FÁBIO JOSÉ DAMASCENO PADRE: HOMENAGEM pós-mortem e LOUVOR AO meu amigo de Seminário de Juiz de Fora
Minhas lembranças anos 1980
José João Bosco Pereira
Do tempo do Padre Fábio no seminário em Juiz de Fora MG
Entre 1981 e 1986
O QUE ME LEMBRA
CADA AMIGO PADRE
QUE ORDENOU
E FOI SEMINARISTA COMIGO:
* Padre Fábio Damasceno - de Cassiterita - Diocese de São João del-Rei, MG
Violão e voz
em solfejos e em solo mio!
Fábio se consagrou na nossa turma com o Fernando, com sua voz estupenda e afinadíssima com suas interpretações mineiras, à mineira, em música sacra e em sertaneja clássica de raízes à luz expressão dos cantores e do pop e das canções contemporâneas.
Lá vinha o Fábio com primor e gosto inato de quem ama.
Dedica -se ao seu violão e solta a linda voz, inesquecíveis momentos em que nos suavizava a saudade de casa e da terra querida sanjoanense ou de sua família lá na Cassiterita bela cidadela interior ...
Na liturgia era um dos articuladores ou pivores no coral e nas missas.
E enturmava logo nas pastorais vocacionais com os jovens a cantar, criativa e personalisticamente.
E encantou não só a nós na vida de seminaristas e marcou por onde passou e a voz e a canção na fé me Jesus marcou ...
Cantava o clássico sertanejo: Poeira. SÉRGIO REIS - POEIRA
" O carro de boi lá vai gemendo lá no estradão
Suas grandes rodas fazendo profundas marcas no chão
Vai levantando poeira, poeira vermelha, poeira
Poeira do meu sertão ... "
SÉRGIO REIS - POEIRA
Formação:
Filosofia (2 anos com complementação na UFJF) e Teologia no
Seminário Santo Antônio (4 anos)
Local da formação no antigo Seminário Sto. Antônio, no Bairro
Alto dos Passos - Arquidiocese de Juiz de Fora, MG
Anos de formação: 1981-1986
https://www.recantodasletras.com.br/homenagens/7072352
)))))))))))))))))))))))
Departamento Diocesano de Comunicação (Dedicom)
Diocese de São João del-Rei / MG / Brasil Praça Frei Orlando, 130, Centro, São João del-Rei. CEP: 36307-352
Contato: (32) 3371-1011 e (32) 3371-4746.
De segunda a sexta-feira, das 8h às 13h
Nota de Falecimento – Padre Fábio José Damasceno
https://diocesedesaojoaodelrei.com.br/nota-de-falecimento-padre-fabio-jose-damasceno/
By Lucas Silveira -9 de dezembro de 2020
25 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).
"Faleceu na manhã desta quarta-feira, 09 de dezembro, aos 56 anos, o padre Fábio José Damasceno. O sacerdote, que atualmente exercia a função de pároco na cidade de Nazareno, estava hospedado na cidade de Prados, auxiliando na programação do Jubileu de Nossa Senhora da Conceição. A causa da morte foi infarto.
Até o momento não há informações de velório e sepultamento. Aos parentes e amigos, nossas orações."
_________________
"Corpo do padre Fábio passará por 3 cidades, com sepultamento às 10h, nesta quinta-feira
By Lucas Silveira -9 de dezembro de 2020
"A Diocese de São João del-Rei amanheceu triste nesta quarta-feira, 09, devido a noticia do falecimento do padre Fábio José Damasceno. Vítima de infarto, o sacerdote completa sua missão na terra aos 56 anos.
Nascido em São João del-Rei, padre Fábio viveu e cresceu junto da família na cidade de Conceição da Barra de Minas, onde recebeu o Sacramento da Ordem em outubro de 1988. Mas foi na Paróquia Sant’Ana, da cidade de Barroso, que o sacerdote passou grande parte da sua vida, atuando como vigário e, posteriormente, pároco. Em julho de 2019 foi empossado como novo pároco da cidade de Nazareno.
Bacharel em Direito, atuou como assessor da Pastoral da Juventude e Familiar além de exercer diversos mandatos como Vigário Forâneo e membro do Colégio de Consultores."
))))))))))))))))))
FÁBIO JOSÉ DAMASCENO PADRE: HOMENAGEM pós-mortem e LOUVOR AO meu amigo de Seminário de Juiz de Fora
J B PEREIRA
Professor de português e literatura portuguesa e inglês desde
1991
Mestre em Literatura pela UFSJ 2011
Evangelizador Católico Romano em Jaguariúna SP
Jaguariúna, SP, 09/11/2020.
Oremos pela boa alma sacerdotal de Fábio José Damasceno. Meu amigo de seminário, no tempo de estudos filosóficos e teológicos em Juiz de Fora, MG.
-- Jesus, Pe. Fábio de Cassiterita, que era pároco de Nazareno e pregava em Prados, MG. Amém!
_____________
Os sacerdotes de turma no Seminário Santo Antônio de Juiz de Fora 1986-1987
J B PEREIRA
https://www.recantodasletras.com.br/homenagens/7072352
Da minha turma de 1996 ------ Eram 23 seminaristas;
Conclusão dos cursos de filosofia e teologia com a ordenação com 6 seminaristas e se tornaram padres!
Observação:
Em 1981, eram 4 seminaristas da turma de 23 ao todo, mas 2 vieram depois que entraram na teologia, um deles veio de congregação religiosa.
