ORIGEM DOS APELIDOS: PREÁ E CANGALHA

A família Francisco, hoje enraizada nos sítios Redondo e Baixa Grande, portam um apelido curioso: Preá. Segundo relatos de José Lino Dantas, o apelido se deu por uma briga de dois irmãos que disputavam por um preá. Esta curiosidade foi colhida por ele de um morador, anônimo, do sítio Cocos, Cajazeiras – PB. Não se tem comprovação se esses dois irmãos eram parentes dos Francisco.

Com isso, a família Rodrigues da Baixa Grande, começou, de forma cômica, a tratar os Francisco por Preá. Os Francisco, para não ficarem de fora da brincadeira, passaram a apelidar os Rodrigues de Cangalha. Mas, de qual justificativa se valiam os Francisco para apelidarem os Rodrigues de Cangalha? Também, segundo relatos, este apelido se dá pela forma física dos Rodrigues. Se percebermos as costas dos Rodrigues, em alguns deles, principalmente nos mais velhos, a postura da coluna é como se fosse um parêntese “)”, o que faz com que os quadris fiquem um pouco levantados. “É como se fosse um lombo de animal disposto à sela”, complementa o autor da informação.

Distante de ser um preconceito, se tornou cômico, até porque, nunca se ouviu falar que ambas famílias tivessem rixa por causas de ambos os apelidos.

Luiz Izidorio
Enviado por Luiz Izidorio em 13/02/2021
Código do texto: T7183500
Classificação de conteúdo: seguro