e chutar.

19. Escova progressiva

Em 1998 foi criada a escova progressiva de formol, por cabeleireiros do subúrbio do Rio de Janeiro. Chamada pelo mundo de Brazilian Hair Straightening, Brazilian Blowout, Keratin Treatment e outras denominações, a escova progressiva ganhou os salões pelo mundo e a preferência de algumas celebridades.

20. Cartão telefônico

Em 1978 o engenheiro Nélson Guilherme Bardini teve a brilhante ideia de criar um cartão telefônico feito de PVC e um circuito elétrico ligado a pequenas superfícies metálicas que daria créditos para ligações em orelhões. O invento se espalhou pelo mundo mas só foi implantado de forma oficial no território brasileiro em 1992.

https://www.consumidormoderno.com.br/2017/05/08/20-invencoes-brasil-brasileiros/

_______________

NEGRA, SOY!

08 mulheres negras cientistas brasileiras que você precisa conhecer

Acadêmicas das áreas de humanas, exatas e biológicas que superaram machismo acadêmico e o racismo

Norma Odara

Brasil de Fato | São Paulo (SP) | 25 de Julho de 2017 às 10:46

Leer en español

LEIA O ESPECIAL:

NEGRA, SOY! O TOM, A VOZ E A RESISTÊNCIA DAS MULHERES AFROLATINAS E CARIBENHAS

Edição: Camila Rodrigues da Silva

https://www.brasildefato.com.br/2017/07/25/8-mulheres-negras-cientistas-brasileiras-que-voce-precisa-conhecer

_____________

Vida & Estilo

Dez invenções de mulheres negras que revolucionaram a humanidade

Desafiando todas as probabilidades, elas venceram os olhares tortos do preconceito e contribuíram para o mundo que conhecemos hoje

Bruna Nardelli

10/06/2020 5:00,atualizado 10/06/2020 14:21

https://www.metropoles.com/vida-e-estilo/dez-invencoes-de-mulheres-negras-que-revolucionaram-a-humanidade

______________

10 grandes inventores e cientistas negros da história | Super

https://super.abril.com.br/mundo-estranho/os-10-maiores-inventores-e-cientistas-negros-da-historia/

___________

23 cientistas negros que você precisa conhecer

Você sabia que os melhores tratamentos para hanseníase, catarata e câncer foram criados e aprimorados por pesquisadoras negras?

8 min de leitura

LARISSA LOPES*

01 DEZ 2018 - 12H06 ATUALIZADO EM 18 NOV 2020 - 13H09

WhatsApp

Facebook

Twitter

Pinterest

Linkedin

Copiar Link

George Washington Carver (Foto: Adam Cuerden/Wikimedia Commons)

A ciência não está imune à desigualdade social e ao preconceito: apesar do papel de destaque que pesquisadores negros desempenharam nos últimos séculos, essa parcela da população ainda se vê subrepresentada nos espaços acadêmicos.

Uma das principais instituições de ensino superior do país, a Universidade de São Paulo (USP) tem apenas 129 professores que se declaram negros — cerca de 2,2% do total de docentes. Entre os estudantes, a porcentagem também é baixa: em 2017, apenas 4% dos calouros eram negros.

Além das ações afirmativas, para reverter esse quadro também é necessário valorizar a cultura e o papel dos negros na produção de conhecimento: por isso, conheça 23 pesquisadores que enfrentaram o racismo e entraram para a história da ciência.

SAIBA MAIS

Você é racista - só não sabe disso ainda

Desaprender preconceitos dá trabalho — e ele é todo seu

1 - Alfred Oscar Coffin (1861 - 1933)

Coffin foi professor de matemática e língua românica da Universidade Wiley, no estado norte-americano do Texas. Formou-se e concluiu o mestrado na Universidade Fisk, uma instituição de ensino historicamente negra do Tennessee, e, em 1889, tornou-se o primeiro afro-americano a obter um doutorado em biologia — pela Illinois Wesleyan University

2 - George Washington Carver (1864 - 1943)

Filho de escravos, Caver foi separado de sua família após um sequestro e, então, foi criado pelo casal que havia comprado seus pais. No Mississippi, teve dificuldades para encontrar uma escola que aceitasse alunos negros. Aos 13 anos, se mudou para o Texas para viver com uma família adotiva e continuar os estudos.

