Cárie Criatura da MINHA VIDA

Logo que a pessoa acessa www.minhavida.com.br , muita coisa boa chega como informação para mais qualidade de vida.

Vejam só isso aqui, que transcrevo logo adiante.

ASPAS abertas para a Equipe (Redação) de “MINHA VIDA”

//

Cárie: o que é, sintomas e tudo sobre...

(...)

- Tipos

Existem três tipos principais de cárie. Confira:

----- Cárie coronária

É o tipo mais comum de cáries e ocorre tanto em crianças como em adultos. A cárie coronária se localiza nas superfícies de mastigação ou, ainda, entre os dentes.

Além disso, existem as cáries de fóssulas e fissuras, que são um tipo de cárie coronária. Elas coronárias, ocorrem com frequência nos dentes posteriores de crianças e jovens, na superfície que recebe o nome de oclusal, parte de cima do dente. É muito indicado para evitar esse tipo de cárie, além da escovação, o uso de um selante, que faz com que os resíduos alimentares não fiquem em contato com essa região.

----- Cárie radicular

À medida que envelhecemos, a gengiva se retrai, deixando partes da raiz do dente expostas. Como não existe esmalte cobrindo as raízes do dente, estas áreas expostas se deterioram facilmente, provocando cáries do tipo radicular.

----- Cárie recorrente

A deterioração pode ocorrer em volta das restaurações e coroas (parte exposta do dente) existentes. Isto porque essas áreas tendem a acumular placa, que acabam levando à deterioração e, assim, ao surgimento de cáries.

...........

- Fatores de risco

Todo mundo que tem dentes possui riscos de desenvolver cáries, eventualmente, mas os seguintes fatores podem aumentar as chances:

Localização do dente

Deterioração dos dentes ocorre mais frequentemente molares e pré-molares, que ficam localizados na parte de trás da boca. Estes dentes têm muitas ranhuras, sulcos e fissuras que podem coletar partículas de alimento. Como resultado, eles são mais difíceis de serem mantidos limpos do que os dentes da frente, cuja escovação é mais fácil. Nos molares e pré-molares, pode haver formação de placa e acúmulo de bactérias, produzindo, assim, o ácido que corrói e destrói o esmalte do dente.

----- Alimentação

Alimentos mais fáceis de ficarem presos aos dentes por um longo tempo, como leite, sorvete, mel, açúcar, refrigerante, frutas secas, bolos e biscoitos, são mais propensos a causar cárie do que alimentos que são facilmente dissolvidos pela saliva.

----- Comer com frequência

Quando você come ou bebe refrigerantes constantemente, você aumenta a produção de ácido que atacam os dentes.

Escovação inadequada

------ Não escovar os dentes logo após as refeições pode levar à formação de placas e ao início do processo de deterioração do dente. Os 20 primeiros minutos após a alimentação são o período de maior atividade bacteriana dentro da boca.

------- Deficiência de flúor

O flúor ajuda a prevenir as cáries e pode até mesmo reverter os estágios iniciais de danos aos dentes. Graças a seus benefícios, o flúor é adicionado a muitos abastecimentos públicos de água, como bebedouros. É também um ingrediente comum em cremes dentais e enxaguantes bucais e é bastante comum como tratamento para cáries em consultórios odontológicos.

(...)

\\

ASPAS fechadas para a Equipe (Redação) de “MINHA VIDA”.

::::::::::::::::

Comentando aqui, o Tex.

Quem acessar a página com o conteúdo completo (cujo link deixo logo abaixo), VAI GANHAR a oportunidade de ler um conteúdo gigante e com direito a vídeo. E tem muitas abordagens que nem de longe você encontrará disponível numa tela só, exceto por lá. É conteúdo COMPLETO e para leigos de TODAS AS IDADES.

Para finalizar, fica aqui o link (copie/cole no navegador):

https://www.minhavida.com.br/saude/temas/carie

:::::::::::::::::::::::::::

Sorria! Você está sendo informado!