ANTÔNIA MARIA DA CONCEIÇÃO (TOTONHA)

Antônia Maria da Conceição, mais conhecida como Totonha nasceu no ano de 1853, no sítio Baixa Grande, sendo filha do casal: Joaquim Rodrigues da Silva e de dona Damiana Maria do Espírito Santo.

Em 1868, aos 15 anos, a Sra. Antônia Maria da Conceição casou-se com seu primo legítimo o jovem Vicente Rodrigues de Albuquerque, nascido em 1845, de 23 anos. Ele era filho de Sebastião Rodrigues da Silva e de dona Thereza Maria da Conceição, todos residentes do sítio Baixa Grande. Foram testemunhas do matrimônio: Francisco Luiz de Albuquerque e João Lima de Albuquerque. O casamento foi assistido pelo reverendíssimo padre Henrique Leopoldino da Cunha. Dessa união, o casal gerou duas filhas:

1º - Maria, aos 09 anos veio a óbito, em 30 de março de 1978. Seu corpo foi sepultado no cemitério Coração de Maria (óbito nº? livro 03, folha nº 56).

2º - Josefa, aos 02 anos veio a óbito, em 29 de abril de 1978; a causa da morte foi D’ARRHÉA (livro 03, folha 61).

Antônia Maria da Conceição ficou viúva em 20 de fevereiro de 1878, faleceu o Sr. Vicente Rodrigues de Albuquerque aos 33 anos. A causa da morte foi câmara de sangue, uma consequência de alimentos inadequados ao estômago devido à escassez de provisões provocados pela maior seca do século XIX que durou 05 anos, de 1875 a 1879. Vicente Rodrigues de Albuquerque foi sepultado no sítio Baixa Grande (nas terras que pertencem a Pedrinho, as margens do rio São José).

No seu primeiro casamento, dona Antônia Maria da Conceição, não foi muito sucedida pois o sertão nordestino foi castigado por uma grande seca que durou 05 anos. Os prejuízos foram incalculáveis, custando até mesmo vidas humanas.

Em 1880, ano do maior inverno do século XIX, segundo relatos orais dos mais antigos, dona Antônia Maria da Conceição contraiu um segundo casamento com o Sr. José Inácio de Souza, natural do sítio Contendas, município de São José de Piranhas – PB. Dessa união, o casal gerou três filhos:

1º - Serafim Rodrigues da Silva, casou-se com Maria Rosa de Sousa, conhecida como Rosa Peba. Eram os pais de Vicência Maria de Souza.

2º - Pedro Rodrigues da Silva, casou-se com Maria Pinheiro de Sousa, mais conhecida por Santa. Eram os pais de Antônia Rodrigues da Silva.

3º - José Rodrigues da Silva, nasceu em 1889 (ano da Proclamação da República). Faleceu aos 07 anos, em 04 de outubro de 1896 e foi sepultado no cemitério Coração de Maria, Cajazeiras – PB (óbito nº 43, livro 02, folha 66, registrado pelo tabelião Francisco Martins de Sousa Lima).

Luiz Izidorio e Manoel Queiroga de Morais
Enviado por Luiz Izidorio em 18/12/2020
Código do texto: T7138688
Classificação de conteúdo: seguro