Quando Narizinho e Emília entraram com Noah, todos ficaram surpresos com o visitante do futuro. Dona Benta sentiu compaixão pela tristeza que conseguiu enxergar nos olhos do garoto. Tia Nastácia, desconfiada, achou que o menino estava pregando uma peça em todos. Pedrinho ficou empolgado com a ideia de viajar no tempo e já fazia na mente planos de ir para o futuro com Noah. E, como não poderia deixar de ser, o Visconde pensava em como explicar cientificamente o ocorrido.
   As horas passaram voando enquanto Noah contava em detalhes a condição do planeta no ano em que vivia. Todos sentiram um aperto no coração. Emília logo pensou em voltar à Casa das Chaves¹ e desligar a chave do tempo para que ele congelasse e impedir aquele futuro sombrio. Dona Benta convenceu-a de que não seria justo com as futuras gerações e até mesmo Noah deixaria de existir se ela fizesse isso. Por fim, todos concordaram que o melhor era irem dormir e no dia seguinte decidiriam a melhor estratégia.
   Noah dormiu no quarto de Pedrinho e achou a cama tão maravilhosa que em minutos já estava em um sono profundo. As horas se passaram e logo os primeiros raios de sol já apareciam na janela. Pedrinho acordou, deu uma longa espreguiçada e foi chamar Noah. Quando chegou perto da cama percebeu que o garoto já não estava mais lá. Foi até a cozinha, onde Tia Nastácia preparava o café da manhã. Ela não havia visto o menino. Procurou pela casa toda, pelo quintal, e nada de Noah! Narizinho e Emília se juntaram a ele, mas sem sucesso.
   - Vovó, o Noah sumiu! – contou Narizinho, quando Dona Benta apareceu na varanda.
   Misteriosamente, o menino não estava em lugar nenhum.
   - Vai vê ele vortô pro futuro, se é que ele veio mesmo de lá – disse Tia Nastácia, balançando a cabeça, ainda desconfiada.
   - Será que foi tudo um sonho? – perguntou a boneca.
  - Difícil, Emília – respondeu o Visconde – Se fosse assim todos teriam que ter tido o mesmo sonho.
   Mais uma vez Dona Benta ponderou:
   - Talvez ele já tenha cumprido sua missão aqui, crianças. Por isso foi embora.
    - Sem se despedir? Um ingrato esse Noé! – reclamou Emília.
   - Emília, deixa a vovó falar! – protestou Narizinho – Que missão, vovó?
   - Conscientizar vocês do perigoso futuro que os aguarda e motivá-los a agir.
  Todos ficaram olhando para Dona Benta, pensativos, até que Pedrinho disse, com voz firme:
   - Se foi isso, vovó, eu prometo que a gente vai fazer tudo o que puder para proteger o planeta! E já tenho uma ideia pra começar. Vamos escrever cartas para as crianças do mundo todo, pedindo que conversem com seus pais sobre o assunto. Elas vão colaborar, tenho certeza!
  - Mas como, Pedrinho? São bilhões de crianças! – lembrou o Visconde.
   - E pra que serve meu faz-de-conta, seu Sabugosa? – perguntou a boneca, já animadíssima com a ideia de Pedrinho.
   Assim, naquele mesmo dia, crianças do mundo inteiro receberam uma cartinha, daquelas que eram tão comuns antigamente, dentro de um envelope, assinada pelos moradores do Picapau Amarelo.
   Como você acha que elas reagiram? Será que aceitaram o desafio de Pedrinho de conversar com seus pais sobre a importância de cuidar do planeta? O que você faria?

~ Fim ~
_____

¹ A chave do tamanho (1942)
Décio Diniz
Enviado por Décio Diniz em 05/11/2020
Código do texto: T7104994
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.