ORIGEM DO APELIDO CALANGO

No sítio Baixa Grande há uma família em que, uma parte dos descendentes, recebe o apelido de Calango. O motivo do apelido se remonta a Samuel Torquato. Segundo relatos de seu filho, hoje falecido, Joel Torquato de Sousa, o apelido se dá por causa de um “verso”; um quarteto pertencente a poesia popular.

Segundo informações, na casa de Samuel (uma casinha de taipa localizada as margens do rio São José, próxima a passagem molhada que dá acesso a Capela do Divino Espírito Santo) à noite, juntava muita gente; pessoas que se reuniam para conversar ou, como é dito por aqui: “fazer boca de noite”. Samuel, como sabia ler, admirava a literatura de cordel. Em sua casa, ele tinha um bauzinho cheio de folhetos. Como naquele tempo não tinha sequer eletricidade, a diversão era escutar a leitura de um bom cordel.

Todavia, o “verso” que Samuel mais declamava era o do Calango, que dizia:

“Calango matou um boi

Retalhou, botou na teia

Lagartixa foi tomar

Calango meteu a peia”.

Se fizermos uma pesquisa no youtube, vemos que este pequeno quarteto é o começo de um poema maior e que está disponível a partir de 2004. Também vemos que em vez de “lagartixa foi tomar”, na versão de Rollin Chamas, se encontra “lagartixa foi engoli”. Em nossas conclusões, talvez, o quarteto em questão pertença a oralidade popular. Com isso, acreditamos que o grupo de rock Rollin Chamas aproveitou e musicou, não só o quarteto, mas deu acréscimo com mais versos, resultando num poema mais longo.

O apelido pegou porque, quando Samuel ia iniciar a leitura de um ou outro folheto de cordel, os ouvintes solicitavam que ele recitasse o “verso do calango”. Assim ficou a família Torquato apelidada por Calango.

Luiz Izidorio
Enviado por Luiz Izidorio em 13/02/2021
Código do texto: T7183504
Classificação de conteúdo: seguro