A primeira universidade a aceitar Carver foi a Highland University, que o rejeitou logo após descobriu que o aluno era negro. Mais tarde, foi aprovado a Universidade Estadual de Iowa, onde desenvolveu estudos sobre agricultura. O agrônomo queria promover plantações alternativas ao algodão nos EUA, como a de amendoim e batata-doce, para que fazendeiros pobres tivessem uma produção mais sustentável. Seu trabalho recebeu diversas honrarias.

SAIBA MAIS

Quem foi Malcolm X, uma das maiores influências do movimento Black Power

7 fatos sobre Maya Angelou, ativista do movimento negro norte-americano

3 - Ernest Everett Just (1883 - 1941)

Just foi o zoólogo norte-americano responsável por reconhecer o papel fundamental da superfície celular no desenvolvimento dos organismos. Desenvolveu pesquisas nos Estados Unidos, Itália, Alemanha e França.

4 - St. Elmo Brady (1884 - 1966)

Primeiro homem negro a conquistar um título de PhD em Química nos EUA. Atuou como professor universitário por décadas e ajudou a captar recursos para universidades historicamente negras.

5 - Alice Ball (1892 - 1916)

Alice Ball (1892 - 1916) (Foto: Wikimedia Commons)

Além de ser a primeira mulher a se formar na Universidade do Havaí, Alice criou, aos 23 anos, o método Ball, um tratamento químico que ajudou a curar a lepra e aliviou a vida de centenas de pessoas, que não foram mais obrigadas a se exilar de suas famílias.

Ball morreu aos 24 anos, provavelmente por ter inalado gás clorídrico no laboratório. Em todo ano bissexto, no dia 29 de fevereiro, comemora-se o Alice Ball Day no Havaí.

6 - Léopold Sédar Senghor (1906 - 2001)

Léopold Sédar Senghor, filósofo e presidente do Senegal (Foto: Divulgação)

Léopold Sédar Senghor, filósofo e presidente do Senegal (Foto: Divulgação)

O pensador senegalês foi o primeiro africano formado pela Universidade de Sorbonne, em Paris. Desenvolveu o conceito de negritude e um movimento literário que exaltava a identidade negra, lamentando o impacto que a cultura europeia teve nas tradições do continente. Em 1960, logo após a independência do Senegal, foi eleito presidente, cargo que ocupou até 1980. Conheça mais sobre o trabalho de Senghor e de outros pensadores africanos contemporâneos.

SAIBA MAIS

5 pensadores africanos contemporâneos que você precisa conhecer

Morte de bebês negros cai pela metade quando tratados por médicos negros

7 - Kenneth Clark (1914 - 2005)

Foi a primeira pessoa negra a concluir o doutorado na Universidade Columbia. Junto com a sua esposa, Mammie Phipps Clark, criou o "experimento da boneca", que escancarou o racismo existente desde a infância.

8 - Mammie Phipps Clark (1917 - 1983)

A psicóloga e ativista de direitos civis foi a segunda pessoa afro-americana a se tornar doutora pela Universidade Columbia. Mammie provou como a segregação racial prejudica as crianças através do experimento desenvolvido com seu marido e de testes com lápis de cor. Mammie foi diretora do Centro de Northside para o Desenvolvimento Infantil entre os anos 1946 e 1979, quando se aposentou.

9 - Katherine Johnson (1918 - )

A história de Katherine Johnson inspirou o filme indicado ao Oscar Estrelas Além do Tempo (Foto: Wikimedia)

A história de Katherine Johnson inspirou o filme indicado ao Oscar Estrelas Além do Tempo (Foto: Wikimedia)

Nascida em 26 de agosto de 1918 em West Virginia, Johnson sempre foi uma criança prodígio. Concluiu o ensino médio aos 14 anos e, aos 18, recebeu um diploma universitário.

“Eu contava tudo, os passos até a estrada, os passos até a igreja, o número de pratos e talheres que eu lavava… Tudo o que podia ser contado, eu contava”, disse Johnson à Nasa, agência americana responsável por programas de exploração espacial na qual começou a trabalhar aos 35 anos.

