Noah franziu as sobrancelhas e olhou para uma pulseira que trazia no braço.
   - Eu programei para voltar para 1920... Mas eram vocês mesmo quem eu procurava! Como você pode ainda ser uma menina, Narizinho? Depois de cem anos!
    Emília sorriu ao ver que ainda eram bem conhecidas no futuro.
    - Foi mesmo em 1920 que Juca¹ escreveu a primeira história sobre a gente. É que aqui no sítio de Dona Benta é como a Terra do Nunca, ninguém envelhece!
  O garoto olhou para a boneca com cara de quem não estava entendendo nada.
    - Juca? Mas foi Monteiro Lobato...
    - É ele mesmo, Noah. Ele é um grande amigo da vovó.
    - Exatamente, Noé! E você veio do futuro só pra conhecer a gente?
    - Emília! É Noah, não Noé – corrigiu Narizinho.
    Noah riu do raciocínio da bonequinha.
  - Na verdade, Emília, eu vim pedir ajuda. Eu li sua história, Narizinho. Seu encontro com o príncipe Escamado e tudo o mais. Algo me fez pensar que vocês aqui do Sítio talvez possam nos ajudar!
Narizinho e Emília se entreolharam e a menina perguntou:
    - Ajudar? O que tem de errado com o futuro?
 Noah então contou que em sua época a Terra se encontrava totalmente devastada, por causa das consequências do aquecimento global, do desmatamento da Amazônia e outra coisas mais. Uma tristeza!
  Narizinho sentiu os olhos se encherem de lágrimas enquanto Emília, alisando um fio de cabelo, fez aquela expressão de quem estava procurando uma solução.
   - Vamos contar para Dona Benta! Venha, Noah. Vamos conhecer o pessoal!
_____

¹ Juca era o apelido de Monteiro Lobato em família.
Décio Diniz
Enviado por Décio Diniz em 31/10/2020
Código do texto: T7101042
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.