CLAUDINA MARIA DA CONCEIÇÃO

Claudina Maria da Conceição era filha do casal: Manoel de Sousa Vieira e dona Raimunda Maria da Conceição.

Casou-se por volta do ano de 1848 com o jovem Bernardino Vieira da Silva. dessa união, o casal gerou vários filhos; dos quais destacamos:

1° - Manoel Bernardino de Sousa, avô de Maria de Valdemar.

2° - Maria José da Conceição, nasceu por volta de 1856. Teve como padrinhos de batismo: José dos Santos Batista e dona Delfina Maria da Conceição. Aos 14 anos, casou-se com o jovem Marcos Alves de Oliveira, de 24 anos, natural do Ceará, no dia 23 de novembro de 1870 (livro 02, folha 24, da paróquia de Nossa Senhora da Piedade, Cajazeiras – PB). Dessa união, o casal gerou três filhos, dos quais destacamos José Marques de Oliveira, que foi casado com Dona Bernardina do Amor Divino, pais de Epaminondas Marcos de Oliveira. O Sr. José Marques de Oliveira e Dona Bernardina, são bisavós da professora Isaura Sousa que, durante muitos anos, desempenhou suas funções no magistério, educando o povo baixa-grandense. José Marques de Oliveira foi assassinado a tiros em maio de 1935, em sua casa, atualmente casa de Neta e Miminho. Dona Maria José faleceu no dia 01 de abril de 1879, ano seco, aos 23 anos, tendo como causa da morte, apoplexia (livro 03, folha n° 75).

3° - Benedita Maria da Conceição, aos 18 anos, casou-se com o jovem Francisco Alves de Oliveira de 19 anos, irmão de Marcos Alves de Oliveira, citado anteriormente. O Sr. Francisco Alves de Oliveira, por pertencer a paróquia de São José da cidade de Missão Velha – CE, coube ao reverendíssimo padre João Inácio de Albuquerque conceder a licença para a realização do matrimônio (livro 02, folha 107, de 17 de agosto de 1875).

4° - Bernardino Vieira de Sousa, aos 18 anos, casou-se com sua prima Maria Alves Pinheiro Dantas de 27 anos. Esse casal eram os pais de Alexandre Garcia e bisavós do vereador Itamar Leite.

5° - Ana Jorvina do Amor Divino, em 17 de novembro de 1875, ano seco, casou-se com o jovem Antônio Vieira de Sousa, nascido em 1854, de 21 anos, filho de José Nobre de Aquino e de dona Isabel Maria da Conceição.

6° - Thereza Maria de Jesus, por volta de 1869, casou-se com o jovem Benedito Garcia natural de Lavras da Mangabeira – CE. Dessa união, o casal teve um filho: João de Sousa Teixeira, o primeiro bisneto de Manoel de Sousa Vieira e de Dona Raimunda Maria da Conceição, e o primeiro trineto de Sousa Oliveira e Ana Maria da Conceição. Há uma suposição que Dona Thereza Maria tenha morrido de parto, pois, de acordo com as declarações de Raimundo de Sousa Teixeira (Dico), nunca se ouviu falar em irmãos do Sr. João de Sousa.

Luiz Izidorio e Manoel Queiroga de Morais
Enviado por Luiz Izidorio em 19/12/2020
Reeditado em 19/12/2020
Código do texto: T7139355
Classificação de conteúdo: seguro