******
* Pe. Fábio José Damasceno - Diocese de São João del-Rei, MG
Paróquia: Nossa Senhora de Nazaré
Cidade: Nazareno
Aniversário Natalício: 01/06
Aniversário Sacerdotal: 15/10
https://diocesedesaojoaodelrei.com.br/clero-diocesano/
https://diocesedesaojoaodelrei.com.br/team/pe-fabio-jose-damasceno/
https://www.recantodasletras.com.br/homenagens/7072352
___________
________________
“Pedi ao Senhor da messe que envie operários.” (Mt 9,38)
SENHOR DA MESSE E PASTOR DO REBANHO
Senhor da Messe e pastor do rebanho,
faz ressoar em nossos ouvidos teu Forte e suave convite:
“- Vem e segue-me”.
Derrama sobre nós o teu Espírito, que ele nos dê sabedoria para ver o caminho e generosidade para seguir tua voz.Senhor, que a messe não se perca por falta de operários, desperta nossas comunidades para a missão, ensina nossa vida a ser serviço, fortalece os que querem dedicar-se ao Reino na vida consagrada e religiosa.
Senhor, que o rebanho não pereça por falta de pastores. Sustenta a fidelidade de nossos bispos, padres, diáconos, religiosos (as) e ministros. Dá perseverança a nossos seminaristas e jovens.
Desperta o coração de nossos jovens para o ministério pastoral em tua Igreja.
Senhor da Messe e pastor do rebanho, chama-nos para o serviço de teu povo. Maria, Mãe da Igreja, modelo dos servidores do Evangelho, ajuda-nos a responder “SIM”. Amém.
))))))))))))))))))
ORAÇÃO VOCACIONAL
Senhor, pelo Batismo, vós nos chamastes à santidade e à cooperação generosa na salvação do mundo.
Na Messe, que é tão grande, auxiliai-nos a corresponder à nossa Missão de membros do Povo de Deus.
Qualquer que seja o chamado, que cada um de nós seja verdadeiramente outro Cristo no meio das pessoas.
Ó Senhor, por intercessão de Maria, Mãe da Igreja, concedei-nos o dom misericordioso de muitas e santas vocações sacerdotais, religiosas e missionárias de que a Igreja necessita. Amém!
__________
Nós vos louvamos, ó Pai de bondade, por todos aqueles que se dedicam ao trabalho da evangelização, especialmente junto aos empobrecidos. Com a força do Vosso Espírito, iluminai-os e fortalecei-os.
Vós bem sabeis, Senhor, o quanto precisamos de pessoas dispostas que anunciem o evangelho de Cristo, com renovado ardor missionário, que trabalhem pela libertação integral das pessoas, que animem e formem o povo de Deus na união e organização para a construção de uma sociedade justa e fraterna, em vista do reino definitivo.
Por isso, com insistência e confiança, vos pedimos: chamai operários para o serviço de vossa igreja; despertai junto às nossas famílias e comunidades pessoas generosas, mulheres e homens, jovens e adultos, para a vocação religiosa e missionária.
AMÉM"
----
Por que escolhi ser católico? ____Sim, escolhi ser católico, honro meu nome de Batismo, poderia ter deixado diversas vezes... E não o deixei por amor de Jesus e amo a minha Igreja cuja Rocha é Jesus o Fundador Divino, cujo alicerce ou pedra é São Pedro Apóstolos em Mateus 16,16-19. __E Deus me deu a graça e a alegria inesgotável de testemunhar Jesus o Filho de Deus como Católico Apostólico Romano, desde que nasci e quero morrer assim fiel ao meu Batismo. Amém. Aleluia! ______ É Minha Fé: viva e testemunhal, batismal, crismal, eclesial, eucarística, pneumatológica ou carismática (segundo dos dons do Espírito Santo nosso Advogado em nome de Jesus para o bem da Igreja e sua Unidade na Adversidade e conflitos em Mt 16,16-19 e Atos 2), querigmática, trinitária... Sempre fui chamado por Deus assim, sou católico com muita honra, serei sempre católico ou com toda honra pelo Batismo, pela presciência de Deus sobre e em mim: do berço ao túmulo, rumo à Eternidade com Jesus... Se nascesse em outras terras não católicas, Deus em nome de Jesus me daria a graça da conversão para me tornar rápido e lúcido católico como tenho sido, correspondendo ao meu santo Batismo._____Veja que muitos se tornaram excelentes católicos, mesmo nascendo em nações não católicas como Santa Josefina Bakhita, São Nilo, São Efigênia de Etiópia dentre milhões...Há trilhões de testemunhos ou martírios de homens, mulheres, crianças, ricos e pobres, de todas as culturas, católicos exemplares desta "multidão dos que alvejaram as suas vestes e almas no sangue do Cordeiro ...." Apocalipse 7,10. ___ "- Senhor, eu não sou digno que diga uma palavra para mim, mas meu servo será curado...." - disse o centurião romano a Jesus. E Jesus olhando ao seu redor, afirmou: " - Em Israel, não encontrei esta fé! " ____- Mateus 8, 5-17 ____ "- Vai Mulher, é curada conforme sua Fé! - disse Jesus! 'https://www.recantodasletras.com.br/entrevistas/7074703
"E disse-lhes:
- Vão pelo mundo todo e preguem o Evangelho a todas as
pessoas" (Marcos 16,15).