Sobre o Mais Simples
Um Diálogo, em 1995
__ Jesus Cristo era uma pessoa muito simples.
__ Simples? O que é simples, Papai?
__ Simples é uma pessoa sem frescura, que se mistura com todo mundo.
__ Entendi, disse.
O cavalo lentamente andava sobre a estradinha de terra. Levávamos uns documentos a escolinha rural, para que eu iniciasse a 3a série novamente, do ensino fundamental.
Tinha venda na beira da estrada: quirera para os pintinhos e lambaris; fumo de rolo, xícaras para Dona Elvira, e sim, cadernos...Ahh os cadernos novos. O cheiro deles era melhor que perfume.
Na volta, as tirinhas embaixo do arreio balançavam, conforme o cavalo galopeava: mamãe costurava uma por uma.
Colchas, tapetes, manta do sofá: saudades em patchwork.
Quase chegando a represa, o pasto verdinho e a mangueira onde escutávamos os programas no rádio, aos domingos. Liberdade é despreocupação; queria só notas boas e me livrar das tundas. Martelo jogado no tanquinho, barulho, choque, vara de pimenta: passado o coro, ia é atrair vagalumes com um ticão e dar tapão neles.
Anos mais tarde, o Russo disse que o mais Simples era o mais importante; que ele sangrou por mim para me trazer uma vida abundante: compreendi tudo.
Pai, Você foi a primeira pessoa que me falou de Jesus; disso lembro nitidamente.
Apesar dos nossos gênios e distâncias, todos os aprendizados estão aqui na memória. Você está presente em todo o meu livro.
Perdão, Amo-te. Nunca tire o olhar do Mais Simples.