Por seus mais de 30 anos de trabalho na agência, Johnson recebeu a Medalha Presidencial da Liberdade em 2015, a maior condecoração civil dos Estados Unidos. A história de Johnson e de outras mulheres negras que trabalharam como “calculadoras humanas” para a Nasa virou livro e filme: Estrelas Além do Tempo. Conheça 5 lições inspiradoras que aprendemos com a matemática centenária.

10 - Charles E. Anderson (1919 - 1994)

Primeiro afro-americano a se tornar PhD em Meteorologia. Foi reitor da Universidade de Wisconsin e atuou na divisão de meteorologia das Forças Armadas norte-americanas durante a 2ª Guerra Mundial.

SAIBA MAIS

5 cientistas negras que mudaram a história da ciência

Jeanette Epps será a primeira astronauta negra em longa missão na ISS

11 - David Blackwell (1919 - 2010)

Foi professor emérito de estatística na Universidade da Califórnia em Berkeley, criou o teorema Rao–Blackwell e foi a primeira pessoa negra a entrar na Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos.

12 - Jane Cooke Wright (1919-2013)

A "mãe da quimioterapia" desenvolveu novas formas de testar drogas contra o câncer e de tratar tumores difíceis de serem alcançados. Wright foi cofundadora da Sociedade Americana de Oncologia Clínica.

"O trabalho [de Jane Wright] não só era científico, mas também foi visionário para toda a ciência da oncologia", afirma a Sandra Swain, eminente médica norte-americana e especialista em câncer de mama.

13 - Milton Santos (1926 - 2001)

Milton Santos, geógrafo brasileiro (Foto: Flicr/Site Milton Santos/Creative Commons)

Nascido em 3 de maio de 1926, em Brocas de Macaíba (BA), Santos formou-se em Direito pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e fez doutorado em Geografia pela Universidade de Estrasburgo. Ele trabalhou como jornalista, redator e professor.

Por causa do golpe militar em 1964, ele passou a ser professor itirenante em diversos países e faculdades, como a Paris-Sorbonne, na França e o MIT (Massachusetts Institute of Technology). O geógrafo retornou ao Brasil em 1977 e publicou o livro "Por uma Geografia Nova" em 1978. Recebeu 20 títulos de Doutor Honoris Causa e fundou laboratórios de geografia em países da Europa, África e América. Santos foi o primeiro brasileiro a ganhar o Prêmio Vautrin Lud (considerado o Nobel da geografia).

SAIBA MAIS

Quem foi Milton Santos, um dos maiores nomes da Geografia no Brasil

10 invenções que não existiriam se não fossem por mulheres negras

14 - Annie Easley (1933 - 2011)

Criada por sua mãe solteira, Easley foi uma matemática, programadora e engenheira espacial da Nasa. Na agência espacial, ela trabalhou na divisão de veículos de lançamento e presidiu o clube de esqui. Fez também importantes pesquisas na área de fontes alternativas de energia.

15 - Patricia Bath (1942 - )

Bath é a oftalmologista responsável por criar o tratamento a laser para a catarata, procedimento revolucionário e bem menos doloroso aos pacientes. Além disso, ela também é fundadora do Instituto Americano pela Prevenção da Cegueira e sua attuação profissional foi fundamental para ampliar o oferecimento de serviços oftalmológicos para comunidades pobres.

16 - Clarence Ellis (1943 - 2014)

Cientista de computação e professor emérito da Universidade do Colorado. Ellis foi pioneiro nos estudos do trabalho cooperativo auxiliado por computador e da transformação operacional.

17 - Evan Forde (1952 - )

Forde se formou em geologia e se especializou em geologia marinha pela Universidade Columbia. Hoje, é oceanógrafo e pesquisador do Laboratório Geológico e Oceanográfico Atlântico da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos EUA (NOAA). Em 1979, entrou para a história como o primeiro oceanógrafo afro-americano a conduzir uma missão de pesquisa em uma embarcação submersível — uma Nekton Gamma, e mais tarde um Alvin e Johnson Sea Link.

