Aos Mestres

Ao longo da minha vida tive muitos professores, aprendi e apreendi com meu avô, homem matuto que amava ler e escrevia poesias, amante da natureza e das coisas simples e belas que não se deixam passar desapercebidas, ele contava histórias, me mostrava as estrelas e me ensinava sobre coragem. Com o meu pai aprendi a ouvir as letras das músicas, respeitar as melodias, tentar escutar a história por detrás das canções e saber que pode ser dolorosa mas que ás vezes o belo e o triste por momentos se vinculam. Minha mãe me ensinou a ousar, a buscar a liberdade, a lutar pelos meus sonhos, a não ter medo, a ter fé. Na escola, nos primeiros anos do ensino fundamental a professora Bete que fumava durante as aulas nos falava sobre a importância de lutar pelos nossos direitos e ela tinha um brilho nos olhos ao falar sobre isso, ela contava as histórias e algo naquelas palavras me captavam. A professora Lúcia gostava das minhas poesias, ela me convenceu de participar do concurso de poesia da escola e eu ganhei, foi um dia especial pra mim.

Meu professor de teatro que me apresentou um novo e fantástico mundo, cheio de novos personagens, novas histórias, novos modos de olhar e de ocupar o palco, novos cenários, hoje percebo o quanto foi importante pra mim. Amigos que passaram pela minha vida, colegas com suas histórias e suas experiências, aventuras e histórias de quase faz de conta da adolescência onde parecia que a vida era eterna e que o mundo apesar da infinitude do universo era nosso, foram experiências que também me ensinaram.

Foram mulheres fortes, sensíveis, homens de coragem e com uma vontade quase absurda de mudar o mundo, de transmitir com afinco e amor aquilo que eles tem de mais bonito e hoje ao olhar esses fragmentos de histórias e aprendizagens vejo que se tornaram parte essencial da minha vida e de quem eu me tornei. Agradeço aos maestros e deixo a minha sublime homenagem a linda função que vocês cumprem, a arte de ensinar.

Ficaram sorrisos guardados pelo caminho, lágrimas, escuta, leis e esperança que hoje se eternizaram numa tentativa de que haja um amanhã em que vocês sejam reconhecidos e respeitados não somente pelo lugar que ocupam na sociedade, mas pelo lugar que ocuparam e ocupam na vida de cada pessoa.

“Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende”.