Jaime Snoek, sacerdote redentorista com 92 anos (católico) e professor na UFJF/doutor: tem muitas publicações na ética e teologia moral

Salve Maria!

Anunciando Jesus: temos a alegria de viver o que nos pediu ao Subir aos Céus... J B Pereira

"Ide aos povos e ensinai... Batizai em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo e a observar o que lhes ensinei (no amor e no perdão)... " Mt 28

Paz não é ausência de conflitos e dores ...

Equilíbrio, alegria, oração e convivência.

J B Pereira

___________

O sacerdote para nosso tempo: contra a ditadura e a favor do direitos humanos em Juiz de Fora. Intelectual de muitíssima obra relevante.

Li Ética Sexual. Gostei da mesma obra.

J B Pereira

Professor de Português e mestre em Literatura pela UFSJ em 2011.

08/01/2021.

O holandês sacerdote Jaime Snoek, que já vivia no Brasil desde 1953.

Foi meu boníssimo e sereno professor de ética sexual, em Juiz de Fora, nos anos 1980.

Nas aulas, estudávamos obras, dentre elas sua obra Ética Sexual e seu artigo: "Homossexualidade: eles são de nossa estirpe".

Seu nome de Batismo é Cornelius Jacobus Snoek, conforme o artigo de 2020 em: https://bibliotecaredentorista.com.br/jaime

Homem calmo e objetivo nas exposições.

Participei de várias missas no Seminário Seráfico Teológico Santo Antônio e na Igreja dos Redentoristas Nossa Senhora da Glória, situada na Av. dos Andradas, 855 - Morro da Glória, Juiz de Fora - MG

Entre diversas homenagens recebidas por ele, podemos destacar: Título de Professor Emérito da Universidade Federal de Juiz de Fora e o Título de Cidadão Benemérito de Juiz de Fora.

Faleceu no no Hospital Albert Sabin, em 29 de setembro de 2013, às 15 horas em Juiz de Fora, MG.

Descanse em paz!

Seus restos mortais estão no Cemitério Redentorista, adjacente ao Cemitério da Glória aos 92 anos de idade.

J B Pereira

Professor de Português e mestre em Literatura pela UFSJ em 2011.

08/01/2021.

__________

"POR REDAÇÃO A12 EM REDENTORISTAS 20 DEZ 2013 - 14H13

Padre Jaime Snoek recebe homenagem da Universidade Federal de Juiz de Fora"

"Acometido pelo Mal de Alzheimer desde 2003 e com a saúde já debilitada pela idade e as enfermidades, Padre Jaime faleceu no dia 29 de setembro de 2013, às 15 horas aos 92 anos de idade."

https://www.a12.com/redentoristas/noticias/redentoristas/padre-jaime-snoek-recebe-homenagem-da-universidade-federal-de-juiz-de-fora

___________

Resumo de sua atividade e coragem: Padre Jaime para J B Pereira

Artigo sobre Pe. Jaime Snoek

RESUMO na internet de outro autor (não é o J B Pereira o autor)

"Em Juiz de Fora, fundou o Ambulatório Nossa Senhora da Glória em 1953. Juntamente com as Irmãs Missionárias de Jesus Crucificado, criou a Faculdade de Serviço Social da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), no ano de 1958. Foi um dos fundadores do curso de Ciências da Religião da UFJF, em 1976, onde também foi professor. Em 1980, fundou o Centro de defesa dos Direitos Humanos (CDDH). Em 1986, fundou o Centro de Orientação Familiar (COFAM)."

Artigo completo

"Padre Jaime Snoek da Província do Rio de Janeiro morre aos 92 anos

POR REDAÇÃO A12 EM REDENTORISTAS 30 SET 2013 - 16H11

Faleceu neste domingo (29) o Missionário Redentorista, Padre Jaime Snoek, que atuava na Província Redentorista do Rio de Janeiro. Padre Jaime faleceu por volta das 15 horas, no Hospital Albert Sabin, em Juiz de Fora (MG), onde estava internado há 20 dias.

Foto do mesmo padre!

