Henrique Fragata: Construindo um Sonho

Henrique Lázaro Lopes Cardoso, ou simplesmente Henrique Fragata, nasceu em 29 de maio de 1967 na cidade do Rio de Janeiro, filho de Célio Lopes Cardoso (in memoriam) e Adilceia de Lima Cardoso.

Quando recém-nascido, chegou a ser desenganado pelos médicos. Seus pais peregrinaram por clínicas e hospitais, mas graças a Deus depois de muito sufoco encontraram um bom médico, que diagnosticou e ajudou a salvar a vida do garotinho.

Como a maioria das crianças de sua época era apaixonado por futebol e assim como toda sua família era torcedor fanático pelo Vasco da Gama.

O menino cresceu vendo o esforço de seus pais para obterem renda para sustento família e sempre os acompanhava em inúmeras atividades. Ajudou seu pai Célio na Casa de Flores. Depois foram os dois trabalhar como camelo na Central do Brasil. Ajudou sua mãe num pequeno Aviário e na Quitanda. Desde adolescente tinha como exemplo familiar seu pai e sua mãe e profissional o apresentador e empresário Silvio Santos.

Aos 18 anos foi servir na Marinha do Brasil, na Ilha de Mocanguê, que fica no meio do trajeto da Ponte Rio-Niterói. Foi servindo a Marinha que veio o nome que inspira seu negócio, ao servir no navio de guerra “Fragata”.

Teve uma trajetória precoce: aos 19 anos tornou-se empresário, quando montou seu primeiro lava jato em Cabo Frio

Fruto do seu trabalho, aos 20 anos, ele comprou seu puma GT conversível, que até hoje preserva como uma relíquia do começo de sua caminhada de empreendedorismo.

Tinha tudo para se dar bem em Cabo Frio, uma belíssima cidade fluminense, bem estruturada, com economia forte baseada na indústria, comércio, serviços e turismo. Inclusive, seu pai era dono de seu próprio negócio, que lhe seria repassado como herança. Contudo, Deus tinha outros planos para sua vida.

Naquele mesmo período, num local bem distante dali, na Região Norte, um grande movimento estava acontecendo. Com a promulgação da Constituição Federal de 1988, um novo estado surgiu: o Tocantins.

Em 1989, o grande líder José Wilson Siqueira Campos lançou a Pedra Fundamental de Palmas, iniciando um sonho ousado de erguer no coração do Brasil a última capital planejada do Século XX.

Henrique Fragata decidiu deixar tudo para trás e veio para o Tocantins fazer parte desse sonho!

Chegou em Palmas em agosto de 1990, aos 23 anos, onde enfrentou grandes desafios.

Sua primeira morada em Palmas foi uma barraca de camping instalada debaixo de um pequizeiro na Quadra 104 Norte.

Henrique fotografou a famosa Avenida JK, que era apenas uma rua empoeirada e vazia.

Palmas era um verdadeiro canteiro de obras. O Palácio Araguaia estava em construção. Os trabalhadores trabalhavam em ritmo acelerado, 24 horas por dia.

Ao final de fevereiro de 1991, ele retornou a Cabo Frio para buscar sua relíquia, o seu Puma vermelho.

Despediu-se do Rio de Janeiro e pegou a estrada rumo a Palmas, chegando na manhã do dia 09 de março de 1991.

Não era uma manhã qualquer, pois naquele dia estava acontecendo a inauguração do Palácio Araguaia, a maior e mais bela obra arquitetônica e sede do governo estadual.

Aquele foi um dia de muitas emoções, pois foi também o dia em que o 1º Boeing 737 da Vasp aterrissou em Palmas, trazendo de Brasília o governador Siqueira Campos e toda a comitiva com 118 passageiros, ministros, senadores, deputados, governadores e muitas autoridades para a comemorar junto com o povo tocantinense a inauguração do Palácio Araguaia.

O piloto daquele voo histórico foi o Comandante Elton Ayres da Silva, que é neto do Dr. Francisco Ayres da Silva, primeiro médico de Porto Nacional e que batizou o nome do Hospital Geral de Palmas.

O prefeito Fenelon Barbosa inclusive premiou o piloto Elton Ayres com uma medalha e Certificado pelo feito.

O livro de Henrique Fragata resgata muitos fatos e acontecimentos relevantes como esse que marcaram a história da capital do Tocantins.

Em 25 julho de 1991, ele fundou o primeiro lavajato da cidade, que logo tornou-se referência na cidade.

O Grupo Fragata desenvolveu-se a poucos metros do centro do poder local – a famosa Praça dos Girassóis, onde estão instaladas as sedes dos três poderes estaduais: Palácio Araguaia, Assembleia Legislativa e Tribunal de Justiça.

A sua empresa cresceu, os filhos chegaram, fez inúmeras amizades, ele se formou em Administração de Empresas com ênfase em Marketing, fez pós graduação. Tornou-se um empresário bem sucedido.

Isso tudo já é muita coisa para um cidadão comum, mas Henrique Fragata realmente não é alguém comum!

Ele é um ser humano diferenciado, um visionário, dono de uma criatividade e disposição gigantescas.

Ao longo desses 30 anos, Henrique Fragata deixou sua marca em inúmeras entidades: Associação Comercial e Industrial de Palmas (ACIPA), Conselho Regional de Administração (CRA-TO) e Conselho Empresarial de Palmas.

Henrique é vascaíno de nascimento, mas tricolor palmense de coração. Ele é um dos maiores fãs do Palmas Futebol e Regatas. Inclusive, foi fundador da Torcida Garra Tricolor, vice presidente por 4 mandatos, acompanhando o time em muitas conquistas.

Ele foi o organizador da disputa do Palmas x Atlético Mineiro, que é até hoje é recorde de maior bilheteria do Estádio Nilton Santos.

Coleciona camisas do time desde as primeiras confeccionadas nos anos 90. Essa é uma coleção única, que não possui igual em todo o Tocantins.

Teve o privilégio de representar o Tocantins conduzindo três Tochas Olímpicas: Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro (2007), Jogos Mundiais dos Povos Indígenas (2015) e Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro (2016).

De empresário e administrador a esportista e cidadão atuante em projetos sociais.

Henrique participa com sua famosa barraca do suco na Festa do Lar Batista F.F. Soren – um dos maiores eventos de lazer, gastronomia e caridade do Tocantins.

Faz parte da Associação Clube Antigomobilismo do Tocantins (ACAT), que reúne os apaixonados velocidade e por carros antigos.

Henrique faz parte da Associação de Pioneiros de Palmas (APPA), cujo presidente de honra é o governador Siqueira Campos. Duas trajetórias diferentes, um líder político e um empresário de sucesso, duas personalidades que tem algo em comum: um amor grandioso por Palmas e pelo Tocantins! Juntos, como pioneiros e visionários, cada um à sua maneira e com as suas qualidades, contribuíram para tornar o sonho da construção de Palmas uma realidade!

Henrique é o vice presidente da Associação Palmas para Vida, cujo principal trabalho é a construção do Hospital de Amor. Inclusive toda a renda da comercialização desse livro será destinada à essa importante obra para tratamento de pessoas com câncer.

Essa obra resume a história de um pioneiro, de alguém que veio para contribuir com a consolidação de Palmas. Mas também é uma forma de manifestar sua gratidão a cidade que o acolheu de braços abertos!

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Palmas - TO, Dezembro de 2020.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior