ORIGEM DO APELIDO CAMALEÃO

Sobre os apelidos de família, ainda temos outro para recordar e tentar explicar a sua origem. Trata-se dos Camaleões.

A origem desse apelido é um pouco difícil e se configura em três versões:

1º - Segundo relatos de José Lino Dantas, o apelido Camaleão, se dá por causa das secas, ou seja, como o alimento era escasso, algumas pessoas se alimentavam da carne do camaleão assim como houve outras pessoas que sobreviveram da fome por causa disso.

A segunda versão é semelhante a primeira no que diz respeito as secas:

2º - Segundo Antônio de Cícero, durante as secas (sobretudo supomos a seca de 1915), os criadores de gado, por falta de vegetação rasteira, subiam em árvores que durante o período de seca continuavam verdes, como o juazeiro e outras. Nesse contexto, os integrantes da família Sousa ficavam suspensos nessas árvores cortando os galhos para que o gado pudesse se alimentar das folhas. Enquanto isso, uma pessoa que não sabemos o nome, tendo observado essa luta diária durante semanas, fez a seguinte afirmação: “esse povo parece camaleão, só vive atrepado”.

3º - Segundo José Oliveira, Deca e Ananias de Sousa Teixeira, o apelido camaleão se deu porque na década de 1920 passou pela Baixa Grande uma família do brejo(?) e pediram, provavelmente a família Sousa, para fazer vazante nas margens do rio São José. O feijão e a batata-doce prosperavam, mas os camaleões atacaram a vazante e comeram toda a folhagem. Quando alguém da parte sul da Baixa Grande ia visitar o extremo norte da comunidade, onde mora parte da família Sousa, os moradores diziam: “vou lá nos camaleões”.

A respeito das três versões, consideramos que: uma não anula a outra, a verdade, aqui, é relativa ao sujeito, ou seja, qualquer um pode ler as três versões e ficar com a que achar mais interessante. Todavia, seria também interessante que se observasse que, as três versões são vigentes e oriundas da história oral, onde, na primeira versão o camaleão é a caça; na segunda, de forma simbólica, o camaleão é figura a resistência e na terceira o camaleão é o caçador. Nas duas primeiras versões o cenário triste e dolorido da seca é nítido, já na terceira versão, se aproveitando das condições, os camaleões buscaram uma estratégia organizada para conseguir alimento estragando a vazante. As versões, por si só, como dissemos anteriormente, não se anulam, mas se complementam, já que segundo relatos, tudo aconteceu literalmente.

Assim, o apelido pegou na família Sousa, tendo como um dos maiores expoentes Lino de Sousa Teixeira ou Lino Camaleão que, até hoje, é conhecido por esse apelido.

Mas, quem disse que para por aí? Dois “Camaleões” chegaram a prefeitura municipal de Cachoeira dos Índios – PB, isto é, José de Sousa Bandeira (Dr. Sousa) e Francisco de Sousa Leite (Chico de Lino), ambos, descendentes dos camaleões da Baixa Grande.

Também em Cachoeira dos Índios, os camaleões estão representados pelo Bairro Lino de Sousa, já que Lino de Sousa, pai de Chico de Lino, é descendente dos camaleões da Baixa Grande.

Luiz Izidorio
Enviado por Luiz Izidorio em 13/02/2021
Código do texto: T7183511
Classificação de conteúdo: seguro