SÃO MARCELO I: 30º Papa da Igreja Católica e mártir na fé da Igreja no séc. 3º e 4º d.C.

Lista de papas

FONTE: https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_papas

Nº 266 PAPA Francisco, S.J.

Franciscus Pope Francis South Korea 2014.png

Desde 13 de março de 2013 Argentino 7 anos, 295 dias

[nota 44]: Argentino, nascido Jorge Mario Bergoglio.

Único papa jesuíta e nascido no continente americano até o presente.

____________

SANTOS E ÍCONES CATÓLICOS

Santos e Ícones . História de Santos

Conhece alguém com este nome?

Descubra o que é um Presente Onomástico.

COMPARTILHE!

TELEATENDIMENTO: 0800-0021124 / (11) 3075-6850

Oração de São Marcelo I, Nº 30º Papa da Igreja Católica e mártir

“Dignai-vos escutar, Senhor, benignamente as preces do vosso povo e fazei que nos sirvam de auxílio os méritos do bem-aventurado São Marcelo, Vosso Mártir e Pontífice, cujo martírio, hoje celebramos, por Nosso Senhor Jesus Cristo. Deus eterno e todo poderoso, que destes a São Marcelo, a graça de lutar pela justiça até a morte, concedei-nos, por sua intercessão, suportar, por vosso amor, as adversidades, e correr ao encontro de Vós que sois a nossa vida. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso filho, na unidade do Espírito Santo. São Marcelo, Papa e Mártir, orai por nós e pela Santa Igreja!

Amém.”

======

HISTÓRIA DE SÃO MARCELO I - 30º Papa da Igreja Católica

__________

ANTECESSOR do Papa Marcelo I:

PAPA Nº 29 São Marcelino

Marcellinus Marcellinus.jpg

30 de junho de 296 a 1 de abril de 304 Romano (da capital Roma)

7 anos, 276 dias Canonizado.

Pontificado por 12 anos, 127 dias Canonizado.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_papas

_______

SUCESSOR do Papa Marcelo I:

Papa Nº 31 Santo Eusébio

Eusebius Nuremberg chronicles f 128r 4..jpg 18 de abril de 309 (ou 310) a

17 de agosto de 309 (ou 310) Romano (Sardo)

Pontificado por 121 dias Canonizado

[nota 3] Existe um consenso entre algumas fontes, quanto à duração do pontificado (121 dias) e também quanto à incerteza do ano de início e fim do pontificado (morte) do papa Eusébio.

A Enciclopédia Católica (em inglês) e a Encyclopædia Britannica (em inglês), dão este ano como incerto (309 ou 310)

https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_papas

_______

HISTÓRIA DE SÃO MARCELO I - 30º Papa da Igreja Católica

Ambiente histórico no tempo do Papa Marcelino I

O Papa Marcelino faleceu em 304, num período difícil na história da Igreja, com muitas perseguições, que acabaram desorganizando-a internamente.

Politicamente, o imperador Diocleciano perdia poder, e quem governada era seu assessor, Gelásio. Ao seu comando, Diocleciano impôs a mais feroz e cruel perseguição contra os cristãos, que continuou no governo do imperador Maxêncio.

Papa num tempo conturbado (Igreja no séc. 3º e 4º d.C.)

A Igreja estava com a Sé vacante, ou seja, sem Papa, também conhecido como período de “vicatio”.

Nessa época difícil, a Igreja era atacada pelas heresias e pelos “lapsis” ou “renegados”, cristãos que tinham renunciado à fé em Jesus Cristo publicamente, por medo das perseguições.

Foi nesse contexto que, em 27 de maio de 308, Marcelo I foi eleito o 30 º Papa da Igreja Católica. Sacerdote de origem romana, era generoso, humilde, possuidor de um firme caráter e fé inabalável. Ele assume a Cátedra de Pedro depois de passados quatro anos do falecimento de seu predecessor. Marcelo I se propõe à difícil missão de reorganizar a Igreja.

_________

Sede vacante

Sede vacante.svg 20 de janeiro de 250 a

6 de março de 251 1ano, 45 dias

[nota 2] No início do ano 250 o imperador Décio emitiu um édito de perseguição à Igreja.

O papa Fabiano foi martirizado em 20 de janeiro, não tendo sido eleito seu sucessor.

No início de 251 a perseguição relaxou, e Cornélio foi eleito papa em março.[5]

https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_papas

______________

Prisão

O Papa Marcelo I foi preso pelo imperador Maxêncio, que continuava com as perseguições aos cristãos. Ele foi exilado e obrigado a trabalhar numa igreja transformada em estábulo para os cavalos do exército.

Morte

Marcelo I veio a falecer devido aos maus tratos, em 16 de janeiro de 309. Ele é considerado padroeiro dos treinadores de cavalos e dos cocheiros.

A Igreja o declarou santo e mártir da fé e suas relíquias encontram-se na Cripta dos Papas, em Roma, no cemitério de Santa Priscila.

Legado

Ele reorganizou novamente as paróquias que tinham sido destruídas pelo imperador romano. Existe, nos registros da Igreja, um elogio do Papa Damásio I, feito em 366, ao Papa Marcelo I. Enquanto bispos do Oriente queriam a excomunhão dos “lapsis”, especialmente dos que eram sacerdotes, o Papa Marcelo I mostrou-se rigoroso, mas não tão radical. Ele tomou a decisão de acolhê-los, após um tempo de penitência. Determinou, também, que um concílio só poderia ser convocado com a autorização do Santo Padre.

https://cruzterrasanta.com.br/historia-de-sao-marcelo-i/332/102/
Enviado por J B Pereira em 02/01/2021
Reeditado em 02/01/2021
Código do texto: T7150076
Classificação de conteúdo: seguro