80 ANOS DE MARIZETE NASCIMENTO DE AGUIAR DINÍZIO

Marizete, 80 anos de vida

Hoje é um dia especial para todos nós. Estamos a comemorar o aniversário de Marizete Nascimento Aguiar Dinízio filha de Maria Anita do Nascimento Aguiar e de Manoel Gomes de Aguiar, duas pessoas que deixaram para seus filhos um legado de cultura, trabalho, honestidade e respeito. Diz-se que: “pela árvore se conhece os seus frutos”. Por aí podemos ver que Deus escolheu, em seu trabalho, um campo fértil onde esta Sua filha, Marizete, deveria ajudá-Lo, na difícil tarefa de construção do mundo.

Marizete nasce do ventre de uma mulher de fino trato, estudiosa, voltada para o saber, educada nos espaços escolares da cidade de Laranjeiras, berço por onde se embalaram grandes vultos da civilização de Sergipe e do Brasil. Não por acaso, Dona Anita, mãe de Marizete e de mais 10 filhos, deixou, além da orientação educacional, um acervo de escritos de sua lavra, vários adormecidos com grafia original, passíveis de ainda gerarem valorosos livros, para deleite dos amantes das produções culturais. Nesta ótica do conhecer, saber, ensinar e produzir cultura, uma das filhas de Dona Anita, Antonia Roza, irmã de Marizete, produziu um livro de 300 páginas Intitulado PASSAGENS DA VIDA” , com as poesias de sua mãe Anita Nascimento. Neste livro está a história história da família da qual Marizete é parte. De seu pai , Manoel Gomes de Aguiar ( Maneca) , Marizete recebeu a energia de um ser humano dado ao respeito e ao trabalho, que alimentou em seus filhos a importância da união e a prática do fazer, do servir e do ser solidário .

É, pois, dentro deste contexto de trabalho, estudo e respeito às pessoas , que a nossa homenageada viveu e que vem praticando por toda esta sua caminhada. Marizete , seguindo os ensinamentos de seus pais, alicerçou sua vida com dedicação a tudo que fez. Inteligente, procurou acercar-se de pessoas de valor.

Em sua terra, Malhada dos Bois, aproximou-se das pessoas mais humildes, manifestando uma enorme capacidade de acolher a todos, sem distinção, vivendo sempre rodeada de todos nós momentos alegres e, principalmente, nos mais difíceis. Com os conhecimentos auferidos nos estudos, pois seus pais a colocaram em bons colégios, Marizete formou grupos de amigos que até hoje mantêm acesa a chama do bem querer e do bem viver. Mulher bonita que sempre foi , logo o cupido a flechou, tendo constituído com Manoel Francisco Dinízio ( Nelito) uma família linda. Sonho acalentado e muito bem realizado.

Marizete, progressista e lutadora, aprovada em concurso público para a Universidade Federal de Sergipe, combinou com seu esposo Nelito, e transferiu-se da Malhada dos Bois , onde detinha a orientação de um cartório, para Aracaju, com o intuito de dar aos seus filhos, um melhor estudo. A luta foi gratificante, pois os meninos estudaram em importantes colégios, dentre os quais o Colégio de Aplicação da UFS , um dos melhores colégios de Sergipe.

Infelizmente, Nelito, seu esposo , foi levado para a casa do Senhor muito cedo, deixando com ela, a importante e difícil tarefa de dar continuidade a criação de seus filhos. A missão foi árdua, mas sua luta foi recompensada. Conseguiu orientar seus cinco filhos.

Uma vida que levaria dias para descrever, mas aqui fica registrado o valor de Marizete, está pessoa tão simples que a gente não sabe bem porque gosta tanto dela. Uma prima de meu pai que, pelas vicissitudes da vida , conviveu com ele como um seu irmão muito querido.

Marizete, minha cunhada sempre presente em nossas vidas e na de todos com quem convive. Uma conselheira sempre “pra frente” que tem prazer em ajudar a quem bate à sua porta; uma mulher de fibra que ver nas dificuldades o espaço para crescer. Marizete é a filha que viu em seus pais o caminho; que vê em seus filhos o tesouro e nos netos e bisnetos a sua razão maior de viver.

Que Deus conserve a sua perseverança nos seus objetivos, e guarde no seu coração a minha manifestação de carinho pela grande AMIGA que a Senhora é.

Paz e Bem! Parabéns.