JOÃO EVANGELISTA DE QUEIROZ
João Evangelista de Queiroz ou Seu Evangelista, como era conhecido, nasceu em 15 de outubro de 1915, em Missão Velha – CE. Era filho do casal: João Francisco de Queiroz e dona Raimunda Maria da Conceição.
Contraiu matrimônio com a jovem Vicência Maria de Sousa no dia 28 de julho 1940, no sítio Catingueira (atualmente Cachoeira dos Índios que, na época, era município de Cajazeiras – PB). O reverendíssimo padre Oriel Fernandes assistiu o casamento. Foram testemunhas: Vicente Trajano de Barros e dona Severina Pereira da Costa. Dada a união, tiveram 04 filhos: José Francisco de Queiroz, Josefa Queiroga de Morais, Elias Queiroz de Sousa e Francisca Maria da Conceição (em memória).
Logo na primeira década do casamento, Evangelista, juntamente com sua esposa, enfrentou muitas dificuldades, visto que, houve 03 anos de seca. Nos anos de 1940, 1941 e 1942, nossa comunidade enfrentou um longo período de estiagens. Seu Evangelista teve que que migrar para o Ceará em busca de trabalho. Como veio a adquirir, trabalhou na Serra de Ouricuri; (ia trabalhar a pé e voltava, também a pé, para a Baixa Grande), na estrada que dá acesso a cidade de Juazeiro do Norte – CE. Tendo aí trabalhado um período de tempo, mas tendo conhecimento que nas áreas próximas havia açudes e rios com peixes, resolveu abandonar o serviço, que até então trabalhava, para pescar e vender. Na Baixa Grande, Maria Moreira da Silva (esposa de Antônio Rodrigues da Silva), foi uma compradora fiel dos peixes pescados por Seu Evangelista.
Enfrentou também a seca de 1970 e, dessa vez, foi a trabalho na cidade de Bonito de Santa Fé – PB.
As condições melhoraram no ano de 1980, quando Seu Evangelista se aposentou e passou a receber meio salário mínimo, na época.
Faleceu em 09 de março de 2001 aos 86 anos. Por volta das 09h50min, foi sepultado no cemitério de Nossa Senhora da Conceição de Cachoeira dos Índios – PB. Seus restos mortais foram trasladados para o cemitério São Francisco, na mesma cidade.