CORONEL ZUZA GARCIA
Baixa Grande é riquíssima em sua história. Hoje vamos falar a respeito do coronel José Bernardino de Sousa, mais conhecido por Zuza Garcia.
Zuza Garcia nasceu no Sítio Baixa Grande em 1880 sendo filho do casal José Bernardino da Silva e Dona Francisca Maria de Jesus. Eram seus irmãos por parte de pai: Manoel Bernardino de Sousa, Bernardino Vieira de Sousa, Benedita Maria da Conceição, Thereza Maria de Jesus, Maria José da Conceição. Eram seus irmãos por parte de mãe: Francelino Vieira de Sousa, Maria (?).
Foi afilhado de Batismo de Adelayde Maria da Conceição, primeira parteira de Baixa Grande.
Casou-se a primeira vez com sua sobrinha, Rita Maria da Conceição, filha de sua irmã por parte de pai, Benedita Maria da Conceição e de Francisco Alves de Oliveira. Teve três filhos(as): Folinha. Não sabemos os nomes dos(as) outros(as) dois.
Dado o falecimento de sua primeira esposa, passou 48 anos viúvo, vindo a se casar a segunda vez com Bia. Não tendo filhos com a segunda mulher criou uma enteada, a qual era filha de um sobrinho seu.
Zuza Garcia, muito conhecido na região, foi coronel, criador de gado e produtor de algodão. Sobre a criação de gado, se destacam seus vaqueiros mais ilustres, hoje falecidos, os irmãos João Joca e Chico Joca.
A vida do coronel tem um complexo referente a passagem dos cangaceiros pelo Sítio Catingueira (atualmente Cachoeira dos Índios – PB), ao que transpõe DANTAS (2016, p. 40) parafraseando SOBREIRA “O Carcará” (1988, p. 115-116):
“Em Catingueira, Lampião descansou um pouco passando lá o dia todo. Pelo portador Antônio Joaquim, mandou uma carta para o coronel Zuza Garcia (José Bernardino de Sousa) do Sítio Baixa Grande, pedido quinhentos mil-réis. O coronel não foi encontrado. Nesse mesmo dia, às 5 horas da tarde, voltou pela estrada que passa nos sítios Carrasco, Redondo, Tambor e Marimbas, seguindo no rumo a Bonito de Santa Fé. Iam com ele cerca de 15 cangaceiros. Não faz assim, um ano que isso aconteceu”.
Na produção do algodão, Dona Maria Pessoa (em memória) esposa do excelentíssimo ex-prefeito da cidade de Cachoeira dos Índios Antônio Francisco sempre que reconhecia alguém de Baixa Grande, perguntava: “você já ouviu falar de Zuza Garcia?” Dependendo da reposta do interlocutor, ela complementava: “Zuza Garcia produzia muito algodão, chegando até possuir um descaroçador. O barulho da máquina era grande que surgiu até essa modinha:
“Em Baixa Grande
Chegou um motor,
Seu Zuza comprou
E mandou assentar;
O povo está arrependido
De ver o alarido
Do motor trabalhar,
Porque o motor não deixava dormir
As criancinhas que moravam ali”.
Zuza Garcia faleceu em 1968, aos 88 anos.