"Padre Jaime era o último padre holandês da Província Redentorista do Rio de Janeiro, fundada pelos holandeses, e entre os seus inúmeros feitos, a fundação da Faculdade de Serviço Social da Universidade Federal de Juiz de Fora (MG)."

História de vida

FOTO DO JOVEM PADRE Jaime Snoek

"Padre Jaime Snoek nasceu no dia 25 de dezembro de 1920, em Mijdrecht, na Holanda. Entrou para o seminário em 1935 e foi ordenado sacerdote em 1947. Chegou ao Brasil em 1953.

"Em sua trajetória missionária, lutou pela promoção da vida e da formação humana. Dedicou-se a causas sindicais e defendeu a liberdade ideológica no período do regime militar. Escreveu várias publicações no campo da ética e teologia moral, sendo considerado grande referência para diversos pesquisadores e acadêmicos.

"Em Juiz de Fora, fundou o Ambulatório Nossa Senhora da Glória em 1953. Juntamente com as Irmãs Missionárias de Jesus Crucificado, criou a Faculdade de Serviço Social da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), no ano de 1958. Foi um dos fundadores do curso de Ciências da Religião da UFJF, em 1976, onde também foi professor. Em 1980, fundou o Centro de defesa dos Direitos Humanos (CDDH). Em 1986, fundou o Centro de Orientação Familiar (COFAM).

"Destacou-se, ainda, por organizar um dos mais importantes acervos bibliográficos no campo das ciências humanas e sociais do país: a Biblioteca Redentorista, um quesito importante para a aprovação do curso de Ciências da Religião. Com mais de 70 mil livros e seis mil periódicos, o espaço é aberto ao público e fica localizado ao lado da Igreja da Glória."

"O diretor da Faculdade de Serviço Social da UFJF, Rodrigo de Souza Filho, recordou o papel do padre holandês no campo dos Direitos Humanos."

“O fato de ser o fundador da nossa faculdade já é um grande motivo para homenageá-lo. Mas, para além deste feito, no campo dos direitos humanos, principalmente no período mais obscuro da Ditadura Militar do Brasil, ele conseguiu preservar a vida de muitos estudantes e professores de esquerda que na época eram contra o regime”, afirmou."

www.provinciadorio.org.br

_____________

Artigo

"Ética: ensaio de ética sexual

Por Pe. Paulo Monteiro Ramalho em 08/04/2007 em Ética

(Revista Pergunte e Responderemos, PR 262/1982)

"Em síntese: O Pe. Jaime Snoek publicou um ensaio…, ou seja, um livro cujas sentenças são oferecidas ao público para discussão e debate."

(...)

"Ademais o homem de hoje, impregnado de mentalidade tecnicista, sente-se distante da natureza. Esta, para ele, vem a ser o indômito, o transformável, que está em seu poder e que não lhe pode ditar leis; ele é que lhe imprimirá as normas concebidas pela sua inteligência."

"Temos que nos limitar, verificando mais uma vez que se trata de ensaio proposto ao público para ser debatido, e não da última palavra da Ética cristã a respeito de sexualidade. "

https://www.fecomvirtudes.com.br/etica-ensaio-de-etica-sexual-2/

____________

Ensaio de Ética Sexual - obra de Jaime Snoek

https://www.estantevirtual.com.br/livros/jaime-snoek/ensaio-de-etica-sexual/188955441

_____________

Na internet

"Educação CNBB" <educacao@cnbb.org.br>

"Prezado Educador,

Saudações de paz no início deste novo ano!

"O Grupo de Estudo "Itinerários Formativos para educadores" do Setor de Educação da CNBB está elaborando materiais para subsidiar a formação de educadores católicos no Brasil. Gostaríamos de receber sua opinião a respeito dos conteúdos a serem abordados no subsídio, por isso, pedimos sua participação respondendo a pesquisa no formulário que se encontra no link abaixo."

"Agradecemos sua participação!

Grupo de Estudo Itinerários Formativos"

_______________

J B Pereira e https://www.fecomvirtudes.com.br/etica-ensaio-de-etica-sexual-2/
Enviado por J B Pereira em 08/01/2021
Reeditado em 22/01/2021
Código do texto: T7155279
Classificação de conteúdo: seguro