Francisco Victor Chagas — Capítulo, I

Por Nemilson Vieira (*)

O BERÇO

Natanael Vieira de Morais e Francisco Victor Chagas nasceram em cidades próximas: o meu pai em Crateús(CE), em 1926, o seu Chagas (como era mais conhecido) na cidade do Crato (CE), em 10 de Maio de 1911.

Trabalharam arduamente nos garimpos, negociaram ouro e pedras preciosas. Fizeram um percurso parecido nas andanças com as suas famílias, e finalizaram as suas carreiras em Campos Belos (GO).

Descansam dos seus trabalhos no Bem-Bom (campo santo da cidade), atual São João Batista.

GANHOU O MUNDO

Órfão dos pais aos 18 anos, o seu Chagas depois de ajudar a criar os irmãos mais novos, ainda um Jovem duns 25 anos com muito sonhos e, um futuro inteiro pela frente ganhou o mundo numa aventura…

NO PIAUÍ

Consta na história ter sido encontrado o primeiro diamante em Gilbués, em 1947.

"Nesse Período a exploração do diamante provocou acelerada imigração de todas as regiões do país principalmente garimpeiros..."

O seu Chagas esteve por lá; viveu, trabalhou muito, por um pouco de tempo somente.

Por certo não teve tanto êxito assim e precisou prosseguir um pouco mais, a outras paragens. Rumou à Pium (GO), hoje Tocantins, em 1947.

*Nemilson Vieira de Morais

Gestor Ambiental/Acadêmico Literário.

(11:01:21)