Campos Belos — IV

Por Nemilson Vieira (*)

Campos Belos (GO), terra de muitos amigos, amores e desamores; com eles, alegrei-me, entretive-me, aprendi, sonhei…

Decepcionei-me, cresci como pessoa. Por alguns, que já partiram para a eternidade, chorei de lágrimas. Queira ou não, àqueles que nos foram queridos, ficaram eternizados nas nossas lembranças.

Campos Belos, as suas muitas histórias construídas no relacionamento da sua gente; precisariam serem mais contadas pelo seu próprio povo. Resgatadas, perpetuadas, difundidas, deixadas como exemplo de resiliência, para a posteridade.

Seria bom sabermos mais sobre o nosso lugar, e os pioneiros, da construção do que herdamos.

Abnegados homens e mulheres de boa índole e espontânea vontade, enriqueceram a muitos com os seus ensinos, saberes, costumes, crendices, cultura…

Assim entenderíamos com mais profundidade e precisão, sobre o bem que nos fizeram e a real necessidade de os valorizarmos com mais carinho e justiça. — No preservar e propagar as suas memórias. Prosseguir repassar e construir com sabedoria o que ainda for necessário fazer…

Campos Belos, cuja população viveu e vive, a ver o seu crescimento tão rapidamente! — Nas mais variadas vertentes. Os meus pais, avós, tios, eu também, somos provas do seu galopar constante rumo a dias melhores. Estou surpreso com a sua tamanha desenvoltura econômica, social…

A comparo como um filho, agora crescido, que se tornou adulto de um dia paro outro.

Famílias de várias origens, credos e etnias contribuíram sem medida, para o seu progredir; tornando-a uma cidade polo, do Norte de Goiás.

De um comércio frenético, intenso; gado de corte, agronegócios em franca expansão. Ostenta uma economia dinâmica, promissora…

Um salve aos que, hoje, nela vivem, e aos que no passado chegaram e viveram, quando ainda era uma ilha, num ermo qualquer, abraçada de morros e mato por todos os lados. Com muito trabalho e suor a desbravaram, a povoaram.

É necessário que o Poder Público, os legisladores, a comunidade local, continuem a se mobilizarem no que tange às implementações de Leis e políticas ambientais e culturais, plausíveis, que melhorem ainda mais os espaços de convivência dos seus habitantes.

Que este nosso cantinho de planeta esteja sempre de bem com a Natureza e com a vida! É o que mais desejo.

Ser sustentável nas suas ações, no respeito e cuidados, na agradabilidade, na beleza é o que mais interessa. Assim atrairá às pessoas de todas as partes para si, nesse olhar de gentileza urbana, humanizado, que sabes ter, de longas datas; numa hegemonia acolhedora. Num compartilhar da alegria de viver e do estar juntos, nessa irmandade, harmoniosa.

Campos Belos vive uma maturidade ao completar, em 2018, os seus 64 anos de emancipação política, bem vividos.

Para uma cidade com esta idade não é tanto, uma adolescente talvez; com jeito de adulta. Como tal, dependerá de muita atenção dos seus protagonistas; — Gestores Públicos e população, setor produtivo, comercial... Para continuar saudável; a retribuir em saúde os seus habitantes.

Amo esta cidade onde nós, da família Vieira fincamos raízes, a partir de 1965/69…

O que fizermos hoje, por ela se refletirá duma maneira positiva ou negativa; no presente e no futuro.

Pensemos no melhor nessa sua caminhada rumo ao progresso. — Se é que desejamos ser agentes das mudanças que queremos para nós, e para as gerações vindouras.

Campos Belos, no seu caminhar rumo a um norte para si, na globalização das coisas que vivemos, continua a se fazer notado, admirado e amado por sua comunidade e por outras pessoas noutras partes do mundo.

Como cidadão desta cidade resta-nos a gratidão, aos que, esplendidamente, fizeram e fazem a sua história acontecer nos seus termos e fora dele.

Campos Belos nunca deixou de ser um amor de cidade; — a do passado e a do presente; ambas, igualmente belas.

Muitos esforços se fizeram e fazem no sentido de vê-la cada vez mais elegante, próspera, notável…

Mesmo com poucas forças e recursos — de toda ordem, os seus abnegados Gestores Municipais e moradores, a têm levado a patamares de sublime grandeza.

De tudo o que acontecera e acontece de melhor em prosperidade e enlevo nessa boa terra de se viver, duma gente amável com fama de hospitaleira, dum extraordinário calor humano, é motivo de muito orgulho.

Nemilson Vieira

Acadêmico Literário.

(05:12:18)