Naoko Takeushi e suas criações: Sailor Marte, Sailor Júpiter, Sailor Vênus, Sailor Mercúrio e Sailor Moon

Conheçam a Naoko Takeushi


CONHEÇAM A NAOKO TAKEUSHI
Miguel Carqueija

No vídeo abaixo, localizado no youtube, a criadora da super-heroína japonesa Sailor Moon aparece dando uma entrevista. Vocês podem ver como Naoko é bonita e simpática além de muito inteligente.
É uma das mulheres mais importantes da atualidade. A criação genial de Sailor Moon chega ao seu ápice com o esperado lançamento, em 8 de janeiro e 11 de fevereiro do próximo ao, nos cinemas japonesas, da animação dupla “Sailor Moon Eternal, the movie” (A Eterna Sailor Moon, o filme). É uma super-heroína diferente, que não dá golpes e tem vulnerabilidades psicológicas, é sentimental, chora, tem romance e sólidas amizades, é leal em extremo e seus poderes são espiritualizados. E mesmo remando contra a corrente, Sailor Moon conseguiu igualar-se em prestígio com os mais importantes super-heróis norte-americanos, hoje conhecidos por espalhar a cultura da violência, do maniqueísmo e da intolerância.
Criada originalmente em mangá (quadrinhos japoneses), a heroína conhecida também como a Princesa da Lua Branca e a Guerreira do Amor e da Justiça, chegou rapidamente nos desenhos de televisão (1992) e no cinema e ópera (1993). De fato, em 1993 apareceu o primeiro filme de longa-metragem de Sailor Moon, “A promessa da rosa”, uma obra-prima e um dos filmes mais bonitos de todos os tempos.
A mensagem de Sailor Moon é que ela sabe perdoar, tem compaixão, não odeia nem os piores inimigos, não é violenta, tem profundos sentimentos e um senso de justiça apuradíssimo.
Não esperem, nos filmes de Sailor Moon, aquele festival de brutalidade e destruição que a gente vê nas modernas películas de super-heróis de Hollywood.
Quando ela enfrenta o mal — geralmente, seres demoníacos ou consorciados com demônios — utiliza os poderes da luz e do amor. Suas armas: a tiara lunar, o cetro lunar e o sagrado cristal de prata.
Voltando a Naoko Takeushi, ela nasceu em Kofu, em 1967, formou-se em Química e Farmacêutica e durante um período foi “miko” (sacerdotisa xintoísta) no Santuário Shiba Daijungu, o que explica inclusive o caráter místico, espiritual, de sua famosa série. É com base nessa experiência pessoal que Naoko criou Hino Rei, a Sailor Marte, sacerdotisa xintoísta e dotada de poderes de premonição.


Sailor Moon

Naoko foi premiada várias vezes, sendo autora de diversos mangás como “Love Call” e “The cherry project”, mas o grande êxito de sua vida surgiu a partir de 1991, primeiro com a personagem Sailor V (Sailor Vênus), a Aino Minako, que começou aparecendo na revista Run Run. Era uma guerreira da Justiça que lutava solitária, ou só com o gato falante Artêmis, mas em 1992 Naoko lançou a Sailor Moon em outra série, e a de Sailor Vênus convergiu para que, no fim, esta se unisse àquela. Afinal Sailor Moon (Usagi Tsukino) ficou sendo a mais importante, rodeada por suas guardiãs Mercúrio (Amy Mizuno), Marte (Hino Rei), Júpiter (Kino Makoto) e Vênus (Aino Minako), além do amor milenar de Usagi, Mamoru Chiba (o Tuxedo Kamen, ou Endymion), os gatos lunares Luna e Artêmis e a filha de Usagi e Mamoru vinda do futuro, Chibiusa.
Sailor Moon é sucesso mundial, inclusive nos Estados Unidos.


Sailor Moon e Sailor Mercúrio

Agora assistam a entrevista (pouco mais de cinco minutos) no vídeo abaixo.


https://www.youtube.com/watch?v=FX_Kyqw3mLA

Para completar, uma pequena amostra (menos de dois minutos) do filme duplo que deverá revolucionar a história do desenho animado, "Sailor Moon Eternal, the movie":


https://www.youtube.com/watch?v=92hkK553gJI