EPAMINONDAS MARCOS DE OLIVEIRA

Epaminondas Marcos de Oliveira, nasceu no Sítio Baixa Grande no dia 15 de maio1904, sendo filho do casal: José Marcos de Oliveira e Bernardina do Amor Divino. O seu pai, José Marcos, foi assassinado a tiros na sua residência, atual casa de Neta e Miminho, em maio de 1935. Sua mãe, Bernardina, acreditamos que teve morte natural.

Enquanto jovem, foi inscrito entre os zeladores da Obra das Vocações Sacerdotais da Diocese de Cajazeiras – PB, recebendo o diploma em 18 de novembro 1917, quando a Diocese contava com 3 anos de criação (1914).

Foi casado a primeira vez com Maria Guedes de Oliveira, com quem teve quatro filhos: Joaquim Marcos, José Marcos, Maria do Socorro de Sousa (Socorro Olinto) e o quarto morreu no parto, junto com a mãe, Maria Guedes em 22 de março de 1939.

Algum tempo depois, casou pela segunda vez com Maria Marcos de Oliveira, filha de Olinto Rodrigues, com quem teve 11 filhos: Paulo, Chagas, Anieta, Tôta (em memória), Assis (em memória), Oliveira (em memória), Olinete (em memória), Onercina (em memória), Mariquinha (em memória), Dineta (em memória) e Fátima (em memória).

Em 1945, foi convocado para a Segunda Guerra Mundial.

Trabalhou na agricultura, fabricava fumo que servia somente para o seu consumo. Foi um homem dedicado a família, católico piedoso. Segundo os relatos de sua filha, Maria do Socorro, à tarde nos domingos, passava longas horas lendo a bíblia, essa bíblia que foi um presente que ganhou de um amigo seu, chamado Ermenegildo.

Sua casa ainda se encontra de pé ao lado da casa de seu filho Chagas.

Por fim, faleceu no dia 30 de dezembro de 1989. Foi sepultado no dia 01 de janeiro de 1990, no cemitério de Nossa Senhora da Conceição, em Cachoeira dos Índios – PB.

Luiz Izidorio
Enviado por Luiz Izidorio em 19/12/2020
Reeditado em 20/12/2020
Código do texto: T7139363
Classificação de conteúdo: seguro