ADELAYDE MARIA DA CONCEIÇÃO (MADRINHA DILAYDE)

Adelayde Maria da Conceição, mais conhecida como Madrinha Dilayde, nasceu no Sítio Baixa Grande em 1841, sendo filha do casal Manoel de Sousa Vieira e dona Raimunda Maria da Conceição. O local do seu nascimento foi a casa de seus pais (atualmente casa de Neta e Miminho).

Casou-se a primeira vez aos 17 anos, em 1858, com o jovem Francisco Antônio de Oliveira, natural de São José de Piranhas – PB. Dessa união, o casal gerou dois filhos:

1º - Antônia Jorvina da Conceição, primeira esposa de José Rodrigues da Silva.

2º - Bernardino Vieira de Sousa, aos 21 anos, em 25 de novembro de 1884 às 16:00h, casou-se com Mariana Rodrigues de Oliveira, filha de João Rodrigues de Oliveira e de Dona Raimunda Dina de Jesus, no sítio Cachoeirinha município de Cajazeiras – PB. Foram testemunhas do seu matrimônio: Fausto Vieira de Sousa e Bernardino Gomes Vieira (livro 02, folha 186, da paróquia de Nossa Senhora da Piedade).

Em 1866, aos 25 anos, Adelayde, ficou viúva pelo falecimento de seu esposo, Francisco Antônio de Oliveira. Seu corpo foi sepultado no cemitério Coração de Maria, Cajazeiras – PB (livro nº 01, da paróquia de Nossa Senhora da Piedade).

No dia 18 de agosto de 1868, às 17:00h, Adelayde casou-se pela segunda vez com seu primo legítimo, o jovem Manoel Dias Moreira, que era filho de José Moreira Barbosa e de dona Rita Maria da Conceição. A cerimônia matrimonial foi assistida pelo reverendíssimo padre Henrique Leopoldino da Cunha. Dada a união, o casal gerou dois filhos:

1º - José Dias Moreira, casou-se com Maria Dina de Jesus.

2º - Joaquim Dias Moreira, casou-se com Rosa Rodrigues de Oliveira. Eram seus padrinhos de batismo: Raimundo Gonçalves de Lima e dona Ana Maria da Conceição (livro 04, folha 03, de 22 de janeiro de 1871).

Adelayde Maria da Conceição, foi uma das primeiras parteiras de Baixa Grande. Começou a desempenhar suas funções aos 19 anos, de 1860 a 1905, sendo parteira por 45 anos, entre a transição do Brasil Império para o Brasil República. Deu continuidade a seu ofício sua nora, a senhora Maria Dina de Jesus (avó de dona Severina Dias da Silva).

Luiz Izidorio e Manoel Queiroga de Morais
Enviado por Luiz Izidorio em 18/12/2020
Reeditado em 18/12/2020
Código do texto: T7138682
Classificação de conteúdo: seguro