O Sítio do Picapau Amarelo é um lugar conhecido por milhões de brasileiros. Mas, talvez nem todos saibam que faz 100 anos que ele existe!
    Temos hoje uma coleção de vinte e três livros da obra infanto-juvenil de Monteiro Lobato, com as histórias que se passam naquele lugar encantado. "Reinações de Narizinho", publicado em 1931, é o livro que narra como tudo começou:
    “Numa casinha branca, lá no Sítio do Picapau Amarelo, mora uma velha de mais de sessenta anos. Chama-se Dona Benta.”
    Mas, para sermos historicamente corretos, na verdade não foi bem assim. Por quê? Porque o livro "Reinações" é uma coleção de onze livrinhos publicados nos dez anos anteriores. O primeiro deles, publicado em 1920, tinha o título "A menina do narizinho arrebitado". Vamos então viajar para aquele ano e ver como ele narrava o início de tudo:
    “Naquela casinha branca, lá muito longe, mora uma triste velha, de mais de setenta anos.”
    Vejam que interessante! É a mesma casinha branca. Mas a primeira frase não contava ainda que ela ficava num sítio, chamado "Picapau Amarelo". E, Dona Benta, foi retratada como dez anos mais velha!
    Sim, quem lê o livro de 1920 encontra uma história bem diferente da contada no "Reinações". Mas ali nasceram quatro das principais personagens da saga (como se costuma dizer hoje em dia) do Sítio do Picapau Amarelo: Dona Benta e sua neta Lúcia, ou Narizinho, Tia Nastácia (Anastácia, na primeira versão) e a boneca Emília.
   Cem anos se passaram! Às quatro personagens femininas se juntaram o neto Pedrinho, o Visconde feito de sabugo de milho, o porquinho Rabicó... e tantos outros!
   Vamos juntar o passado com o presente, e acrescentar uma pitadinha de futuro? É o que acontece na história "Narizinho e o menino que veio do futuro", escrita com o objetivo de celebrar os cem anos do Sítio do Picapau Amarelo e homenagear nosso querido contador de histórias, Monteiro Lobato!
Décio Diniz
Enviado por Décio Diniz em 30/10/2020
Código do texto: T7099916
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.