GALERIA DOS GRANDES JOGADORES DE FUTEBOL DE URUCARÁ - ADERALDO, GRANDE JOGADOR.

Vamos falar de um grande futebolista urucaraense, quase ninguém o conhece, mas o mais antigos lembram dele com certeza.

O seu nome é ADERALDO VIDAL DA CUNHA, hoje com 68 anos de idade, filho do seu Zeno Ramos da Cunha e de Dona Paulina Vidal da Cunha (Em mémoria) tendo como irmãos: Donald, Adjalma, Balbina e Irlen (já falecida). Morava ali na parte de cima da cidade, na 1a rua, a mesma de grandes personagens de nossa história, tais como seu Zeno, seu Pedro Guedes, dona Dalva, dona Marcinha, dona Ninita, seu Paulo Barreto, seu Dibo, (todos em mémoria) etc.

Nosso amigo Donald continua morando em Urucará, sempre quando vou lá falo com ele, assim como o nosso personagem e seu irmão Adjalma, ambos sempre estão em Urucará na época dos festejos.

Um grande prazer falar do nosso grande urucaraense Aderaldo, jogador de meio de campo. Apesar de baixo na altura, já que mede seus 1.60m, é um grande no futebol, com um domínio de bola fantástico, driblador, chute forte, visão de jogo e pasmem, com 68 anos continua jogando na equipe de master do América.

Em Urucará ainda adolescente jogou pela União Católica de Urucará, comandada pelo Padre Jorge, jogando inclusive em Itacoatiara. Depois teve que ir para Manaus para estudar. Assim se desenhava a vida de alguns jovens na época.

Em Manaus começou a jogar nos times de peladas quando, numa desses jogos, um olheiro o levou para o juvenil Fast Clube. Esse clube era grande na época, tinha em suas fileiras nada mais que Pompeu e Edson Piola. No Fast permaneceu dez meses jogando, quando teve que servir o exército em Porto Velho, na fronteira Brasil/Bolívia.

Nas peladas de fim de tarde no quartel tinha um olheiro, sargento Luiz. Ao fim de um desses jogos o sargento chamou Aderaldo e falou que ele estava selecionado para disputar o campeonato de profissionais de futebol, pelo Nacional de Porto Velho, e foi lá que Aderaldo ganhou seu primeiro título como jogador, permanecendo no clube por duas temporadas.

Voltando a Manaus treinou um mês no Olímpico, um mês no Rio Negro, observou que o futebol profissional no Amazonas tinha caído muito, então decidiu disputar o campeonato amador.

No futebol amador, na União Esportiva Portuguesa foi três vezes vice-campeão, no Náutico Capibaribe vice-campeão, no Grêmio Colinense também foi vice-campeão, levando para este time quatro de seus conterrâneos: Waldo, Bity, Mazinho e Valdenor, só fera.

Depois o nosso grande jogador Aderaldo foi disputar o campeonato de Bairros de Manaus, daí vieram mais títulos, dois pelo Boca Juniors, dois pelo América, dois pelo Vitória e um pelo Botafogo, esses no CDC da Compensa. Outro pelos Amigos do Bairro da Paz, no Campos Elíseos, e um pelo ME da Motivo no Bairro de Santo Antonio.

Ao todo são dez títulos na carreira desse excelente jogador urucaraense, mas o que mais o marcou foi o título de Campeão Portovelhense pelo Nacional.

Jogou pelo Urucará, no campeonato Peladão, criado pelo jornal A Crítica naquela época, mas saiu nas 8a de finais, pois o time de Urucará não compareceu por completo, sendo eliminado.

Também foi convidado para jogar pelo master do São Raimundo, time no qual fez vários jogos pelo interior do Amazonas, e ali conheceu Santarém seu técnico, um dos maiores centroavante do futebol Amazonense, atacante rompedor que ninguém segurava. Ambos se tornaram amigos e mantêm essa amizade até hoje.

Apesar de seus 68 anos, continua jogando no CDC da Compensa pelo América, onde já conquistaram o 1. turno. Mais um título deve sair para abrilhantar ainda mais a carreira desse nosso ilustre jogador urucaraense.

Aderaldo acumula também outra profissão em sua vida, a de professor de dança. Com muita desenvoltura, levando a alcunha de Dedé, diz que só vai parar quando as condições de seu corpo físico não permitirem mais.

Na nossa infância, nos longínquos anos 60, Aderaldo jogou conosco no campinho que ficava atrás da nossa Igrejinha Santana, onde é a Praça Santana, junto com Mário e Bosco Falabella, Stelio, Mocinho, Zé do Sabino, Mair, Sidney, Zezinho, Bangu, Totó, Pato e outros.

Joga no meio de campo, com a 5, 8 ou 10, fez muitos gols em sua carreira, no Campos Elíseos foi artilheiro jogando com a 10, fazendo 16 gols.

Essa é a crônica que faço, em homenagem a esse grande jogador urucaraense Aderaldo, não em Urucará, mas fora de Urucará, onde mostrou seu valoroso futebol, entretanto nunca esqueceu suas raízes.

Como falei, muitos não lembrarão, mas os mais antigos sim, lembrarão desse fantástico jogador que foi e é, nosso querido Aderaldo.

Parabéns Aderaldo, pela sua contribuição ao futebol urucaraense, levando o nome de nossa cidade, por onde passou.

Um abraço amigo Aderaldo.

Em 13/06/2020

José Gomes Paes

Escritor e poeta urucaraense

Membro da Abeppa cadeira 88

Acadêmico e fundador da Alcama Cadeira imortal 23