A PALETA DO GÊNIO: JEAN BAPTISTE DEBRET

O HISTORIADOR PICTÓRICO

Jean-Baptiste Debret (Paris 1768 — Idem 1848) pintor, desenhista e professor francês, em 1817, fez parte da Missão Artística Francesa que fundou uma academia de Artes e Ofícios, mais tarde Academia Imperial de Belas Artes, onde lecionou, na cidade do Rio de Janeiro. Foi pintor da corte de Napoleão, além de ter sido pintor oficial da Coroa Portuguesa no Brasil. É por esse motivo que suas obras retratam acontecimentos oficiais e que ele é considerado um pintor de história. Uma de suas obras serviu como base para definir as cores e formas geométricas da atual bandeira do Brasil, adotada em 19 de novembro de 1889. Exímio artista, demonstrou em suas telas não somente o cotidiano do Brasil da época que englobava tanto a aristocracia, da população em geral e a vida dos escravos, como também acontecimentos históricos do período anterior à independência do país e nos anos seguintes. A primeira bandeira da história do Brasil independente é uma de suas obras mais importantes. Quando voltou à França, em 1831, publicou, a sua famosa Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil (1834-1839), que documenta através da pintura aspectos da natureza, do homem e da sociedade brasileira no início do século XIX.

EnzoCB2020

Enzo Carlo Barrocco
Enviado por Enzo Carlo Barrocco em 14/11/2020
Código do texto: T7111668
Classificação de conteúdo: seguro