JOÃO RODRIGUES DE OLIVEIRA
João Rodrigues de Oliveira nasceu no ano de 1842, era o filho mais velho do casal: Joaquim Rodrigues da Silva e de dona Damiana Maria do Espírito Santo. Ele também foi o primeiro neto do Sr. Manoel Rodrigues da Silva que, por volta de 1796, chegou nas terras baixa-grandenses.
Em 1864, aos 22 anos, casou-se com a jovem Raimunda Dina de Jesus filha de Alexandre Luiz de Albuquerque. O casamento se deu no sítio Cachoeirinha, município de Cajazeiras – PB, e foi assistido pelo reverendíssimo padre Henrique Leopoldino da Cunha. Dada a união, o casal gerou sete filhos:
1º - Maria Dina de Jesus, nascida em 1870, casou-se aos 18 anos, em 21 de novembro de 1888, com o jovem José Dias Moreira, nascido em 1869, de 19 anos. Foram testemunhas do matrimônio: Fausto Vieira de Sousa e Bernardino Vieira de Sousa. O casamento foi assistido pelo reverendíssimo padre Inácio de Sousa Rolim (livro 03, folha n° 20). A Sra. Maria Dina, desenvolveu suas atividades no sítio Baixa Grande atuando como parteira. De acordo com os relatos de seus netos: Arnaldo Dias Moreira e Severina Dias da Silva, dona Maria Dina de Jesus faleceu em 1954 aos 84 anos e foi sepultada no cemitério de Nossa Senhora da Conceição no distrito de Inhamus, município de Tauá – CE.
2º - Rosa Rodrigues de Oliveira, casou-se com um irmão de José Dias Moreira em 21 de novembro de 1888, no mesmo dia e hora que sua irmã, Maria Dina de Jesus. Os noivos tinham um parentesco de 3° igual e lateral. A Sr. Rosa Rodrigues era avó de Manoel Calango.
3º - Higino Rodrigues de Oliveira, era trisavô de Alênico.
4º - Manoel João de Oliveira, era sogro de dona Ceiça rezadeira.
5º - Maria Rodrigues de Oliveira, casou-se com Ubelino e foi a primeira dona da casa que deu origem a casa do Sr. Chain Pereira e fica localizada as margens do capo de futebol.
6º - Mariana Rodrigues de Oliveira, casou-se com Bernardino Vieira de Sousa. Eram sogros do Sr. Joaquim Pereira do sítio Pau Branco.
João Rodrigues de Oliveira faleceu por volta do ano de 1918.