Além disso, Forde também atua como educador científico e já divulgou a oceanografia para milhares de crianças em palestras nos Estados Unidos.

SAIBA MAIS

11 mulheres negras brasileiras pioneiras em cultura, política e ciência

18 - Luiza Bairros (1953 - 2016)

A ex-ministra Luiza Barros (Foto: Agência Brasil)

Mestre em ciências sociais pela Universidade Federal da Bahia e doutora em sociologia pela Universidade Estadual de Michigan, Bairros foi ministra-chefe da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do governo Dilma. Vítima de um câncer de pulmão, a socióloga gaúcha morreu no dia 12 de julho de 2016.

19 - Mae Jemison (1956 - )

Mae Jemison (Foto: NASA (Great Images in NASA Description), via Wikimedia Commons)

Quando Mae Carol Jemison nasceu, em 17 de outubro de 1956, em Decatur, no Alabama, a Nasa não permitia que mulheres fossem astronautas. Mulheres negras, como era o caso de Jemison, então, nem se fala. Mas isso não impediu que ela, crescendo em Chicago, sonhasse com ir para o espaço: determinada, ela se formou em Engenharia Química na Universidade Stanford e, depois, em Medicina na Universidade Cornell.

Em 1987, ela conseguiu entrar para a Nasa e, cinco anos depois, realizou o sonho de fazer parte da tripulação de um ônibus espacial — o Endeavour, na missão STS-47, que orbitou a Terra do dia 12 ao dia 20 de setembro de 1992.

SAIBA MAIS

Mae Jemison: conheça a primeira astronauta negra a ir para o espaço

Conheça Sônia Guimarães, primeira brasileira negra doutora em física

20 - Sonia Guimarães (1957 - )

Física e professora do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), onde começou a trabalhar em 1993 — três anos antes da instituição permitir que mulheres estudassem lá.

21 - Neil deGrasse Tyson (1958 - )

Neil deGrasse Tyson (Foto: Roderick Mickens/Divulgação)

O astrofísico mais pop da galáxia nasceu no Bronx, em Nova York, nos Estados Unidos, e começou a se apaixonar por astronomia aos 9 anos, numa visita ao Planetário de Hayden, do qual se tornou diretor em 1996.

Formado em astrofísica pela Universidade Columbia, sua vida midiática decolaria após assinar sob o pseudônimo Merlin, entre 1995 e 2005, uma coluna mensal na revista Star Date em que tirava dúvidas dos leitores sobre o universo. Desde então ele foi parte de todas as comissões governamentais imagináveis, colecionou prêmios de divulgação científica e apresentou a indispensável série Cosmos: Uma Odisséia do Espaço-tempo. Fizemos uma seleção de 9 reflexões que vão te introduzir ao pensamento de deGrasse Tyson.

SAIBA MAIS

Neil deGrasse Tyson exalta potencial da ciência brasileira em carta aberta

22 - Simone Maia Evaristo

Especialista em biologia e citotecnologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Maia é presidente da Associação Nacional de Citotecnologia (Anacito). Também atua na área de ensino técnico do Instituto Nacional do Câncer (INCA).

23 - Viviane dos Santos Barbosa

Barbosa é uma pesquisadora baiana que, em 2010, foi premiada durante a International Aerosol Conference por desenvolver um produto catalisador que reduz emissão de gases poluentes. O evento foi realizado na Finlândia e contava com 800 trabalhos inscritos.

(Com informações de The Faces of Science: African Americans in the Sciences, As Cientistas: 50 Mulheres que Mudaram o Mundo e Brasil de Fato)

*Com edição de Thiago Tanji

https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2018/12/23-cientistas-negros-que-voce-precisa-conhecer.html

________________

23 cientistas negros que você precisa conhecer

26/05/2019em África e sua diásporaTempo de leitura: 7 mins read

https://www.geledes.org.br/23-cientistas-negros-que-voce-precisa-conhecer

J B Pereira e https://www.feac.org.br/mobilizacampinas/
Enviado por J B Pereira em 20/03/2021
Reeditado em 20/03/2021
Código do texto: T7211885
Classificação de conteúdo: seguro